Buscar

Continue navegando


Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO ALVES FARIA - UNALFA
Ariany Lara De Castro Marques
Lara Jordana Martins Madureira
ANÁLISE DO COMPORTAMENTO
GOIÂNIA, 
2020
Ariany Lara De Castro Marques
Lara Jordana Martins Madureira
ANÁLISE DO COMPORTAMENTO
Artigo apresentado ao Centro Universitário Alves Faria como requisito parcial para obtenção de nota.
Orientador(a): Prof. (Ms.) Maria Virgínia de Carvalho. 
GOIÂNIA,
2020
A Análise do Comportamento é uma abordagem da psicologia que tem como objeto de estudo o comportamento humano. Lima (2009)
Portanto a Análise do Comportamento é repleta de bases teóricas, mas têm duas como principais, comportamento operante e comportamento respondentes, teorias criadas por Pavlov e Skinner.
O comportamento respondente é uma relação em que um determinado estímulo elicia uma resposta específica (Sério, Micheletto & Andery., 2007). 
Segundo Santos (2018) algumas reações do tipo respondente são escolhidas no curso da evolução da espécie (nível filogenético), tal como, piscar (resposta incondicionada) quando há um cisco no olho (estímulo eliciador incondicionado).
De acordo com Santos (2018 Citado por Catania 2007) a outra classe de comportamento é o comportamento operante onde expõe uma relação na qual a resposta de um sujeito produz mudanças no ambiente que retrocedem sobre ele e o modificam, transformando a possibilidade de emissão de respostas iguais no futuro.
 Quando um efeito aumenta a probabilidade de uma resposta que a produz, ela é chamada de estímulo reforçador positivo e o procedimento chamado de reforçamento positivo. Quando a supressão ou postergação de um estímulo no ambiente aumenta a possibilidade de respostas que o eliminam, esse processo é chamado de reforçamento negativo, e o estímulo eliminado ou postergado de reforçador negativo, estímulo aversivo ou punitivo. (Santos 2018)
O termo aprendizagem sem erro se refere, de modo amplo, a um conjunto de processos de ensino que resultam em ações precisas ou com pouco erro. Distintas perspectivas da psicologia concedem aos erros uma função positiva no processo de aprendizagem, especialmente no âmbito universitário. (Melo, Carmo & Hanna, 2014)
Na Análise do Comportamento as falhas e suas consequências para a aprendizagem são examinadas em estudos sobre controle de estímulos e os resultados apontam que erros podem intervir na precisão de ações já aprendidas e gerar comportamentos emocionais. A ocorrência de erros pode ser influenciada por alterações nos estímulos antecedentes, diferença entre SD e S (S+ e S-) redução. A resposta nunca é extinta, mas sim a relação que é extinta. (Melo et al., 2014)
O controle de estímulos nada mais é que a descriminação sem erro que da resposta S de forma diferente ao contrario do esvanecimento que a mudança se torna gradual ao estímulo. Este trabalho tem como objetivo modificar, controlar e explicar o comportamento humano disfuncional através da análise do comportamento.
 
Método
O presente estudo foi realizado em uma residência no setor jardim primavera em que foi feito a abservação e o experimento com uma criança de dois anos para que ela possa desenvolver um repertório novo de aprender a verbalizar e reconhecer as palavras “cachorro e pássaro”. Foram utilizados a apresentação dos dois animais em formato de desenhos para melhor visualização e compreensão das diferenças. A cada tentativa em que foram obtidos acertos, houve um reforço positivo, que neste caso foi à utilização de bolachas, em que era o alimento que a criança mais se reforçava positivamente.
Andery, M. A., Micheletto, N., Sério , T. M. (2009) Comportamento e causalidade.(Pós-graduação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.
Lima, M. A., (2009) O Conceito de Análise do Comportamento. Recuperado de https://psicologado.com.br/abordagens/comportamental/o-conceito-de-analise-do-comportamento
Melo, R., Carmo. S, J., Hanna. S, E., (2014) Ensino Sem Erro e Aprendizagem de 
 Discriminação. Temas em Psicologia, 22(1) 207-222. Recuperado de http://www.faace.ufscar.br/arquivos/2014_Temas_Melo_Carmo_Hanna.pdf
Santos, R. A. G. (2018) Terapia analítico-comportamental: sistematização da definição com 
 base em introduções de textos empíricos (trabalho de conclusão de curso). Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.