Buscar

Atividade psico integrada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade para o Período de 16 a 29 de março de 2020.
Psicologia Integrada
Respostas dos casos apresentados
CASO 1: 
Uma escola da rede pública encaminha para uma clínica-escola 30 crianças, todas elas cursando a primeira série do Ensino Fundamental. A queixa principal dos professores é que essas crianças não aprendem. A partir disto, considere as afirmações abaixo:
I.	Um psicólogo escolar crítico poderia levantar como hipótese um problema de ordem sociocultural. A escola poderia não estar adequada na tarefa de alfabetizar estas crianças que seriam provenientes de realidades socioculturais diferentes daquela esperada pelo sistema.
II.	Um psicólogo escolar crítico poderia encaminhar todas as crianças para um psicodiagnóstico interventivo, para que fossem submetidas a testes de inteligência, porque descartariam possíveis deficiências. 
III.	Um psicólogo escolar crítico poderia encaminhar todas as crianças para um diagnóstico psicopedagógico, uma vez que a queixa é de distúrbio de aprendizagem.
IV.	Um psicólogo clínico levantaria como hipótese problema de ordem institucional. O fracasso escolar poderia ser decorrente de fatores intraescolares.
V.	Um psicólogo clínico poderia visitar a escola para entender melhor o encaminhamento das crianças.
Assinale a alternativa correta:
A.	Apenas as afirmações I, II e V estão corretas. 
B.	Apenas as afirmações I, IV e V estão corretas.
C.	Apenas a afirmação I está correta.
D.	Apenas as afirmações I e V estão corretas. 
E.	Apenas as afirmações I, III e IV estão corretas.
Resposta correta: D
As demais alternativas não condizem com a atuação integrada deste psicólogo em seu contexto, como ocorre nas alternativas II, que o psicólogo não tem tal posição, e que não se trata de testes de inteligência a serem aplicados. Na III, também não condiz com tal atuação, pois este não faz avaliação com as crianças para tais hipóteses. E por fim a IV, não condiz com a responsabilidade e atenção do psicólogo clinico, em levantar tal questão institucional. Um psicólogo da abordagem fenomenológico existencial no psicodiagnóstico frente ao caso de queixa escolar, precisa compreender tal situação e também ser conivente com a sua atuação e responsabilidade como psicólogo clinico e não escolar. O mesmo no caso de um psicólogo escolar. 
CASO 2[footnoteRef:1]: [1: ] 
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), muitos países ainda discriminam ou simplesmente não reconhecem a existência ou o efeito prejudicial das doenças mentais em sua população. A OMS afirmou, em 2001, que, até 2020, as condições clínicas associadas a alterações mentais e neurológicas incapacitarão quase 15% da população em algum momento. A depressão responderá pela maior parte deste percentual, acometendo quase o dobro de mulheres em relação ao número de homens. (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Ministerial Round Tables 2001. 54th World Health Assembly. World Health Organization, Genebra, 2001) (adaptado). 
A partir dos dados descritos pela OMS, um pesquisador conduziu um estudo para compreender o motivo pelo qual a incidência de quadros depressivos tem aumentado significativamente no Brasil nos últimos anos. Para a coleta de dados, ele usou escalas de autor relato (inventários de depressão e de ansiedade) e entrevistas semiestruturadas, com o intuito de avaliar dois grupos de trabalhadores com diferentes perfis profissionais. O primeiro grupo foi avaliado em 2013, e o segundo em 2015. Cada grupo foi composto por uma amostra de 200 sujeitos. O investigador relacionou os escores brutos das escalas de autor relato com categorias de respostas definidas a partir dos dados obtidos com as entrevistas. Ao interpretar os resultados, constatou que havia uma relação entre os escores de depressão e a quantidade de tempo que os profissionais ficavam distantes de seus familiares, o que ocorria em virtude do aumento da carga de trabalho. Tal relação foi observada em ambas as amostras.
Considerando-se a metodologia e as variáveis presentes nesse estudo hipotético, conclui-se que se trata de uma pesquisa:
A. Experimental e quantitativa, sequencial, com diferentes coortes, cuja variável independente é a depressão.
B. Descritiva e correlacional, transversal, com diferentes coortes, cuja variável independente é a distância dos familiares. 
C. Explicativa e quantitativa, longitudinal prospectiva, com mesmo corte, cuja variável dependente é a distância dos familiares.
