Buscar

desafio colaborativo filosofia da educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Desafio Colaborativo
FECHAR
Parte superior do formulário
Ao longo dos nossos estudos veremos as influências dos filósofos, em tempos diferentes e dinâmicas sociais diferentes. Com os conhecimentos adquiridos até o presente momento, reflitam sobre de que maneira os pressupostos teóricos ainda estão vivos até hoje, evidenciando características do pensamento de Jean Jacques Rousseau, que influenciam na educação sobre o homem, enquanto ‘o bom selvagem’. A partir dessas reflexões sobre o pensamento de Rousseau, como essas teorias influenciam no processo das nossas práticas educativas na atual conjuntura social?
 
Compartilhem sua opinião no nosso desafio colaborativo e comente, façam uma verdadeira praça de diálogos!
Parte inferior do formulário
A filosofia é o entendimento de si mesmo e sobre o mundo que o cerca onde costuma questionar todas as verdades. O dicionário de significado acrescenta ainda que,
“Filosofia é uma palavra grega que significa "amor à sabedoria" e consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem, foca nas questões da existência humana. Os Filósofos são indivíduos que busca conhecimento de si mesmo, movidos pela curiosidade e sobre fundamentos da realidade.
Muitos filósofos tiveram suas contribuições para área da educação, por trás dos professores na sala de aula existem várias reflexões sobre o oficio de educar, de como as ideias de pensadores foram incorporadas a pratica pedagógicas a organização do sistema escolar, ao conteúdo dos livros didáticos e ao currículo docente. Vejamos alguns deles. 
Os sofistas nos ensinaram a oralidade a arte a da argumentação, e deveria acompanha os homens desde a sua infância até a vida adulta, a dialética, a poética, a linguagem a retórica, e a gramática ocupavam lugar de destaque entre os sofistas. E a te hoje isso acontece na sala de aula o professor possui um didática em que através de suas pesquisas transfere conhecimento científico através de palavras para favorecer o aprendizado do aluno.
 Sócrates teve sua contribuição dedicada pela teoria a vida real e cotidiana e seu modo de explica-las por meio das conversas, seus pensamentos valorizavam a virtude e os princípios morais e estéticos. A educação tem como objetivo a sabedoria, isto é, conhecer o mundo e a si mesmo. A busca da verdade é o maior legado de Sócrates. Exemplo disso é a montagem do currículo que são feitos por um grupo de pessoas que dialogam com o que será melhor para escola levando em consideração a vida cotidiana da sociedade trazendo verdades, e valorizando seus princípios. A maiêutica é uma das suas maiores herança que seria questionamentos que fazia a seus interlocutores para levar ao aprender. E a atrás de questionamentos que são usados na pratica pedagógicas como anamnese ou analise diagnostica em uma sala aula para posteriormente traçar o aprende dos alunos. 
A epistemologia de Platão misturava o mobilismo e o conceito de situação temporária com a teoria de ideias segundo a qual a matéria é permanente, ideal e inalterável. Platão defende a ideia (idealismo) visionária que a instrução deve ser a mesma para meninas e meninos e do acesso universal do ensino e isso se contextualiza hoje na sala de aula entre meninos e meninas e atende a lei da constituição de 1988 que somos iguais perante ela. E hoje estamos vivendo como a” parábola da caverna” muitas pessoas estão vivendo em caverna como prisioneiros, com suas culturas e tradições, muitas vezes voltados de preconceitos que as vezes para enxergar a verdade temos que sair da caverna, e estudar ter vontade de aprender, correr atrás dos conhecimentos. Para isso como professores temos que está sempre nos atualizado e trazer conhecimentos que veja somar para nossos alunos.
Defensor das coisas (realismo ) Aristóteles defendia a que a educação é um caminho para vida pública é nela que será formado o caráter do aluno, e considerava a família como núcleo inicial da organização das cidades e primeira instância da educação das crianças como acontece também hoje em que o estado a família e sociedade são os responsáveis pela educação da criança. Na escola as crianças na visão de Aristóteles aprendiam através da imitação, exemplos dos adultos. Realmente as crianças tem o período da infância em que elas repetem tudo que é dito ou feito pelos pais nesse momento os pais tem que ter muito cuidado no que fala ou faz para que coisas com palavrão não seja aprendido pelos seus filhos.
