Logo Passei Direto
Buscar

PROVA final objetiva Ações, Dimensões e Aplicabilidade do Instrumental Técnico-operativo do Serviço Social

User badge image
maria araujo

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A mediação é utilizada por profissionais do Serviço Social, como técnica para a resolução de conflitos. Neste sentido, é utilizado o processo de negociação que se encontra na resolução de praticamente todos os casos da metodologia de mediação. Sobre os grupos que fazem a negociação, analise as opções a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Entre pais e filhos e entre esposa e marido.
II- Entre irmãos, colegas, pares, amigos, companheiros.
II- Entre famílias ou grupos familiares; patrões e empregados.
IV- Os menos favorecidos não entram no processo de negociação.
a) As opções II, III e IV estão corretas.
b) As opções I, III e IV estão corretas.
c) As opções I, II e IV estão corretas.
d) As opções I, II e III estão corretas.

O assistente social agenda uma reunião familiar para tentar resolver a situação da idosa Filomena, que é portadora da doença de Alzheimer, tem três filhos e está residindo sozinha. A reunião tem o objetivo de solucionar a situação da idosa, pois ela não pode mais residir sozinha, e os filhos são os responsáveis legais. O profissional de Serviço Social está realizando uma mediação entre a família dessa idosa, para que juntos possam solucionar esse problema. Sobre as mediações, analise as seguintes sentenças:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- A mediação se faz necessária, pois os participantes constroem suas próprias soluções, em que a decisão tomada será em benefício de todos.
II- A mediação pode ser aplicada nas questões trabalhistas, comerciais e familiares.
III- A mediação ocorre no momento em que o profissional tem de estabelecer uma conversa e adquirir a confiança do usuário, para que o assistente social repasse as informações necessárias da realidade vivenciada pelo usuário.
IV- O assistente social, através da mediação, poderá realizar um estudo social e verificar situações da família, como condições habitacionais, saneamento básico, higiene etc.
a) As sentenças I e II estão corretas.
b) Somente a sentença III está correta.
c) Somente a sentença I está correta.
d) As sentenças I, II e IV estão corretas.

O Brasil foi colonizado por portugueses e teve influências da colonização de Portugal e escravocratas, pois o Serviço Social nasceu no Brasil na década de 1930 e também teve influência dessa colonização.
Sendo assim, assinale a alternativa CORRETA que define em poucas palavras o início dos primeiros profissionais de Serviço Social no Brasil:
a) Os primeiros profissionais de Serviço Social surgiram na área da saúde com ideias de cura.
b) Os primeiros profissionais de Serviço Social já nasceram com ideias inovadoras de mudanças dentro das empresas.
c) Os primeiros profissionais de Serviço Social surgiram na Igreja, enraizados nas ideias paternalistas com concepção de caridade.
d) Os primeiros profissionais de Serviço Social surgiram dentro dos sindicatos, através de manifestações sociais.

A partir da década de 1930, em um momento de grandes transformações, a sociedade brasileira, passa a tornar um país em um processo de industrialização nacional. Uma das mudanças ocorridas foi no senado do sistema educacional, incentivado pela política educacional do Estado Novo, que consequentemente apresentou reflexões para o Serviço Social.
Analise as sentenças a seguir:
I- Entre as reflexões estão a estruturação das primeiras universidades e a criação de escolas técnicas, criando-se mão de obra barata em favor da nação, sendo necessária a reflexão por parte dos assistentes sociais sobre a forma de inserção no mercado de trabalho.
II- A mão de obra barata teve grande crescimento no mundo do trabalho, pois acreditava que esta seria a melhor forma para se trabalhar, tendo como garantia os direitos trabalhistas, a geração de empregos e altos salários.
III - Outra mudança ocorrida neste período foi a promulgação das leis trabalhistas, o avanço na criação da Previdência Social.
IV- No Brasil, o Serviço Social começou a ser vinculado à família imperial e se estendeu até meados de 1940.
a) As sentenças I e IV estão corretas.
b) As sentenças II e IV estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças I e III estão corretas.

