Buscar

Caso concreto 1-Civil3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso concreto 1 – civil 3
QUESTÃO OBJETIVA 1 ? (Procurador/Faz. Nacional/2007/ESAF) O princípio pelo qual a liberdade contratual deverá estar voltada à solidariedade, à justiça social, à livre iniciativa, ao progresso social, à livre circulação de bens e serviços, à produção de riquezas, aos valores sociais, econômicos e morais, é o: 
a) do consensualismo; 
b) do equilíbrio contratual; 
c) da relatividade dos efeitos do negócio jurídico contratual;
Xd) da função social do contrato; 
e) da boa-fé objetiva.
QUESTÃO OBJETIVA 2 ? (MP/SP/Promotor de Justiça/2010) Assinale a alternativa correta:
Xa) O princípio da autonomia privada, segundo o qual o sujeito de direito pode contratar com liberdade, está limitado à ordem pública e à função social do contrato. 
b) A exigência da boa-fé se limita ao período que vai da conclusão até a execução do contrato. 
c) Segundo o entendimento sumular, a cláusula contratual limitativa de dias de internação hospitalar é perfeitamente admissível quando comprovado que o contratante do seguro saúde estava ciente do seu teor. 
d) A função social justifica o descumprimento do contrato, com fundamento exclusivo na debilidade financeira. 
e) Os contratos atípicos não exigem a observância rigorosa das normas gerais fixadas no Código Civil, pois que nestes casos os contratantes possuem maior liberdade para contratar.
QUESTÃO OBJETIVA 3 ? (TJ ? PI ? CESPE ? Titular de Serviço de Notas e de Registro ? 2013) Em uma relação negocial, a ocorrência de comportamento que, rompendo com o valor da confiança, surpreenda uma das partes, deixando-a em situação de injusta desvantagem, caracteriza o que a doutrina prevalente denomina (A) supressio. 
(B) venire contra factum proprium. 
x(C) tu quoque. 
(D) exceptio doli. 
(E) surrectio
QUESTÃO SUBJETIVA ? Diante da teoria geral dos contratos e o diálogo existente entre as fontes jurídicas, aborde, fundamentadamente, a realidade dos contratos de plano de saúde, apresentando sua natureza jurídica e elementos característicos.
A natureza jurídica do contrato de plano de saúde, não extrai sua fonte dos contratos aleatórios, como aqueles fixados pelas seguradoras, mas sim, de fundamentos que emanam da Constituição da República.
O plano de saúde é um tipo de contato de adesão.
Contrato de adesão: é o contrato cujo conteúdo é determinado unilateralmente pela parte economicamente mais forte. São contratos que não admitem a discussão de suas cláusulas, que devem ser aceitas em bloco pelo aderente. São características dos contratos de adesão: a pré-disposição das cláusulas contratuais; a unilateralidade e a rigidez do conteúdo.

Outros materiais