Buscar

ATIVIDADE ÉMILE DURKHEIM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE ÉMILE DURKHEIM
Q1 – O que são fatos sociais? 
Fatos sociais é tudo aquilo que por via do modo como os homens estão relacionados numa sociedade, se impõem a eles como ação que eles tem que realizar sob pena de ficar fora do conjunto.
Q2 – Quais são as características dos fatos sociais?
Os fatos sociais são gerais, coercitivos e exteriores, ou seja, eles se apresentam como regras gerais no modo de agir dos sujeitos de uma sociedade, são exteriores ao sujeito, e são coercitivos na medida em que atuam como forças em cima dos indivíduos. Nesse sentido, o fato social é verificado e não pode ser modificado pela ação individual, pois há uma força exterior (a consciência coletiva) que o molda.
 
Q3 – Os fatos sociais são naturais? Explique as suas respostas.
As formas de convivência na sociedade por serem sociais e portanto também culturais não são naturais e a tendência espontânea e cotidiana das pessoas é tomar como se fossem naturais e o processo educativo tem que fazer frente a isso. 
Você não pode pensar o teu mundo social como sendo uma coisa que é dada com a mesma naturalidade de uma árvore. 
Você tem que pensar como uma coisa dinâmica que tem haver com tua inserção no mundo que sempre apresenta alternativas, e que as alternativas não são assim simplesmente fantasiosas. Você tem que conhecer o mundo tal como é, para poder saber o que que é possível. Você tem que dissolver o caráter assim de suposta naturalidade das orações entre os homens para poder se localizar e poder contribuir na formação de novos integrantes da sociedade.
 
Q4- De acordo com o vídeo a educação pode ser encarada como um fato social, explique o porque disso.
Porque é um lugar por excelência em que os jovens são apresentados às orientações que a sociedade espera deles. A visão dele da educação é a da formação de cidadãos integrados na sua sociedade digamos assim disciplinados.
Durkheim via a escola como transmissora das orientações da sociedade, responsável pela formação do ser social, portanto para ele a educação também é um fato social.
 
Q5 – Com base nas características do fato social, além da educação, demonstre outro fato social.
Émile Durkheim foi o primeiro pensador a estudar o suicídio como um fato social. Em sua visão, o suicídio é uma ação individual intencional e consciente que decorre da morte do indivíduo que age.
Para ele, apesar da ação que provoca a própria morte ser individual, existem fatores sociais que a causam. O suicídio pode ser considerado um fato social normal ou um fato social patológico. Se ele for praticado em situação de anomia social, trata-se de um fato patológico.

Continue navegando