Buscar

aparelho urinario

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1. Quais são as vias excretoras do nosso corpo?
Sistema Urinário é composto por dois rins e pelas vias urinárias, formada por dois ureteres, bexiga e a uretra
2. De que forma o sistema urinário contribui para a homeostase corporal?
 O sistema Urinário irá manter o equilíbrio do corpo produzindo a urina, e através dela eliminando toxinas ingeridas do sangue e resíduos em excesso das reações ocorridas no nosso organismo.
3. Disserte a cerca da morfologia e localização dos rins.
É um par de órgãos que tem um formato semelhante ao de um feijão(onde na parte côncava se encontra o hilo que é a região onde vão se encontrar as veias, artérias e os ureteres que vão ligar os rins à bexiga), o tamanho deles é aproximadamente do tamanho de uma mão fechada(punho) e eles ficam localizados nas duas extremidades posteriores(nas costas) esquerda e direita, bem ao lado das últimas vértebras torácicas da coluna vertebral e abaixo do diafragma e na frente nas costelas flutuantes.
4. O que entendemos como hilo renal?
O hilo renal é uma fenda localizada no bordo interno de cada rim por onde entram as artérias e os nervos renais e por onde saem a veia renal e os ureteres. O hilo abre-se numa cavidade denominada seio renal que contém gordura e tecido conjuntivo
5. Disserte sobre as estruturas internas dos rins.
 Os rins possuem estruturas como o rim por si só as glândulas supra renais responsáveis pela liberação de adrenalina na corrente sanguínea, capsula renal, coluna renal,piramide renal cálice renal maior e menor pelve renal artéria e veia renal e hilo renal
6. Como é feita a vascularização dos rins?
A vascularização dos rins tem origem na artéria aorta, que se localiza no nível da 1a ou da 2a vértebra lombar. Cada rim recebe uma artéria renal principal que se ramifica e se divide em várias artérias segmentares.
7. Qual é a unidade funcional dos rins?
Cada rim possui um envoltório de tecido conjuntivo abaixo do qual localizam-se os néfrons, as unidades responsáveis pela filtração do sangue e produção de urina.
8. Quais os problemas enfrentados em transplantes de rins?
Um dos principais problemas enfrentados por aqueles que estão sujeitos a transplante de rins é a rejeição, uma vez que pode não haver compatibilidade entre o doador e receptor nas células.
Além disso, a necessidade de utilização de medicamentos diária, pode acarretar problemas renais e hepáticos, por conta da sobrecarga de medicamentos, e que podem desenvolver outros tipos de doenças nas pessoas acometidas.
9. Explique a composição da urina
A urina é composta aproximadamente por 95% de água e 2 % de uréia. Nos 3% restantes, podemos encontrar fosfato, sulfato, amônia, magnésio, cálcio, ácido úrico, creatina, sódio, potássio e outros elementos.
10. Explique o processo de filtragem glomerular
No processo de filtração glomerular, o sangue passa por essa rede capilar porosa, que se comporta como um filtro de plasma. Na filtração glomerular, a separação de substâncias não é seletiva ou resíduos metabólicos exclusiva, porque a pressão alta glomerular "empurra" ambas as substâncias úteis (glicose, ácidos aminados e outros) como resíduos possuindo um tamanho molecular que eles permite atravessar a camada celular (endotélio) do glomérulo. Este filtrado atinge cápsula de Bowman e começa a atravessar os túbulos, enquanto o sangue glomérulo continua o seu percurso através da arteríola eferente, menor diâmetro aferente. Através deste processo, o ultrafiltrado de plasma sanguíneo, que é produzido pela passagem de plasma sem elementos celulares, e desprovida de proteínas, a partir de dentro dos capilares glomerulares para dentro do espaço da cápsula de Bowman, onde a água escoa formado , iões, sais, moléculas orgânicas, tais como glucose e aminoácidos
11. Explique o processo de filtragem tubular.
Da cápsula glomerular, todo esse filtrado (sangue filtrado na filtragem glomerular) passa por uma sequência  de túbulos até chegar ao túbulo coletor. As substâncias que ainda podem ser reaproveitadas pelo organismo, como sais minerais, glicose e aminoácidos, são reabsorvidas pelos vasos sanguíneos, retornando ao sangue, enquanto o líquido restante forma a urina.
12. Quais os dados obtidos na análise da urina?
A análise da urina permite avaliar o funcionamento do aparelho urinário, sendo igualmente útil no diagnóstico de doenças que afetam outros sectores do organismo.
13. Disserte a respeito da bexiga urinária.
