Buscar

Resolução do Exercicio de controles internos

Prévia do material em texto

Resolução do Exercicio:
2 b) Falta o relatório impresso de vendas, que ela arquiva e não repassa para o tesoureiro. É uma falha. O controle de vendas fica ali, o tesoureiro só recebe o dinheiro, que ela faz. E não o dinheiro da venda a vista.Deveria receber o relatóro de vendas com demonstrativo do que é o dinheiro para então, esse relatório servir de documento daqui pra frente.
Outra falha, que hoje não temos mais: Possibilidade de adulterar o valor da venda, quando as pessoas podiam manipular o relatório interno da maquina, hoje não há como manipular a maquina pois ela não abre. 
Quais as sugestões de melhoria? A vendedora não fazer a atividade financeira também, e também quando se presta conta ao tesoureiro é uma condição de caixa, ela deve entregar o relatório de vendas acompanhada com o dinheiro para que possa ser feita a conferencia.
2 c) Falta o pedido,
 e no recebimento da mercadoria o que deveria ser melhorado? 
A fatura não é enviada a contabilidade, ela deve ser ao departamento financeiro para que se possa fazer a programação da liquidação. 
Existe mais um erro: Precisa o responsável de compras conferir isso? Não. A necessidade da elaboração do pedido, e que esse pedido vá parar no setor de recebimento. O setor de recebimento quando recebe a mercadoria, compara o pedido com a mercadoria, para então posterior encaminhar pra quem achar necessário. Mas a conferencia acontece no momento do recebimento, não precisa retornar no departamento de compras
O correto: Elaboração de um pedido, quando o pedido esta realizado, se encaminha no departamento de recebimento, quando chega confere o pedido, mercadoria e documento fiscal, aí encaminha a fatura para o financeiro que por sua vez armazena a mercadoria encaminhando o documento fiscal para a contabilidade.
3.a) Falhas: 1) o funcionário encarregado do recebimento não pode registrar a entrada na copia do pedido, o pedido e documento são duas coisas diferentes. A primeira falha esta na realização do registro da entrada da mercadoria na copia do pedido. Não há necessidade disso.
Recomendação: Conferir a nota fiscal com o pedido e com a mercadoria, estando ok. Registra a entrada, 
Outro problema: Envio ao departamento de contabilidade (que é o ultimo local), o envio deve ser para o financeiro!! Existem fornecedores que mandam a nota fiscal, que mandam a fatura posterior. O financeiro já tem a nota fiscal e tem a nota de vencimento, o financeiro vai estar sabendo mesmo não ter vindo o boleto bancário. 
O registro do controle de estoque deve acontecer na chegada da mercadoria! 
b) o gerente que é responsável assina os cheques com o tesoureiro, quanto a assinatura não vemos problema, aí vem os extratos bancários e os cheuques, n os cheques pagos são enviados pelo banco ao gerente. Na verdade os cheques pagos só tem a informação após o banco enviar, deveria se ter um controle de que a cada cheque assinado entre o gerente e o tesoureiro deveria ficar uma copia tanto para o gerente tanto o tesoureiro conferir que o relatório do banco esta sendo enviado. Falha: falta de controle, ou do gerente ou do tesoureiro de ter um controle dos cheques pagos!! 
Onde estão os estratos? Não vai pra lugar nenhum.... << FALHA
Deveria ter: O relatório elaborado pelo tesoureiro ou gerente, de qe foi pago que deve ser consilhado com o estrato, aí deve ser enviado para o escritório central. 
Temos que pensar que tem um limite, alguém tem que ser responsável. 
4) Primeira falha: Falta de treinamento do pessoal de contas a receber
Segunda falha: Existe pessoas que são responsáveis na empresa, só que está atribuídos aos operadores a responsabilidade, isso é questão da segurança.
O funcionário que é responsável pelo aplicativo esta operando o sistema manutenção, só que ele n é treinado para fazer backup. Além de não fazer não tem alguém que centralize a informação.
Se a empresa funciona somente no horário do expediente não teria problema.
A NF que é a primeira operaão está como ultima
O documento fiscal deve ser emitido no momento da realizaão da venda, a primeira coisa que deve se fazer é isso, a entrega do produto pelo almoxarifado deve acontecer somente mediante apresentação da nota fiscal ou emissão da nota fiscal, depois pode dar baixa do almoxarifado, registro, confere unidades vendidas etc tudo depois, mas primeiro a documentação.
Erro: O auxiliar do faturamento pega a nota fiscal, primeiro a nf deve ser entrega com a mercadoria ao cliente no almoxarifado quando o almoxarifado envia a mercadoria para o cliente. 
E o detalhamento do contas a receber deve ser a partir da nota fiscal emitida para o cliente. E a entrega do produto.
Qualquer tentativa de controlar vendas por outro formato que não seja emissão de documento fiscal, está incorreto!!! 
 
5) Falha de falta de controle de estoque. Consequentemente essa falha ocorre porque não existe registro de entradas, assim como não irá ter de saídas.
Não existe a compensação da falta de registros permanentes.
Tá errada a demanda por compra não pode ser do almoxarifado e sim no setor de produção!!
E contas a pagar não compra, quem compra é o setor de compras!
Esse funcionário não pode fazer isso, quem tem que fazer isso é o responsável pelas compras.
Setor de compras também está de maneira incorreta, porque além de ver a quantidade, ele ainda ve a questão do mínimo de compras e manda pro ultimo fornecedor, ou seja não tem procedimento de coleta de preço.
Temos dois problemas do ultima linha: O fato de ser demanda por compra barra ele de fazer recebimento. Tá errado o outro procedimento portanto esse também está. E as notas fiscais não podem ficar arquivadas no almoxarifado. Tem que ir para o financeiro e depois contabilidade.

Continue navegando