Buscar

Simulado 3

Prévia do material em texto

Simulado 3
1. As recentes ondas de privatizações, fusões, aquisições, alianças estratégicas e outras formas de associação vêm misturando culturas empresariais, com valores e crenças muitas vezes conflitantes, o que tem contribuído para:
· Degradar o clima organizacional.
2. Por que em tantas organizações os serviços são prestados de forma tão deficiente? Porque as pessoas o fazem com um desempenho muito aquém do esperado? Porque são frequentes as reclamações dos clientes externos quanto à qualidade dos atendimentos? Quantos clientes as empresas perdem por não estarem atentas ao seu clima? Refletindo.... Para o funcionário prestar um bom serviço, é preciso que saiba, que possa e que queira fazê-lo. Neste sentido estão corretas as afirmativas:
· Saber fazer é uma questão de conhecimentos, habilidades ou atitudes.
3. Há três elementos centrais relacionados ao desempenho, seja ele individual ou coletivo. Um desses elementos indica a importância do clima. Não basta o trabalhador saber fazer e poder fazer. É necessário que esteja interessado, predisposto, comprometido, engajado. Caso contrário, ou cai o rendimento do trabalhador ou a qualidade do seu trabalho. O enunciado se refere ao elemento:
· Querer fazer;
4. A empresa Modas Camile, inplantou recentemente novas políticas de pessoal, as quais trouxeram insatisfação e estresse para o ambiente de trabalho e conseqüentes perdas financeiras. A insatisfação e o estresse foram detectados a partir dos seguintes indicadores: I - Custos associados a doenças ocupacionais; II - Baixa produtividade; III - Nível de responsabilidade atribuída ao cargo; IV - Inclinações pessoais; V - Absenteísmo e rotatividade. Como fontes adequadas de investigação, estão corretos, somente:
· I, II e V
5. Alguns elementos são essenciais para um bom desempenho de um empregado, estando tais aspectos além da questão envolvendo o clima organizacional, embora com alguma conexão. São eles:
· Saber fazer (Sf), querer fazer (Qf) e saber fazer (Sf);
6. Quando estamos estudando sobre a gestão do clima organizacional, entendemos que ela é responsabilidade geral, de todos, dentro das organizações. Porém, de uma forma mais institucional ou coletiva, a quem compete a avaliação desse clima organizacional?
· compete à Administração de Recursos Humanos.
7. A respeito do Clima Organizacional, é correto afirmar que:
· ele influencia o estado motivacional dos colaboradores e é por ele influenciado.
8. Na afirmação: manter em sigilo os resultados do diagnóstico de clima organizacional, ou seja, não divulgá-los aos participantes da pesquisa, é considerado:
· Errado

Continue navegando