A competência teórico-metodológica do assistente social está baseada na visão de Yolanda Guerra, expõe primeiramente as formulações teórico-metodológicas de Marx, das quais vem se manifestando ao longo da história do Serviço Social, ou seja, a vertente da intenção de ruptura é herdeira, havendo uma autoimplicação entre teoria social e método.
Referente a esta competência, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A concepção do método no âmbito do referencial marxiano é entendida como o caminho do pensamento, uma direção analítica.
( ) O sistema da prática não é um caminho analítico, advindo de uma análise teórica.
( ) Existem três tendências que acompanham a trajetória da profissão, que se manifestam de maneira híbrida, ao longo da história do Serviço Social.
( ) Não se poderá considerar uma tendência a partir de uma nova concepção da teoria baseado na atuação profissional.
a) F - V - V - F.
b) V - F - F - F.
c) V - F - F - V.
d) V - F - V - F.

A instrumentalidade favorece aos profissionais do Serviço Social a objetivação da intencionalidade em respostas profissionais, que possibilita ao assistente social agir de forma a modificar, transformar, alterar determinada realidade e a própria intervenção. Considerando a instrumentalidade enquanto competência que o profissional do Serviço Social adquire na proporção que alcança objetivos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A intencionalidade nem sempre é considerada no processo de intervenção e constituição da instrumentalidade.
( ) Através da instrumentalidade emerge ao assistente social a possibilidade de transformar situações objetivas e subjetivas, como relações interpessoais e sociais.
( ) As alterações no cotidiano profissional e das classes sociais, geradas a partir da intervenção, reportam-se à capacidade do assistente social em dar instrumentalidade às suas ações.
( ) Através da instrumentalidade do Serviço Social, a intencionalidade presente deixa de ser traduzida em respostas profissionais capazes de interferir ou trazer mudanças a uma determinada realidade.
a) F - V - V - F.
b) F - F - V - V.
c) V - V - F - F.
d) V - F - V - F.

Após a Reconceituação, a atuação profissional teve muitas mudanças, principalmente na metodologia e nos métodos de ação profissional. Sabemos que a metodologia é o estudo dos métodos para ser aplicado em certa realidade.
Dessa forma, o que podemos esperar de uma metodologia científica ou intervenção profissional?
a) É através das experiências do dia a dia que o profissional desenvolve a competência técnico-operativa, permeada pela sua função interventiva do cotidiano e suas habilidades de interpretação e intervenção da realidade.
b) É fundamental que o assistente social se posicione politicamente frente às questões que aparecem na realidade social, podendo direcionar sua prática e seus encaminhamentos com maior clareza.
c) Antes de por a metodologia em prática, que se faça um planejamento anterior, com começo, meio e fim, em que se tenha o devido entendimento sobre o assunto e a prática desejada.
d) Permite que as ações instrumentais façam parte do exercício profissional crítico e competente.

Na intervenção profissional, o assistente social utiliza o instrumental técnico-operativo, em que podemos destacar algumas competências relevantes quanto ao manuseio de instrumentos e técnicas que condiz à ação que pretende desenvolver. Neste sentido, aplicabilidade dos instrumentos e técnicas da ação profissional do assistente social responde às necessidades deste técnico, levando em consideração os diversos contextos e realidades sociais.
Analise as sentenças a seguir:
I- O instrumental é decorrência da capacidade criativa e da compreensão da realidade social, para que a atuação possa ser realizada com o mínimo de eficácia, responsabilidade, comprometimento e competência técnica.
II- Ao expressar os objetivos a serem alcançados e utilizando os instrumentais significa que eles serão obtidos.
III - O instrumento permite a enunciação de um discurso que se expresse não só pela palavra, mas também pela observação, linguagem gestual, pela dicção, que vão contextualizar e identificar subjetividades de uma forma mais evidenciada.
IV- Pensar na instrumentalidade do Serviço Social é pensar para além da especificidade da profissão, e não são infinitas as possibilidades de intervenção.
a) As sentenças I e IV estão corretas.
b) As sentenças II e IV estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças I e III estão corretas.

