Buscar

casos concretos direito civil

Prévia do material em texto

Direito civil 1
Caso concreto 1 
(Cespe - Defensor Público - T0/2013) Acerca do Direito Civil, assinale a opção correta. 
a. O princípio da eticidade, paradigma do atual direito civil constitucional, funda-se no valor da pessoa humana como fonte de todos os demais valores, tendo por base a equidade, boa-fé, justa causa e demais critérios éticos, o que possibilita, por exemplo, a relativização do princípio do pacta sunt servanda, quando o contrato estabelecer vantagens exageradas para um contratante em detrimento do outro. 
Caso concreto 2
Petrônio, desde novo, possuía um comportamento que fugia dos padrões tradicionais da sociedade esperados para um menino, pois ele gostava de brincar de bonecas e às vezes vestia as roupas de suas tias. Logo na adolescência percebeu que não se sentia confortável com o gênero masculino. Ao fazer 18 anos, se tornou plenamente capaz com a aquisição da maioridade e, adotou o nome social Priscilla. No entanto, tal situação lhe causava constrangimentos ao apresentar seus documentos de identificação. Desta forma, decidiu que o melhor a ser feito seria alterar o seu gênero e seu nome no Registro Civil. Para isso Priscilla deverá: 
c) Dirigir-se diretamente ao Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais e solicitar, administrativamente, as alterações, independentemente de cirurgia de transgenitalização e requerimento ao judiciário; 
Desde junho de 2018 as pessoas transgêneros passaram a ter a opção de troca de nome e gênero, definido em regulamentação pela corregedoria do CNJ, estabelecendo que os interessados podem solicitar as alterações nos cartórios de todo o País sem a presença de advogados ou defensores públicos (provimento nº 73/2018), define também que as alterações podem ser realizadas sem obrigatoriedade da comprovação da cirurgia de mudança de sexo ou decisão judicial.
Caso concreto 3
No contexto do mencionado artigo, marque a opção CORRETA. 
c. O Código Civil não especifica de modo taxativo os direitos da personalidade. Não havendo tipificação, tem-se que o art. 12 do Código Civil elege praticamente uma cláusula genérica de proteção dos direitos da personalidade, que será integrada com os dispositivos constitucionais de proteção à honra, à imagem, ao direito à privacidade, ao nome, à integridade e à dignidade da pessoa humana, sem prejuízo da aplicação de leis especiais. 
No artigo 12 do código civil não é especificado de modo taxativo os direitos, uma pessoa que tem personalidade pode exigir do estado através de ação judicial para que cesse a ameaça, ou se foi lesionado pode requerer do estado seus direitos. A pessoa tem direito de proteger os seus direitos, os direitos estão no rol da constituição.
Caso concreto 4
05. (MPE/MG- Promotor de Justiça- MG/2008) Assinale a alternativa INCORRETA.
c) Personalidade é atributo da dignidade do homem, motivo pelo qual a pessoa jurídica não tem personalidade. 
A letra incorreta é a C, já que a pessoa jurídica possui personalidade, inclusive distinta de seus integrantes, ou seja tem direito ao nome, marca, sigilo, reparação de dano moral e etc.
Caso concreto 5
Ano:2017. CESPE. MPE-RR Com o advento do Estatuto da Pessoa com Deficiência, realizaram-se, no texto do Código Civil, alterações relativas à capacidade civil que revolucionaram a teoria das incapacidades. Acerca desse assunto, assinale a opção correta. 
a. Deixou de ser hipótese de nulidade casamento contraído por enfermo mental que não possua o necessário discernimento para os atos da vida civil. 
A letra correta é a “a”, visto que no antigo código civil o casamento seria nulo do doente mental, sem o necessário discernimento para a prática dos atos da vida civil. 
Artº3 São absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil
II)Os que, por enfermidade ou deficiência mental, não tiverem o necessário discernimento para a prática desses atos.
Já com o advento do Estatuto da Pessoa com Deficiência, no Código Civil, foi a hipótese de nulidade do casamento contraído por enfermo mental que não possua o necessário discernimento para os atos da vida civil, então o casamento do enfermo mental sem discernimento passa a ser válido.
Caso concreto 6:
(TJDFT - Juiz Substituto- DF/ 2008) Analise as seguintes proposições: 
I. o instituto da comoriência incidirá quando, em um desastre, falecer parentes, não sendo possível estabelecer ordem cronológica de suas mortes; V
II. em determinadas situações, como por exemplo, se for extremamente provável a morte de quem estava em perigo de vida, pode ser declarada a sua "morte presumida sem decretação de ausência; V
III. o pseudônimo adotado para atividades lícitas, não sendo nome, não goza da proteção legal dada para este; 
IV. para criar uma associação, o seu instituidor fará dotação especial de bens livres, especificando o fim a que se destina, e declarando, se quiser, a maneira de administrá-la. f
Assinale a alternativa adequada: 
a) apenas uma das proposições é verdadeira. 
b) apenas uma das proposições é falsa. 
c) todas as proposições são verdadeiras
A resposta correta é a “a”, apenas uma proposição é verdadeira. 
A primeira proposição é falsa, porque o instituto da comoriência acontece quando dois ou mais indivíduos falecerem na mesma ocasião, sem poder saber quem faleceu primeiro, conforme o Artº8 “Se dois ou mais indivíduos falecerem na mesma ocasião, não se podendo averiguar se algum dos comorientes precedeu aos outros, presumir-se-ão simultaneamente mortos.” são indivíduos, não precisa ser parente.
A segunda proposição é a correta, conforme o Artº7.
A terceira proposição é falsa, conforme o Artº19 “O pseudônimo adotado para atividades lícitas goza da proteção que se dá ao nome.” 
A assertiva IV é falsa, devido que para criar uma associação, o seu instituidor não fará uma dotação especial de bens livres, e sim, sem fins lucrativos. A proposição trata-se de uma dotação.

Continue navegando