Buscar

dualismo social e desigualdade social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Matheus Ribeiro Correa Grando
1)  Caracterizada como uma escola do conhecimento para os ricos e como uma escola do acolhimento social para os pobres.
A desigualdade que o pobre servia única e exclusivamente para trabalhar para seus patrões e tinham que ganhar somente o básico para sua sobrevivência, pois eles não podiam melhorar suas condições pois poderiam não se sujeitar mais ao trabalho para os ricos, a existência do pobre era defendida pelos ricos, pois os ricos são ricos as custas dos pobres, ou seja para poderem ficar ricos eles precisam dos pobres trabalhando para eles, assim conclui-se que os pobres não podiam deixar de serem pobres.
2) O colonialismo é uma forma de imposição de autoridade de uma cultura sobre outra. Ele pode acontecer de forma forçada, com a utilização de poderio militar ou por outros meio como a linguagem e a arte. A dominação portuguesa no Brasil é um bom exemplo de colonialismo, assim como a colonização da África, destruição da cultura dos povos andinos e a influência da cultura americana em países subdesenvolvidos. Os dois tipos de colonização que existem são: de exploração e de povoamento. Na primeira são retirados os recursos naturais e minerais do país, os quais são comercializados pelos colonizadores. No segundo, o interesse é desenvolver a região colonizada. Criam-se leis, há um investimento na economia e melhorias da infraestrutura.
Os Impérios Coloniais formaram-se a partir dos descobrimentos que ocorreram com as “corridas exploratórias “, realizadas pelas duas maiores potências do século XV: Portugal e Espanha. A partir da exploração e expansão de territórios, consequentes do processo de colonização e imperialismo, as terras ocupadas foram divididas em Império Português e Império Espanhol.
Contudo, a formação de Impérios trouxe consequências positivas e negativas. As potências imperialistas foram beneficiadas, uma vez que conseguiram atingir seus objetivos, conquistando matéria e mão-de-obra barata. Já as potências coloniais, que buscavam ocupar territórios, fez surgir uma série de conflitos que mais tarde resultaram em guerras.
REFERENCIA: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/historia/colonialismo

Continue navegando