A diferenciação entre o conhecimento científico e os demais centra-se na lógica racional, que possibilita verificar fatos de maneira sistemática e generalizada.
Nesta perspectiva, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A ciência está em constante transformação, logo é dinâmica e não produz verdades.
( ) No conhecimento científico são observadas duas correntes: a ciência aplicada e a ciência básica.
( ) O método utilizado para a produção de conhecimento diferencia o conhecimento científico dos demais.
( ) A ciência busca produzir verdades, logo a pesquisa neste campo apresenta-se sem dinamicidade.
a) F - F - F - V.
b) V - F - V - F.
c) F - V - V - F.
d) V - V - V - F.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A mediação é utilizada por profissionais do Serviço Social, como técnica para a resolução de conflitos. Neste sentido, é utilizado o processo de negociação que se encontra na resolução de praticamente todos os casos da metodologia de mediação. Sobre os grupos que fazem a negociação, analise as opções a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Entre pais e filhos e entre esposa e marido.
II- Entre irmãos, colegas, pares, amigos, companheiros.
II- Entre famílias ou grupos familiares; patrões e empregados.
IV- Os menos favorecidos não entram no processo de negociação.
a) As opções II, III e IV estão corretas.
b) As opções I, III e IV estão corretas.
c) As opções I, II e IV estão corretas.
d) As opções I, II e III estão corretas.

O assistente social agenda uma reunião familiar para tentar resolver a situação da idosa Filomena, que é portadora da doença de Alzheimer, tem três filhos e está residindo sozinha. A reunião tem o objetivo de solucionar a situação da idosa, pois ela não pode mais residir sozinha, e os filhos são os responsáveis legais. O profissional de Serviço Social está realizando uma mediação entre a família dessa idosa, para que juntos possam solucionar esse problema. Sobre as mediações, analise as seguintes sentenças:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- A mediação se faz necessária, pois os participantes constroem suas próprias soluções, em que a decisão tomada será em benefício de todos.
II- A mediação pode ser aplicada nas questões trabalhistas, comerciais e familiares.
III- A mediação ocorre no momento em que o profissional tem de estabelecer uma conversa e adquirir a confiança do usuário, para que o assistente social repasse as informações necessárias da realidade vivenciada pelo usuário.
IV- O assistente social, através da mediação, poderá realizar um estudo social e verificar situações da família, como condições habitacionais, saneamento básico, higiene etc.
a) As sentenças I e II estão corretas.
b) Somente a sentença III está correta.
c) Somente a sentença I está correta.
d) As sentenças I, II e IV estão corretas.

O Brasil foi colonizado por portugueses e teve influências da colonização de Portugal e escravocratas, pois o Serviço Social nasceu no Brasil na década de 1930 e também teve influência dessa colonização.
Sendo assim, assinale a alternativa CORRETA que define em poucas palavras o início dos primeiros profissionais de Serviço Social no Brasil:
a) Os primeiros profissionais de Serviço Social surgiram na área da saúde com ideias de cura.
b) Os primeiros profissionais de Serviço Social já nasceram com ideias inovadoras de mudanças dentro das empresas.
c) Os primeiros profissionais de Serviço Social surgiram na Igreja, enraizados nas ideias paternalistas com concepção de caridade.
d) Os primeiros profissionais de Serviço Social surgiram dentro dos sindicatos, através de manifestações sociais.

