Buscar

NOVO PRODUTO NO MERCADO POR MEIO DA ESTRATÉGIA DE MARKETING

Prévia do material em texto

Sistema de Ensino Presencial Conectado
graduação em administração
FRANCIS DIONES LUIZ XAVIER
NOVO PRODUTO NO MERCADO POR MEIO DA ESTRATÉGIA DE MARKETING
Paracatu/MG
2017
FRANCIS DIONES LUIZ XAVIER
RICARDO MOREIRA DA CRUZ
ROSANA DAS GRAÇAS ALVES
NOVO PRODUTO NO MERCADO POR MEIO DA ESTRATÉGIA DE MARKETING
Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral.
Orientador: Profs.: Elisete Alice, Emilia Yoko, Ewerton Taveira, Luisa Maria, Paula Baracat, Rhayza Jeanine, Daniel Mendes. 
Paracatu/MG
2017
Sumário
1.	Introdução	04
2.	Desenvolvimento	05
3.	Considerações Finais	09
4.	Referências Bibliográficas	10
 
1 – INTRODUÇÃO
A medida que cresce as facilidades do mundo globalizado, cresce também o conhecimento por parte das pessoas, e as novas escolhas que essas fazem para manterem uma vida melhor a cada dia. 
Tais pessoas compreenderam ao longo desses anos que toda a agitação e hábitos danosos, como alimentação industrializada e rápida, apenas serviram para disseminar doenças pela população, e a obesidade é uma das principais delas. 
Estão apostando todas as suas cartas em novos hábitos de vida, e dessa vez, hábitos saudáveis. As comidas fitness ganharam as prateleiras, as sessões de produtos naturais estão cada vez maiores, tendas e quiosques de comida saudável aparecem pelos grandes centros, e assim o cenário vai se transformando.
O objetivo é o de analisar os fatores secundários que reflitam a preferência do consumidor atual por alimentos mais saudáveis, e logo em seguida, um breve resumo sobre fatores que influenciam a decisão de compra.
Justifica pela necessidade de as empresas entenderem qual é o interesse do mercado, analisar se pode e deve lançar mão de novidades, e compreender as forças que possui dentro de suas empresas, para que tais mudanças possam ocorrer. 
2 – Desenvolvimento
Alimentos são os produtos que são utilizados para a alimentação, e eles vem acompanhados de nutrientes que são utilizados para a promoção da saúde. Existe uma relação direta entre a boa nutrição, a saúde e o bem-estar, tanto físico quanto mental. 
Estudos comprovam que a boa alimentação é o que tem garantido vida mais longa nesse novo século, e as pessoas estão percebendo com o passar do tempo, que a vida agitada e a alimentação desregrada só trouxeram problemas de saúde. 
Garantir uma alimentação saudável é a escolha do cliente, e as pessoas estão cada vez mais entendidas de como funciona o equilíbrio alimentar, a importância de ter uma alimentação diversificada, comendo variedades, com equilíbrio e moderação. 
Obediência à regra da pirâmide alimentar é um dos fatores que auxiliam na prática de uma alimentação saudável, entendendo tudo que se pode comer no dia a dia, as quantidades e a diversidade de alimentos, e principalmente, quais nutrientes está ingerindo.
Além dos alimentos, outro fator importante que muito se tem discutido, é o consumo abundante de agua, a fim de promover uma interação completa no organismo, aumentando o metabolismo e hidratando o mesmo, para que tenha todas as suas funções garantidas pelo bom funcionamento dos órgãos. 
A pirâmide alimentar traz ainda os valores por porções de cada tipo de alimento, de acordo com os nutrientes que cada um possui, como é o exemplo do pão, que por conter muito carboidrato, de mais difícil metabolização, é indicado apenas uma fatia por dia, logo no café da manhã, para que o organismo consiga metabolizar durante o dia. Já as frutas e legumes são ricos em vitaminas, que são essenciais para a manutenção das funções do organismo, e são substancias leves, que mesmo em excesso, podem ser digeridas sem muito gasto de energia.
Fatores influenciadores no momento da compra 	
O consumidor, seja ele de qualquer jeito, ou em qualquer lugar, busca a mesma coisa: comprar. Mesmo que a necessidade seja um dos fatores que mais motivam a compra, outros fatores também podem e são apontados como influenciadores durante esse processo. 
Dentro das empresas, gestores passaram a observar que os motivos que levam o consumidor a efetuarem as compras devem ser considerados, tanto no idealizar o produto que irá ofertar, até no processo de venda do mesmo. Saber o que vender, e como vender, são pontos cruciais para que o processo da compra seja verdadeiramente efetivado. 
Alguns fatores são divididos por categorias, e são eles os fatores sociais, os psicológicos, os culturais e os pessoais. 
São ditos por fatores culturais todos aqueles que envolvem a cultura, a subcultura e as classes sociais. Nesses quesitos, o modo de vida das pessoas, como onde moram, a região e os costumes, determinam muito do tipo de produto que irão consumir, e os empresários precisam se ater para essas informações.
Já a classe social talvez seja uma das que mais influenciam na hora da compra. Mesmo que muitas vezes a necessidade exista, consumidores de classes sociais mais baixas, não podem comprar, e para isso, o fornecedor competente deve ter à disposição, o produto de menor valor. O contrário do cliente mais rico, que pode comprar independente do preço, e esses na maioria dos casos, escolhe pela qualidade que o produto apresenta. 
Já os fatores sociais são mais específicos, lidam com a família, com papeis que se assumem perante a sociedade, posições sociais a qual pertence e grupos de referência. Um chefe de família por exemplo, entende que dele é a função de comprar tudo que precisa para seu lar e para o sustento da sua família. Com relação aos líderes sociais, esses são os maiores influenciadores, pois possuem outras pessoas subordinadas as suas ideias.
Os influenciadores pessoais são os relacionados principalmente à idade. Quando jovem, a tendência é que comprem sem escrúpulos, e muitas vezes a decisão da compra se dá por convenções sociais ditas da moda. Com o avanço da idade passam a surgir mais quesitos a serem analisados antes de comprar, como por exemplo, a necessidade de realizar uma compra, e se há dinheiro suficiente para tal.
Os pessoais também estão ligados ao estilo de vida e ao autoconceito. Pessoas que se inserem em grupos, sejam para qual finalidade, comprarão aquilo que precisam para manter o seu estado de vida. 
Os fatores psicológicos são a crença, a percepção, a aprendizagem e as atitudes, estão muito ligados à consciência de poderem ou não comprar, de precisar ou não comprar, e de como escolher, segundo a percepção que possui de tudo. 
Questionário de pesquisa de mercado
	Questão 1 
	Dentre os produtos abaixo, qual é sua preferência, e por que?
Salada de frutas
Barra de cereal 
Caixa de chocolate
	Questão 2
	Na sua região há comidas típicas que podem ser consideradas saudáveis?
	Questão 3 
	No momento da compra, opta mais pelo preço, pela qualidade ou apenas pelo gosto?
	Questão 4
	Geralmente você sai para comprar com alguém junto, ou prefere ir sozinho?
	Questão 5
	Se fosse lançar um produto no ramo alimentício, qual seria mais indicada?
Resultados do pré-teste realizado em entrevista
Ao realizar a entrevista como parte de um teste antes da empresa Ômega lançar o seu novo produto, procurou-se entrevistar perfis diferentes de consumidor, variando entre idade, gênero, perfil social, e lugares em que frequentam.
Pode-se observar muita variância entre as respostas obtidas, e a maior parte dos consumidores declaram que são sim influenciados no momento da compra, e que as vezes chegam a comprar coisas que não precisavam, pelo simples fato de não conseguirem ter uma decisão firme e pessoal.
O quesito valor foi um grande influenciador identificado, e dessa forma o grupo considerou que um produto mais barato seria mais relevante no cenário atual de crise econômica. Além de preferirem e buscarem consumir produtos de qualidade, o valor cobrado por cada um deles também é levado em conta. 
Propõe-se o lançamento de um produto que seja fácil de produzir, fácil de embalar, que seja condizente com o valor que a população pode pagar, e que seja gostoso, além de ser saudável.As tortas de frutas, embaladas e congeladas, são opções muito encontradas em lanchonetes e galerias na França, pertencente a uma culinária muito requintada e ao mesmo tempo saudável. 
Os valores nesse caso podem ainda variar de acordo com o tipo de fruta que o consumidor escolher, ou estiver familiarizado, ou puder pagar. Tortas de frutas da estação podem ser vendidas por um valor mais baixo, alcançando o consumidor de classe média e baixa, adolescentes e jovens universitários. Já as frutas mais raras podem ser vendidas por um valor maior, e atingir uma clientela mais requintada, como pessoas que ocupam cargos de liderança e poder. 
 