 Situada na parte inferior do abdômen, por detrás da arcada do púbis, à frente do reto nos homens e defronte ao útero das mulheres, a bexiga é um reservatório músculo membranoso onde se recebe e acumula a urina nos intervalos das micções. É uma bolsa de parede elástica, dotada de musculatura lisa, constituída por três túnicas: uma externa, conjuntiva; uma média, mucosa; e uma interna, muscular.
14. O que ocorre quando a bexiga chega a 700 ml de urina? Justifique
Os adultos, quando a bexiga alcança 350ml urina o cérebro já entende que é necessário excretar. Quando o volume chega aos 700ml , a dificuldade de se concentrar em atividades aumenta porque o organismo não foi feito para segurar tamanha quantidade de urina apesar de que possa conta até mais de 1000ml na bexiga.
15. . Quais as diferenças entre a uretra masculina e a feminina?
A diferença entre a uretra masculina e feminina, é que para indivíduos do sexo feminino, a uretra mede aproximadamente 5 cm, iniciando na bexiga e terminando no vestíbulo, que está localizado entre o clitóris e a vagina. No caso da uretra presente no sistema urinário masculino, esse canal é bem maior, podendo chegar ao triplo, medindo aproximadamente 15 cm, sendo iniciada na bexiga chegando ao final do pênis.
16. Os rins, além de importante função excretora contribuem de maneira eficiente: 
a) na manutenção do equilíbrio endócrino. ( CORRETA)
 17. O filtrado glomerular percorrerá, sequencialmente, no néfron, os seguintes componentes: 
a) cápsula de Bowman - túbulo contorcido proximal - alça de Henle - túbulo contorcido distal ( CORRETA)
18 -Cada ureter conduz a urina:
a) do rim à bexiga ( CORRETA)
19. Homeostase é: 
a) a tendência que os organismos apresentam para regular seu meio interno, mantendo-o em equilíbrio dinâmico quanto à sua composição. 
20. O sangue deve passar por um processo de filtração, na cápsula de Bowman. Logo após, esse líquido circula através de estruturas, em que ocorrem outros processos de reabsorção e secreção de substâncias, modificando muito a composição final do filtrado. Esses ocorrem, particularmente: 
c) nos néfrons. 
21. Dá origem ao ureter: 
d) pelve. 
 22. A unidade funcional do rim é chamada de : 
a) néfron. 
23. No homem, aproximadamente, 99% da água do filtrado glomerular são reabsorvidos, principalmente ao nível da (o):
d) túbulo contornado proximal.
24. Na formação da urina em mamíferos, a filtração do sangue ocorre:
a) nos corpúsculos renais.
25. A respeito da fisiologia e organização do sistema urinário, analise as afirmativas a seguir. 
I. A produção de urina ocorre na bexiga urinária
 II. A urina proveniente dos rins é acumulada nos ureteres.
III. Os ureteres conectam os rins à bexiga urinária
c) se somente a afirmativa III estiver correta. 
26. O sistema urinário humano localiza-se na região abdominal. No esquema abaixo está representado, de modo simplificado, parte do sistema urinário de um homem.
Com relação às partes indicadas no esquema, é correto afirmar que: 
c) 3 representa ureter. 
27. No homem, após a filtragem no glomérulo renal, ocorre a formação e eliminação da urina. Assinale a opção que associa corretamente as lacunas do aparelho urinário humano, apresentadas em algarismos romanos, com as funções apresentadas em algarismos arábicos. 
I. Uretra
 II. Ureter 
III. Néfron 
IV. Bexiga
1- Produz a urina através da filtração e da reabsorção. 
2- Conduz a urina para o meio externo. 
3- Armazena a urina. 
4- Recolhe a urina que surge na pelve renal. 
5- 5- Concentra a urina. 
b) I – 2; II – 3; III – 1; IV – 5. ( CORRETA)
28. Qual das expressões abaixomelhor traduz a idéia de homeostase? 
d) Equilíbrio dinâmico; 
29. Um casal tem quatro filhos: João, Maria, Paulo e Luíza. Dois dos filhos do casal são gêmeos monozigóticos e os outros dois são gêmeos dizigóticos. João, um dos gêmeos monozigóticos, precisa de transplante de um órgão. Qual seria a pessoa da família mais indicada para ser o doador? Justifique sua resposta. 
Paulo, pelo fato que os gêmeos monozigóticos possuem o mesmo sexo e o mesmo patrimônio hereditário, diminuindo o risco de uma rejeição como João e Paulo são univitelinos (vieram do mesmo ovo), consequentemente, Maria e Luísa são dizigóticas 
30. Como se chama a eliminação de substâncias do organismo? 
d) excreção 
31. Como é constituído o Sistema urinário?
 a) rins, ureteres, bexiga e uretra 
32. Qual dos órgãos constituintes do sistema urinário tem a função de acumulação de urina? 
d) bexiga 
33. Qual a função do sistema urinário? 
b) Produzir urina e filtrar o sangue

Outros materiais