A partir da década de 1930, em um momento de grandes transformações, a sociedade brasileira, passa a tornar um país em um processo de industrialização nacional. Uma das mudanças ocorridas foi no senado do sistema educacional, incentivado pela política educacional do Estado Novo, que consequentemente apresentou reflexões para o Serviço Social.
Analise as sentenças a seguir:
I- Entre as reflexões estão a estruturação das primeiras universidades e a criação de escolas técnicas, criando-se mão de obra barata em favor da nação, sendo necessária a reflexão por parte dos assistentes sociais sobre a forma de inserção no mercado de trabalho.
II- A mão de obra barata teve grande crescimento no mundo do trabalho, pois acreditava que esta seria a melhor forma para se trabalhar, tendo como garantia os direitos trabalhistas, a geração de empregos e altos salários.
III - Outra mudança ocorrida neste período foi a promulgação das leis trabalhistas, o avanço na criação da Previdência Social.
IV- No Brasil, o Serviço Social começou a ser vinculado à família imperial e se estendeu até meados de 1940.
a) As sentenças I e IV estão corretas.
b) As sentenças II e IV estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças I e III estão corretas.

A competência teórico-metodológica do assistente social está baseada na visão de Yolanda Guerra, expõe primeiramente as formulações teórico-metodológicas de Marx, das quais vem se manifestando ao longo da história do Serviço Social, ou seja, a vertente da intenção de ruptura é herdeira, havendo uma autoimplicação entre teoria social e método.
Referente a esta competência, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A concepção do método no âmbito do referencial marxiano é entendida como o caminho do pensamento, uma direção analítica.
( ) O sistema da prática não é um caminho analítico, advindo de uma análise teórica.
( ) Existem três tendências que acompanham a trajetória da profissão, que se manifestam de maneira híbrida, ao longo da história do Serviço Social.
( ) Não se poderá considerar uma tendência a partir de uma nova concepção da teoria baseado na atuação profissional.
a) F - V - V - F.
b) V - F - F - F.
c) V - F - F - V.
d) V - F - V - F.

A instrumentalidade favorece aos profissionais do Serviço Social a objetivação da intencionalidade em respostas profissionais, que possibilita ao assistente social agir de forma a modificar, transformar, alterar determinada realidade e a própria intervenção. Considerando a instrumentalidade enquanto competência que o profissional do Serviço Social adquire na proporção que alcança objetivos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A intencionalidade nem sempre é considerada no processo de intervenção e constituição da instrumentalidade.
( ) Através da instrumentalidade emerge ao assistente social a possibilidade de transformar situações objetivas e subjetivas, como relações interpessoais e sociais.
( ) As alterações no cotidiano profissional e das classes sociais, geradas a partir da intervenção, reportam-se à capacidade do assistente social em dar instrumentalidade às suas ações.
( ) Através da instrumentalidade do Serviço Social, a intencionalidade presente deixa de ser traduzida em respostas profissionais capazes de interferir ou trazer mudanças a uma determinada realidade.
a) F - V - V - F.
b) F - F - V - V.
c) V - V - F - F.
d) V - F - V - F.

Após a Reconceituação, a atuação profissional teve muitas mudanças, principalmente na metodologia e nos métodos de ação profissional. Sabemos que a metodologia é o estudo dos métodos para ser aplicado em certa realidade.
Dessa forma, o que podemos esperar de uma metodologia científica ou intervenção profissional?
a) É através das experiências do dia a dia que o profissional desenvolve a competência técnico-operativa, permeada pela sua função interventiva do cotidiano e suas habilidades de interpretação e intervenção da realidade.
b) É fundamental que o assistente social se posicione politicamente frente às questões que aparecem na realidade social, podendo direcionar sua prática e seus encaminhamentos com maior clareza.
c) Antes de por a metodologia em prática, que se faça um planejamento anterior, com começo, meio e fim, em que se tenha o devido entendimento sobre o assunto e a prática desejada.
d) Permite que as ações instrumentais façam parte do exercício profissional crítico e competente.

