A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Avaliação final objetiva topicos especiais

Você está vendo uma pré-visualização

Pre-visualização do material Avaliação final objetiva topicos especiais - página 1
Pre-visualização do material Avaliação final objetiva topicos especiais - página 2
Pre-visualização do material Avaliação final objetiva topicos especiais - página 3

Avaliação final objetiva topicos especiais

Acadêmico:
	Maria de Fátima de Souza (1204272)
	
	Disciplina:
	Tópicos Especiais (TE2015)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:637255) ( peso.:3,00)
	Prova:
	15906351
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Saneamento é um conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário, bem como o manejo das águas pluviais urbanas. O saneamento básico em centros urbanos é um tema que vem sendo muito discutido. Sobre o saneamento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Doenças podem ser veiculadas pela água e pelo esgoto quando não há tratamento.
(    ) A poluição atmosférica das grandes cidades pode afetar toda a sua população.
(    ) O mau cheiro da água não aponta riscos de disseminação de doenças.
(    ) As faixas sociais de menor renda normalmente estão mais expostas à água contaminada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	2.
	A globalização está amparada, principalmente, nos avanços tecnológicos, assim como nas relações sociais e econômicas, no mercado da conectividade e da virtualidade. É abordada como sendo a responsável por alterar a forma de comunicação entre as pessoas em diversas sociedades. No entanto, também pode proporcionar tanto a inclusão como a desigualdade social. Sobre o fenômeno que consiste a globalização, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Antigo, em meio às sociedades que procuravam intercambiar produtos, tecnologias e informações.
	 b)
	Antigo, ganhando forte impulso ao final da década de 1960, quando ocorreu a queda do Muro de Berlim e do fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
	 c)
	Recente, totalmente dependente das novas tecnologias.
	 d)
	Recente, ocorrendo a partir da criação das redes sociais.
	3.
	A democracia é compreendida como um sistema de governo, no qual o povo governa para sua própria sociedade, podendo ser exercida de formas distintas. No Brasil, o povo participa democraticamente, por meio do voto, elegendo seu representante político nas diversas esferas governamentais. Sobre como essa forma de democracia ocorre em nosso país, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Direta.
	 b)
	Indireta.
	 c)
	Participativa.
	 d)
	Deliberativa.
	4.
	Chegou um novo aluno no 5° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Na fila para a merenda escolar, os colegas de turma falavam que era o dia do aipim. Ao ouvir isso, o novo aluno logo perguntou, "aipim, o que é isso? ". E os seus colegas, surpresos, lhe perguntaram: de onde você veio que não conhece aipim? A fila estava diminuindo e quando o novo aluno avistou a merenda, exclamou em alta voz: "isso é mandioca", e, um outro aluno ao escutar a conversa afirmou: "nem mandioca, nem aipim, para mim isso é macaxeira", e todos sorriram. Considerando a situação apresentada e o conceito de cultura, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O mesmo nome atribuído para diferentes alimentos é reflexo do multiculturalismo global e da uniformidade regional.
	 b)
	Os três nomes são diferentes pois se referem a alimentos distintos, o que evidencia a uniformidade cultural brasileira.
	 c)
	Os diferentes nomes atribuídos para um mesmo alimento ilustram a diversidade cultural brasileira e as especificidades regionais.
	 d)
	Os três nomes são atribuídos para um mesmo alimento em consequência da uniformidade cultural brasileira.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns, você compreendeu o solicitado.
	5.
	Ao decidirmos onde morar e qual estilo de vida preferimos, devemos considerar que existem diversos fatores a serem levados em conta, como empregabilidade, interação social e saúde. Os estilos de vida rural e urbano variam de muitas formas e os indivíduos podem fazer uma escolha entre os dois, considerando os aspectos relacionados a cada estilo de vida. A cidade e o campo proporcionam às pessoas diferentes oportunidades que nos permitem distinguir o modo de vida rural do modo urbano. Sobre os modos de vida citados, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Modo de vida rural.
II- Modo de vida urbano.
(    ) A esmagadora maioria das pessoas cumpre horários muito rígidos e a oferta de atividades de ocupação de tempo livre é muito diversificada.
(    ) Valorizam-se as tradições, como festas populares e pratos típicos.
(    ) Há uma grande diversidade de hábitos e valoriza-se o que é moderno.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - I.
	 b)
	II - I - II.
	 c)
	I - I - II.
	 d)
	I - II - I.
	6.
	A ciência apresenta características que a fazem singular. O conhecimento gerado pela ciência distingue-se por um alto grau de certeza, sendo dotado de uma posição privilegiada com relação aos demais tipos de conhecimento. As teorias, os métodos e as técnicas, bem como os produtos, contam com ampla aprovação quando considerados científicos. A ciência, como forma de explicar a realidade, apresenta determinadas características. Sobre essas características, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Apresenta conhecimento acumulável.
	 b)
	É baseada em fundamentos epistemológicos e observações.
	 c)
	É registrável e acumula dados.
	 d)
	Apresenta linguagem imprópria.
	7.
	A questão da saúde no Brasil é complexa e dependente da atuação dos vários agentes que a compõem. Cada um desses agentes tem suas responsabilidades sobre a qualidade da saúde no país. Contudo, devemos ter claramente definido o conceito de saúde e suas implicações. Sobre o conceito de saúde, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade.
	 b)
	Ausência total de doenças, enfermidades.
	 c)
	Um estado de bem-estar mental, consistindo na ausência parcial de doenças ou de afecções, mantendo-se a capacidade física.
	 d)
	Bem-estar mental e social.
	8.
	O conjunto de direitos e deveres fundamentam as condições do comportamento de cada indivíduo com relação à sociedade, designando normas de conduta para o convívio social, expressando os direitos e deveres de todas as pessoas, determinando nossas obrigações e direitos perante os outros integrantes da nossa sociedade. Sobre o nome desse conjunto de direitos e deveres, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Moral.
	 b)
	Cidadania.
	 c)
	Democracia.
	 d)
	Ética.
	9.
	Está amparada, principalmente, nos avanços tecnológicos, assim como nas relações sociais e econômicas, no mercado da conectividade e da virtualidade. É abordada como sendo a responsável por alterar a forma de comunicação entre as pessoas. No entanto, também pode proporcionar tanto a inclusão como a desigualdade social. Sobre a que se refere essa informação, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Modernidade.
	 b)
	Determinismo tecnológico.
	 c)
	Pós-modernidade.
	 d)
	Globalização.
	10.
	A saúde pública no Brasil é operacionalizada pelo Sistema Único de Saúde - SUS - e atender a essa demanda é um enorme desafio, devido às dimensões e à complexidade do país. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O Sistema Único de Saúde - SUS - precisa estar em constante evolução, sendo um processo contínuo de construção.
(    ) O SUS é um dos maiores programas de saúde do mundo.
(    ) A Constituição Federal estabelece que o SUS não deve ser estatal, ou seja, deve ser assegurado pela iniciativa privada.
(    ) A Estratégia de Saúde da Família - ESF - é considerada a porta de entrada no sistema SUS.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	11.
	(ENADE 2008) A educação, direito público subjetivo do cidadão e dever do Estado, tem etapa compulsória na qual as crianças devem ser matriculadas em