Buscar

Características gerais dos seres vivos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno(a): Caroline Miller Machado 
Biologia Celular
Características Gerais dos Seres Vivos
 Todos os seres vivos possuem características em comum que os fazem serem classificados assim. 
Célula: A menor parte que constitui um ser vivo é a célula, sendo considerada também a menor unidade biológica. Todas as células irão apresentar membrana plasmática e citoplasma, além de um material genético próprio. A célula pode ser procarionte (sem carioteca, com o material genético no citoplasma, e sem organelas membranosas) ou eucarionte (com carioteca, com material genético dentro de um núcleo, e organelas membranosas). Os seres vivos podem também podem ser caracterizadas pelo número de células que possuem, podendo ser unicelular (apenas uma célula, por exemplo bactérias e protozoários) ou pluricelular (várias células, por exemplo animais e plantas).
Material genético próprio: Todos os seres vivos apresentam material genético, que armazena as
informações e controla as atividades da célula. Esse material genético é formado por ácidos nucleicos e são responsáveis por armazenar as informações genéticas, além de poderem ser transmitidos para as próximas gerações, segundo o conceito de hereditariedade.
Metabolismo: São as reações químicas com diversas funções no organismo, como por exemplo a
produção de energia, o armazenamento de nutrientes ou a formação de excretas. O metabolismo pode ser dividido em catabolismo (reações de quebra) e anabolismo (reações de síntese).
Responder à estímulos: Os seres vivos conseguem reconhecer um estímulo do ambiente e reagir a ele, e chamamos essa capacidade de irritabilidade.
Nutrição: Todos os seres vivos precisam de nutrientes para sobreviver, e apresentam estratégias para isso. A obtenção de nutrientes pode ocorrer de maneira autotrófica (os seres produzem seu próprio alimento, por exemplo plantas, cianobactérias e algas), heterotrófica (precisam se alimentar de outros organismos, por exemplo animais e fungos) ou mixotróficos (produzem seu próprio alimento e se alimentam de outros organismos, por exemplo algas do grupo das Euglenófitas e alguns protozoários).
Reprodução: Organismos vivos apresentam a capacidade de se reproduzir, gerando descendentes. A reprodução pode ser assexuada (onde não ocorre o encontro de gametas nem a fusão dos núcleos) ou sexuada (onde ocorre produção de gametas masculinos e femininos, com a troca de material genético).
Evolução: Processos evolutivos, como mutação, deriva gênica e seleção natural, atuam sobre todos os seres vivos, e com isso eles são capazes de sofrer alterações ao longo do tempo.
Composição química: Todos os seres vivos são formados por compostos químicos, que podem ser
orgânicos, como por exemplo a glicose, aminoácidos e lipídios, ou inorgânicos, como a água e os sais minerais.
Obs.: Os vírus são organismos que apresentam tanto características de matéria bruta (não apresentam células, não têm metabolismo próprio em vida livre e não respondem a estímulos) quanto características de seres vivos (apresentam material genético próprio e sofrem influência da evolução). 
Os níveis de organização em biologia ajudam a separar esta área da ciência tão ampla em partes menores, que podem ser estudadas em conjunto ou separadamente. A nível bioquímico, citológico, fisiológico e histológico, temos o estudo das moléculas, celulas, tecidos, órgãos e sistemas. A partir de organismo, temos o estudo pelas áreas da botânica, zoologia e ecologia, incluindo os níveis de população, comunidade, ecossistema e biosfera.
• Molécula: É a menor parte de uma substância com características e propriedades químicas
• Célula: Unidade morfológica e funcional dos seres vivos.
• Tecido: Células e substância intercelular que interagem para realizar suas funções.
• Órgão: Conjunto de tecidos que interagem para a execução das suas funções.
• Sistema: Conjunto de órgãos.
• Organismo: Conjunto de sistemas.
• População: Organismos da mesma espécie que vivem em um mesmo local ao mesmo tempo.
• Comunidade: Populações de diferentes espécies que vivem em um mesmo local ao mesmo tempo.
• Ecossistema: Conjunto dos fatores bióticos e abióticos.
• Biosfera: Conjunto de todos os ecossistemas da Terra.

Continue navegando