Na intervenção profissional, o assistente social utiliza o instrumental técnico-operativo, em que podemos destacar algumas competências relevantes quanto ao manuseio de instrumentos e técnicas que condiz à ação que pretende desenvolver. Neste sentido, aplicabilidade dos instrumentos e técnicas da ação profissional do assistente social responde às necessidades deste técnico, levando em consideração os diversos contextos e realidades sociais.
Analise as sentenças a seguir:
I- O instrumental é decorrência da capacidade criativa e da compreensão da realidade social, para que a atuação possa ser realizada com o mínimo de eficácia, responsabilidade, comprometimento e competência técnica.
II- Ao expressar os objetivos a serem alcançados e utilizando os instrumentais significa que eles serão obtidos.
III - O instrumento permite a enunciação de um discurso que se expresse não só pela palavra, mas também pela observação, linguagem gestual, pela dicção, que vão contextualizar e identificar subjetividades de uma forma mais evidenciada.
IV- Pensar na instrumentalidade do Serviço Social é pensar para além da especificidade da profissão, e não são infinitas as possibilidades de intervenção.
a) As sentenças I e IV estão corretas.
b) As sentenças II e IV estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças I e III estão corretas.

A diferenciação entre o conhecimento científico e os demais centra-se na lógica racional, que possibilita verificar fatos de maneira sistemática e generalizada.
Nesta perspectiva, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A ciência está em constante transformação, logo é dinâmica e não produz verdades.
( ) No conhecimento científico são observadas duas correntes: a ciência aplicada e a ciência básica.
( ) O método utilizado para a produção de conhecimento diferencia o conhecimento científico dos demais.
( ) A ciência busca produzir verdades, logo a pesquisa neste campo apresenta-se sem dinamicidade.
a) F - F - F - V.
b) V - F - V - F.
c) F - V - V - F.
d) V - V - V - F.