D. Descritiva e qualitativa, longitudinal, retrospectiva, com diferentes coortes, na qual a distância dos familiares é uma variável independente.
E. Descritiva e explicativa, transversal, com duas coortes, na qual tanto a depressão quanto a distância dos familiares são variáveis dependentes.
Resposta correta: B
De acordo com o caso a pesquisa tem o intuito de avaliar a correlação do aumento da depressão, onde o autor faz uma descrição e correlação dos dados. Uma entrevista transversal evidencia pontos do aumento e ligação com outros fatores, e a independência da distancia da família é pelo fato de que não esta associada como algo a ser encontrado, foi surgindo pelos relatos. Tais relatos foram se dando pela pesquisa com aspecto descritivo, onde se dava pela fala dos entrevistados e correlacional as dados de interação.
CASO 3
Considerando a pesquisa que está sendo desenvolvida por seu grupo, aponte a metodologia utilizada e justifique a escolha com base no texto e na bibliografia abaixo indicada:
As pesquisas em Psicologia podem ser classificadas em distintas categorias, algumas das quais estão enunciadas a seguir.
Nas pesquisas experimentais as variáveis são manipuladas em condições pré-estabelecidas para identificar possíveis relações de causalidade entre elas. As pesquisas descritivas têm por objetivo identificar as variáveis e suas relações ou descrever as características do fenômeno estudado. As pesquisas explicativas têm por objetivo identificar as causas de determinados fenômenos.
As pesquisas quantitativas têm por objetivo enumerar ou medir eventos e testar hipóteses, submetendo os dados à análise estatística. Seus principais instrumentos de coleta são os questionários, escalas e testes. Utilizam linguagem matemática para descrever, representar e interpretar seus objetos de estudo: o método busca regularidades com vistas a estabelecer relações causais que possibilitem realizar previsões. 
As pesquisas qualitativas têm por objetivo descrever, analisar e compreender distintos fenômenos. Nessa modalidade de pesquisa as informações são coletadas por meio de entrevista, observação e investigação participativa, entre outros. Busca-se compreender os fenômenos a partir da ótica dos participantes. 
Enquanto as ciências naturais utilizam prioritariamente recursos próprios das pesquisas quantitativas, nas ciências humanas e sociais tais recursos associam-se a outros, próprios das pesquisas qualitativas. As pesquisas correlacionais são utilizadas para estudar fenômenos por meio do reconhecimento de relações estabelecidas entre eles.
As pesquisas são desenvolvidas de modo transversal (seccional) ou longitudinal (horizontal). Nas pesquisas transversais causas e efeitos são observados num mesmo momento histórico e nas longitudinais a sequência de eventos pode ser considerada de modo retrospectivo ou prospectivo: em pesquisas retrospectivas são estudados fenômenos ou fatos passados que possam ser considerados causais e nas prospectivas, também conhecidas como “estudos de coortes”, acompanha-se a evolução de dado fenômeno ou fato ao longo do tempo. Denomina-se coorte determinado grupo de pessoas que compartilham os mesmos eventos durante determinado período, acompanhado prospectivamente. Uma coorte pode ser formada, por exemplo, de todas as pessoas nascidas em determinada cidade na década de 2000. Nas pesquisas pode ser utilizada uma única coorte ou mais de uma. Resumidamente, em estudos longitudinais retrospectivos parte-se do conhecimento de efeitos em busca de causas, e no prospectivo parte-se do conhecimento de fatos ou fenômenos, hipoteticamente causas de efeitos observadosno presente. 
As variáveis podem ser classificadas de muitos modos. Uma das classificações possíveis, realizada em função da relação estabelecida entre variáveis de determinado estudo, considera variável independente a que é fator determinante para a ocorrência de um resultado, ou seja, aquela que é condição (ou causa) para a ocorrência de um efeito (consequência) e variável dependente a que é fator (ou propriedade) resultante, efeito, consequência de determinada (s) variável (eis) independente (s).
Resposta:
A pesquisa desenvolvida pelo meu grupo tem enfoque descritivo qualitativo, já que o mesmo evidencia uma pesquisa de revisão bibliográfica, onde considera um fenômeno ao qual esta sendo compreendido em sua escala de reconhecimento de estudo e necessidade. Tal pesquisa busca abranger a compreensão sobre o atendimento e acolhimento aos familiares de dependentes químicos através do CAPS ad.

Outros materiais