Resolução dos conflitos
Os gestores que realizam o diagnóstico empresarial dentro de suas corporações, tem tanto um resultado panorâmico de como se encontra a empresa, como também passa a ter uma ferramenta muito poderosa para a solução de seus problemas. 
Ter divergência entre as áreas é comum, e no caso da Ômega Alimentos, o impasse existente com o setor de produção pode muito facilmente ser resolvido uma vez que o setor financeiro e de marketing mostraram o resultado de um diagnóstico empresarial, onde um dos fatores de melhoria da situação seja o investimento em um novo produto.
O cliente de hoje vive numa moda de escolher o que é melhor, e a empresa que não pesquisa e não oferece esse tipo de serviço ao cliente, acaba perdendo-o. as novidades são sempre bem-vindas, e o lançamento de um novo produto seria a oportunidade da empresa se mostrar novamente no mercado.
 
3 - CONSIDERAÇÕES FINAIS
Sabe-se que não é tarefa fácil lançar um novo produto no mercado, e uma empresa que decide por esse caminho, tem um longo caminho a percorrer, mas que se feito do jeito certo, tende a render muitos e bons frutos para todos os envolvidos.
Realizar esse trabalho é uma forma de conhecer um pouco mais sobre como as empresas sobrevivem no mercado, e a importância de seguir as tendências, entendendo seu consumidor, e deixando-o à vontade para comprar os seus produtos. A empresa precisa entender o que o cliente precisa, e fazê-lo entender que pode oferecer, e realmente oferecer. 
4 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
DOTTI, René Ariel. Resolução Alternativa de Conflitos. Disponível em http://www.professordotti.com.br. Acesso em: 26/03/2017.
NERVA, Luciana. Alimentação saudável. Food Magazine, 2014. Disponível em: http://www.foodmagazine.com.br/food-service-noticia-fique-pordentro/alimentacaosaudavel. Acesso em: 25/03/2017.
RAMALHO, Karyna Muniz. Aumentando a lucratividade. Food Magazine, 2014. Disponível em: http://www.foodmagazine.com.br/food-service-noticia-fique-por dentro/alimentacao-saudavel. Acesso em: 25/03/2017.
REZENDE, Juliana. Fatores influenciadores nas decisões de consumo. Implantando marketing, 2013. Disponível em < http://www.implantandomarketing.com/fatores-influenciadores-nas-decisoes-de-consumo/>. Acesso em: 26/03/2017.
RIVAN, R. G; Estrutura Organizacional, a base para o seu sucesso. Grupo estrutura organizacional, 2012.
VARVAKIS, G; Entendendo a estrutura administrativa. UFSC, 2012.
2

Continue navegando