Prévia do material em texto

27/04/2020
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 1/4
Acadêmico:
Disciplina:
Avaliação:
Nota da Prova: 10,00
Legenda: Resposta Certa Sua Resposta Errada 
1. A mediação é utilizada por profissionais do Serviço Social, como técnica para a resolução de conflitos. Neste
sentido, é utilizado o processo de negociação que se encontra na resolução de praticamente todos os casos da
metodologia de mediação. Sobre os grupos que fazem a negociação, analise as opções a seguir:
I- Entre pais e filhos e entre esposa e marido.
II- Entre irmãos, colegas, pares, amigos, companheiros.
II- Entre famílias ou grupos familiares; patrões e empregados.
IV- Os menos favorecidos não entram no processo de negociação.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As opções I, III e IV estão corretas.
 b) As opções I, II e IV estão corretas.
 c) As opções II, III e IV estão corretas.
 d) As opções I, II e III estão corretas.
2. O assistente social agenda uma reunião familiar para tentar resolver a situação da idosa Filomena, que é portadora
da doença de Alzheimer, tem três filhos e está residindo sozinha. A reunião tem o objetivo de solucionar a situação
da idosa, pois ela não pode mais residir sozinha, e os filhos são os responsáveis legais. O profissional de Serviço
Social está realizando uma mediação entre a família dessa idosa, para que juntos possam solucionar esse
problema. Sobre as mediações, analise as seguintes sentenças:
I- A mediação se faz necessária, pois os participantes constroem suas próprias soluções, em que a decisão
tomada será em benefício de todos.
II- A mediação pode ser aplicada nas questões trabalhistas, comerciais e familiares.
III- A mediação ocorre no momento em que o profissional tem de estabelecer uma conversa e adquirir a confiança
do usuário, para que o assistente social repasse as informações necessárias da realidade vivenciada pelo usuário.
IV- O assistente social, através da mediação, poderá realizar um estudo social e verificar situações da família,
como condições habitacionais, saneamento básico, higiene etc.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a) Somente a sentença III está correta.
 b) As sentenças I e II estão corretas.
 c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
 d) Somente a sentença I está correta.
3. O Brasil foi colonizado por portugueses e teve influências da colonização de Portugal e escravocratas, pois o
Serviço Social nasceu no Brasil na década de 1930 e também teve influência dessa colonização. Sendo assim,
assinale a alternativa CORRETA que define em poucas palavras o início dos primeiros profissionais de Serviço
Social no Brasil:
 a) Os primeiros profissionais de Serviço Social surgiram na área da saúde com ideias de cura.
 b) Os primeiros profissionais de Serviço Social surgiram dentro dos sindicatos, através de manifestações sociais.
 c) Os primeiros profissionais de Serviço Social já nasceram com ideias inovadoras de mudanças dentro das
empresas.
UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
Maria Araujo
Ações, Dimensões e Aplicabilidade do Instrumental Técnico-operativo do Serviço Social
Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( peso.:3,00)
27/04/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 2/4
 d) Os primeiros profissionais de Serviço Social surgiram na Igreja, enraizados nas ideias paternalistas com
concepção de caridade.
4. A partir da década de 1930, em um momento de grandes transformações, a sociedade brasileira, passa a tornar
um país em um processo de industrialização nacional. Uma das mudanças ocorridas foi no senado do sistema
educacional, incentivado pela política educacional do Estado Novo, que consequentemente apresentou reflexões
para o Serviço Social. Analise as sentenças a seguir:
I- Entre as reflexões estão a estruturação das primeiras universidades e a criação de escolas técnicas, criando-se
mão de obra barata em favor da nação, sendo necessária a reflexão por parte dos assistentes sociais sobre a
forma de inserção no mercado de trabalho.
II- A mão de obra barata teve grande crescimento no mundo do trabalho, pois acreditava que esta seria a melhor
forma para se trabalhar, tendo como garantia os direitos trabalhistas, a geração de empregos e altos salários.
III - Outra mudança ocorrida neste período foi a promulgação das leis trabalhistas, o avanço na criação da
Previdência Social. 
IV- No Brasil, o Serviço Social começou a ser vinculado à família imperial e se estendeu até meados de 1940.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças II e IV estão corretas.
 b) As sentenças I e II estão corretas.
 c) As sentenças I e III estão corretas.
 d) As sentenças I e IV estão corretas.
5. A competência teórico-metodológica do assistente social está baseada na visão de Yolanda Guerra, expõe
primeiramente as formulações teórico-metodológicas de Marx, das quais vem se manifestando ao longo da história
do Serviço Social, ou seja, a vertente da intenção de ruptura é herdeira, havendo uma autoimplicação entre teoria
social e método. Referente a esta competência, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A concepção do método no âmbito do referencial marxiano é entendida como o caminho do pensamento, uma
direção analítica.
( ) O sistema da prática não é um caminho analítico, advindo de uma análise teórica.
( ) Existem três tendências que acompanham a trajetória da profissão, que se manifestam de maneira híbrida, ao
londo da história do Serviço Social. 
( ) Não se poderá considerar uma tendência a partir de uma nova concepção da teoria baseado na atuação
profissional.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - F - F - F.
 b) V - F - F - V.
 c) F - V - V - F.
 d) V - F - V - F.