E por fim o principal pensador, Jean Jacques Rousseau pensador naturalista, influenciador da formação do pensamento político e educacional moderno, diz que toda essência do ser humano é sempre bondosa. Sua tese do “bom selvagem “com base no comportamento infantil em que as crianças quando nasce são bondosas quando vai crescendo passa ser relacionar com outras crianças maiores e adultos começa um ciclo de vícios de inveja do egocentrismo e de preconceitos. Mais uma vez somos influenciados pelas culturas do espaço social família e do convívio da sociedade que nos cerca obtemos bons e má costumes através dessa interação, assim também ocorre no mundo da educação caso seus pais e professores não ajude aquela criança a ser um cidadão se bem, e a sociedade seja mais forte em desvirtuar essas atitude futuramente ele pode ser uma pessoa que possa cometer coisas errada. Ele traz uma forma de educar as crianças para se torne autônomas, através da educação libertadora. Para Rousseau, a melhor forma que utilizava para estimular as crianças gostar da ciência e seus métodos era através de fomentar o prazer em aprender, para ele a educação era guiada pela razão. De acordo com SCARLATELLI, MELO, LOPES o autor no século XVIII, já propunha que a criança primeiramente brincasse e praticasse esportes, pois através da brincadeira, aprenderia a linguagem, o canto, a aritmética e a geometria, e assim criaria princípios para construção de sua autonomia.
A educação é a porta que prepara a criança para mundo, é na escola que a criança vai ter seus primeiros contado com conhecimento cientifico a criança ela aprende brincado, brincadeiras essa embasada em ensina-las algo seja bons comportamentos até a linguagem e a escrita. 
Concordo em partes com Rousseau com a frase “O ser humano é bom por natureza. E a sociedade é o corrompe”, porque estamos cercado com muitas coisas ruim mais também temos coisas boas só é ir a trás das coisas que te acrescenta que são certas e procurar conhecimentos que vão te tornar pessoas empregáveis, para não passar por necessidade, para que possa realizar sonhos pessoais, que tenha ética e respeite as normais e leis seja cidadão e tenha respeito a diversidade e esteja aberto para conhecer novais culturas. E assim que deve ser com nossos alunos.
Essa praticas estão super ligadas a escola, nos professores cada vez mais educamos os alunos para serem autônomos e ativos busca do seus conhecimentos cientifico em que o professor sai de ser o centro e torna-se facilitador, os currículos escolares deixa de se aleatórios para ser estudados devido a sociedade que o cerca trás conteúdos que signifique para aquele aluno tenha base no seu convívio pessoal e familiar, a didática do professor esta mais argumentativa e dialógica sendo uma transferência de conhecimento e não apenas o que o professor diz é a verdade o aluno consegui confronta através de ideias o professor, os livros didáticos estão caracterizados de forma mais pesquisadora e tecnológicas utilizando a internet para aprender, com por exemplo games para aprendizado posta coisas que agrega o aprendizado e também a educação a distância, por fim o sistema escolar estão cada vez mais se adaptando para conseguir vencer esse mundo globalizado e mais tecnológico para superar as expectativas dos jovens e crianças de hoje.
Referências 
Livro Filosofia da educação/ Biblioteca Universitária Pearson. - São Paulo Pearson Education do Brasil 2014.
MATEOS, Yan. A influência dos pensadores da educação.https://slideplayer.com.br/slide/1864875/. 2019 acessado 06/10/2019
Significado de filosofia. https://www.significados.com.br/filosofia/. Significados: descubra o que significa, conceitos e definições. Data de atualização: 18/04/2019.  2011-2019 · 7Graus Acessado 09/10/2019.
SCARLATELLI, Patrícia; MELO, Rita; LOPES, Valdeci. As contribuições de Jean Jacques Rousseau para a Humanidade. https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/as-contribuicoes-de-jean-jacques-rousseau-para-a-humanidade/14015. Acessado dia 06/10/2019

Mais conteúdos dessa disciplina