Buscar

EXER2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Curso:
	CIÊNCIAS CONTÁBEIS
	Data:
	03/04/20
	
	Disciplina:
	DIREITO
	Período: 
Turno:
	
	
AULA 2
	Professor(a):
	LUCAS
	NOTA:
	
	
	Acadêmico(a):
	LORENA FERREIRA GOMES
	
Título: TEORIA GERAL DO ESTADO
OBJETIVO
Este trabalho tem como objetivo esclarecer e relatar a respeito de teoria geral do Estado seus conceitos para esclarecimentos dos alunos. 
INTRODUÇÃO
O homem apresenta uma característica fundamental consistente em depender de outros homens para a realização plena da sua natureza. É certo, não há dúvida, que outros animais também vivem em bandos ou grupos (pássaros, macacos, esquilos) numa forma de manifestação pública onde não está ausente, inclusive, uma distribuição de funções que acaba por dar lugar a uma certa organização. Todavia, é bem de ver, não se fala aí da existência de uma autêntica sociedade. Na verdade, é esta resultante da atuação própria e exclusiva do homem pois, somente existe sociedades humanas. Particularmente, o homem não se basta a si mesmo. Na procura da prosperidade envida um esforço permanente no sentido de satisfazer aos seus interesses e, muitas vezes, o atingimento destes depende de uma atividade coordenada entre diversos homens. Sociedade vem a ser toda forma de coordenação das atividades humanas com objetivo de um determinado fim e regulada por um conjunto de normas. 
DESENVOLVIMENTO
Estado é toda ordenação jurídica territorial soberana. O termo ordenação jurídica, quando for conveniente ressaltar mais explicitamente certos aspectos do conceito, pode ser substituído por outros substancialmente equivalentes, como 'ente', 'comunidade' ou 'instituição'. 
Estado é uma sociedade em que os homens vivem em comunidade, uma união ética de seres em busca de fins comuns.
Sociedade é a coordenação estável da atividade de dois ou mais homens para atingirem um escopo unitário comum. (NOGUEIRA 1969)
O território é a base geográfica do Estado. É dizer, aquela parcela do globo terrestre que se encontra sob sua jurisdição. É elemento, sem dúvida, essencial do Estado. Não se conhece nenhum ente estatal sem território. O inverso também é verdadeiro. A parte sólida do globo terrestre está toda ocupada por Estados, com exceção, tão somente, da Antártida.
território é, na verdade, um volume de espaço ostentando além da extensão a altura e a profundidade. Os limites da extensão do território podem-se dar no ponto em que ele esbarre com o território de outro Estado ou então com o mar. Na primeira hipótese as linhas demarcatórias ganham o nome de fronteiras, que podem ser naturais ou artificiais. Naturais são as que coincidem com acidentes geográficos, como cumeeiras de montanhas, rios etc. Artificiais quando criadas pelo homem sem qualquer compromisso com ditos acidentes. Os limites com o mar apresentam certos problemas basicamente consistentes na demarcação de uma porção de águas oceânicas que passam a ser consideradas como integrantes do território. É o chamado mar territorial, cuja dimensão tem variado historicamente. Até os nossos dias não foi possível adotar um critério unificado. Variam as nações entre aquelas que se contentam com um mar territorial de doze milhas, enquanto há outras, sobretudo na América.
Povo é o conjunto de pessoas que fazem parte de um Estado. Se o território é o elemento material do Estado, o povo é o seu substrato humano. Não pode, obviamente, haver Estado sem povo. O que determina se alguém faz ou não parte do povo de um Estado é o direito. Daí porque ser a nacionalidade um vínculo jurídico. É por ela que o Estado considera alguém como seu membro.
Perante o Estado todos são, pois, nacionais, estrangeiros ou apátridas. A todos ele submete com igual força exigindo-lhes obediência ao seu ordenamento jurídico. 
O poder social é um fenômeno presente nas mais diversas modalidades do relacionamento humano. Ele consiste na faculdade de alguém impor a sua vontade a outrem. O poder não se confunde com a mera força física porque esta suprime no seu destinatário a própria vontade, o que não significa dizer que no exercício do poder não exista coercitividade. Pelo contrário, ela está sempre presente embora possam ser muito diferentes as sanções em que pode incidir aquele que enfrenta o poder. Se não houver, contudo, ao menos a virtualidade do exercício da coerção, o que se tem é, na verdade, a mera persuasão, na qual predomina a técnica argumentativa. De outra parte, aquele que se persuade se convence das razões do persuasor, enquanto no poder o que há é uma sujeição da vontade do dominado por temor das consequências da não-sujeição.
CONCLUSÃO
Afim de entender os conceitos sobre sociedade, estado, território e povo fizemos a descrição deste trabalho. 
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
BASTOS, C. R. Curso de teoria do Estado e ciência política 3. ed. São Paulo: Saraiva, 1995. 
SAMPAIO, N. S. Prólogo à teoria do Estado, 2. ed., Forense, p. 240, 1995
NOGUEIRA A., Lições de teoria geral do Estado, Revista dos Tribunais, p. 19, 1969
GROPPALLI, A. Doutrina do Estado, Saraiva, p. 265, 1995

Outros materiais