27/04/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 3/4
6. A instrumentalidade favorece aos profissionais do Serviço Social a objetivação da intencionalidade em respostas
profissionais, que possibilita ao assistente social agir de forma a modificar, transformar, alterar determinada
realidade e a própria intervenção. Considerando a instrumentalidade enquanto competência que o profissional do
Serviço Social adquire na proporção que alcança objetivos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para
as falsas:
( ) A intencionalidade nem sempre é considerada no processo de intervenção e constituição da
instrumentalidade.
( ) Através da instrumentalidade emerge ao assistente social a possiblidade de transformar situações objetivas e
subjetivas, como relações interpessoais e sociais.
( ) As alterações no cotidiano profissional e das classes sociais, geradas a partir da intervenção, reportam-se à
capacidade do assistente social em dar instrumentalidade às suas ações.
( ) Através da instrumentalidade do Serviço Social, a intencionalidade presente deixa de ser traduzida em
respostas profissionais capazes de interferir ou trazer mudanças a uma determinada realidade. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - F - V - F.
 b) F - F - V - V.
 c) F - V - V - F.
 d) V - V - F - F.
7. Após a Reconceituação, a atuação profissional teve muitas mudanças, principalmente na metodologia e nos
métodos de ação profissional. Sabemos que a metodologia é o estudo dos métodos para ser aplicado em certa
realidade. Dessa forma, o que podemos esperar de uma metodologia científica ou intervenção profissional?
 a) É através das experiências do dia a dia que o profissional desenvolve a competência técnico-operativa,
permeada pela sua função interventiva do cotidiano e suas habilidades de interpretação e intervenção da
realidade.
 b) É fundamental que o assistente social se posicione politicamentefrente às questões que aparecem na
realidade social, podendo direcionar sua prática e seus encaminhamentos com maior clareza.
 c) Permite que as ações instrumentais façam parte do exercício profissional crítico e competente.
 d) Antes de por a metodologia em prática, que se faça um planejamento anterior, com começo, meio e fim, em que
se tenha o devido entendimento sobre o assunto e a prática desejada.
8. A intervenção é construída e/ou reconstruída pelo profissional do serviço social através do conhecimento da
realidade e da intencionalidade empregada neste processo. Desta forma, a intencionalidade refletida no agir do
profissional se desenvolve no ato e na ação interventiva. Nesta perspectiva, classifique V para as sentenças
verdadeiras e F para as falsas:
( ) A intervenção, possuindo base ético-moral, processa-se em uma única direção, que se reporta ao ator da
intervenção.
( ) O ator da intervenção vem romper qualquer possibilidade de estruturação da realidade, ou seja, de ordem.
( ) A intervenção, tendo como base preceito ético-moral, assume duas direções: a primeira reporta-se ao ator da
intervenção, e a segunda ao processo ou à realidade em que se age.
( ) A intencionalidade se faz presente de forma contínua no processo de intervenção. Nesta perspectiva, a
instrumentalidade norteia-se por fundamentos teórico-metodológicos, técnico-operativos e ético-políticos. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - F - V - F.
 b) F - F - V - V.
 c) V - V - F - F.
 d) F - V - V - F.
27/04/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
4/4
9. Na intervenção profissional, o assistente social utiliza o instrumental técnico-operativo, em que podemos destacar
algumas competências relevantes quanto ao manuseio de instrumentos e técnicas que condiz à ação que pretende
desenvolver. Neste sentido, aplicabilidade dos instrumentos e técnicas da ação profissional do assistente social
responde às necessidades deste técnico, levando em consideração os diversos contextos e realidades sociais.
Analise as sentenças a seguir:
I- O instrumental é decorrência da capacidade criativa e da compreensão da realidade social, para que a atuação
possa ser realizada com o mínimo de eficácia, responsabilidade, comprometimento e competência técnica.
II- Ao expressar os objetivos a serem alcançados e utilizando os instrumentais significa que eles serão obtidos.
III - O instrumento permite a enunciação de um discurso que se expresse não só pela palavra, mas também pela
observação, linguagem gestual, pela dicção, que vão contextualizar e identificar subjetividades de uma forma mais
evidenciada. 
IV- Pensar na instrumentalidade do Serviço Social é pensar para além da especificidade da profissão, e não são
infinitas as possibilidades de intervenção.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I e IV estão corretas.
 b) As sentenças II e IV estão corretas.
 c) As sentenças I e II estão corretas.
 d) As sentenças I e III estão corretas.
10. A diferenciação entre o conhecimento científico e os demais centra-se na lógica racional, que possibilita verificar
fatos de maneira sistemática e generalizada. Nesta perspectiva, classifique V para as sentenças verdadeiras e F
para as falsas:
( ) A ciência está em constante transformação, logo é dinâmica e não produz verdades.
( ) No conhecimento científico são observadas duas correntes: a ciência aplicada e a ciência básica.
( ) O método utilizado para a produção de conhecimento diferencia o conhecimento científico dos demais.
( ) A ciência busca produzir verdades, logo a pesquisa neste campo apresenta-se sem dinamicidade. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - V - V - F.
 b) F - F - F - V.
 c) F - V - V - F.
 d) V - F - V - F.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.

Mais conteúdos dessa disciplina