Buscar

AÇÃO TURISMO ECOLÓGICO (1)

Prévia do material em texto

PLANO MUNICIPAL DE ECOTURISMO DE REDENÇÃO
INTRODUÇÃO
A prática do ecoturismo é muito bem vista por propiciar um contato direto com os elementos da natureza de forma atrativa e agradável, sendo o ecoturismo um segmento da atividade turística que utiliza de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações envolvidas. Para o desenvolvimento do ecoturismo, a educação ambiental é uma parceria incondicional, pois além do que se ensina relacionado ao ambiente em que está visitando, também incentiva práticas ecologicamente corretas em relação ao lixo, água, energia, fauna e flora, visando assim o desenvolvimento sustentável, que tem início no ambiente local e vai agrupando mais até chegar ao global. Para que uma atividade possa ser considerada como de Ecoturismo, ela deve garantir: 1) Conservação dos recursos naturais e culturais; 2) Gerar benefícios para as comunidades receptoras; e 3) garantir a Educação Ambiental.
OBJETIVO GERAL
 Desenvolver e implantar modelo de ecoturismo com base em sistema cooperativo, por meio de estimula a gestão responsável de empreendimentos e serviços.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS 
a) Realizar um diagnóstico de serviços e infraestrutura para o ecoturismo existentes na região, considerando aqui requisitos como o potencial destes em absorver conhecimentos e estruturas advindas do projeto; 
(b) Desenvolvimento de um plano estratégico de ação do projeto, analisando o diagnóstico realizado; 
(c) Estruturar uma cooperativa de ecoturismo formada por atores beneficiários diretos do projeto, como proprietários de pousadas, RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) e outros empreendimentos que sejam necessários a infraestrutura de apoio turístico; e beneficiários indiretos, como associações de artesãos e associações de produtores; 
(d) Adaptar infraestrutura já existente para o correto desenvolvimento de atividades ecoturística; 
(e) Estabelecer roteiros ecoturísticos na região aptos a serem oferecidos ao mercado; 
METODOLOGIA 
A metodologia é, portanto, através da cooperação entre Secretaria de Meio Ambiente e a Secretaria de Turismo, realizar um diagnóstico de serviços e infraestrutura para o ecoturismo existentes na região, considerando aqui requisitos como o potencial destes em absorver conhecimentos e estruturas advindas do projeto e a partir disso desenvolver um plano estratégico de ação do projeto, analisando o diagnóstico realizado e estruturando entre os atores públicos e privados e os beneficiários.
DESENVOLVIMENTO
 A Secretaria do meio ambiente junto com a secretaria de turismo tem o intuito de trabalharem juntas para o desenvolvimento do Plano Municipal de Ecoturismo. As secretarias devem ter claro quais áreas poderão ser visitadas, qual o perfil do turista que se quer atingir, os objetivos, a infraestrutura do entorno e a capacitação do pessoal. Outro fator a ser levado em consideração é o planejamento da divulgação, que deve ser responsável, apropriada às condições que o local comporta, para não gerar impactos ambientais ou efeitos negativos no próprio turismo do município.
Regulamentação do ecoturismo, através de parâmetros adequados e estrutura legal própria, articulando as esferas federal, estadual e municipal.
· Fortalecimento e interação interinstitucional, com intercâmbio de informações e experiências entre órgãos governamentais e privados;
· Formação e capacitação de recursos humanos;
· Controle de qualidade do produto ecoturístico; criação de uma metodologia para acompanhamento e aperfeiçoamento da atividade ecoturística rural e urbana. 
· Incentivo ao desenvolvimento do ecoturismo, com o aprimoramento de tecnologias, serviços e infraestrutura, tanto a existente quanto aquela a ser utilizada nos novos empreendimentos.
· Implantação e adequação de infraestrutura e desenvolvimento de tecnologias orientadas especificamente para destinos ecoturísticos prioritários com a divulgação destes locais (Parque Ambiental, Serra do Serrinha...);
· Execução de atividades turísticas em unidades de conservação do meio ambiente;
· Incentivo à participação comunitária, para que as populações envolvidas percebam no ecoturismo uma alternativa econômica viável;
· Levantar ações/projetos de outras secretarias municipais, instituições de ensino e empresas privadas que contemplam a atividade turística;
· Viabilizar as atividades turísticas nos principais pontos, como por exemplo, no Parque Ambiental.
MONITORAMENTO DOS RESULTADOS 
Elaborar um próprio Plano de Monitoria, baseado no acompanhamento do cronograma do projeto, através do cumprimento ou não das metas/atividades propostas no prazo estabelecido. Para tal, é necessário definir indicadores capazes de auxiliar o projeto em sua monitoria físico-financeira, de atividades e produtos, bem como de seus impactos. Mais que indicar potencialidades e fragilidades do desenvolvimento do projeto, esta metodologia busca inserir um olhar crítico sobre o andamento de suas atividades, capaz de propor o seu reordenamento, no sentido de garantir o cumprimento do proposto.
ATIVIDADES
 O ecoturismo pode ser classificado como uma prática de turismo de lazer, esportivo ou educacional, em áreas naturais, que promove o entrosamento com a natureza com harmonia para a sua contemplação. Ele é realizado de forma sustentável, promovendo a conscientização da preservação dos recursos naturais, garantindo também o bem-estar das comunidades envolvidas e podendo acontecer através de acampamentos, caminhadas, piqueniques, trilhas.
ENVOLVIDOS
 Secretaria do meio ambiente junto com a secretaria de turismo e a população em geral.
CONSIDERAÇÕES FINAIS 
O projeto vai passar por aperfeiçoamento ao longo do tempo

Mais conteúdos dessa disciplina