Buscar

Portfólio Obra de Arte



Continue navegando


Prévia do material em texto

Centro Universitário Internacional - UNINTER
CELIA TOZI GIRETTA - 681006
PORTFÓLIO
UTA – ARTES VISUAIS E A SOCIEDADE – MÓDULO A - FASE I
Curitiba
2019
Centro Universitário Internacional - UNINTER
CELIA TOZI GIRETTA - 681006
PORTFÓLIO
UTA – ARTES VISUAIS E A SOCIEDADE – MÓDULO A - FASE I
Relatório de Portfólio da UTA Artes Visuais e suas Representações – Módulo A Fase I. Apresentado ao Curso de Licenciatura em Artes Visuais do Centro Universitário Internacional UNINTER. 
Tutor Local: Vanderleia Verdi 
Centro Associado: Chopinzinho
Curitiba
2019
TEMA GERAL: PROCESSO DE LEITURA E RELEITURA
SUBTEMA ESPECÍFICO: O TRIDIMENSIONAL NA ARTE
CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS 
NOME COMPLETO: Celia Aparecida Tozi Giaretta
RU: 681006
POLO: Chopinzinho
1. MOVIMENTO IMPRESSIONISMO
O impressionismo foi um movimento artístico surgido na Franca no final do século XIX, com ênfase na pintura ocorreu no momento chamado (BELA ÉPOCA). O termo impressionismo e fruto da critica a uma obra de Cladet Monet, nascer do sol, de 1872.
Os pintores deste movimento pintavam ao ar livre. A intenção era capturar as tonalidades que os objetos refletiam segundo a iluminação solar em determinados momentos do dia. Por outro lado, o impressionismo foi um divisor de águas para a pintura. Seus artistas não se prendiam aos ensinamentos do realismo acadêmico.
Os impressionistas estudavam muito sobre os efeitos ópticos, para isso usavam com frequência recursos fotográficos. Em função disso preferiam trabalhar ao ar livre, bem como, não se prenderam ao uso da perspectiva e ao uso de modelos. As figuras representadas não possuíam contornos nítidos, as sombras deveriam ser coloridas e as cores deveriam ser usadas puras, evitando a mistura de tonalidade. No Brasil, o representante mais expressivo do impressionismo é Washington Maguetas. Destaca-se também o pintor Eliseu Visconti, que no início do século XX, foi o artista que melhor representou o movimento, não se preocupando em reproduzir modelos clássicos e sim em registrar os efeitos da luz solar em suas telas.
2. ARTISTA PAUL CÉZANNE
Paul Cézanne (1839-1906) foi um pintor pós-impressionista francês. Sua obra radicalmente inovadora foi além do impressionismo em busca de uma nova arte. Seu rigor geométrico, mais tarde, serviu de ponte entre o impressionismo e o cubismo.
Paul Cézanne nasceu em Aix-en-Provence, no sul da França, no dia 19 de janeiro de 1839. Filho do banqueiro Louis-Auguste Cézanne fez todos os seus estudos em Aix. 
Foi amigo e confidente de Émile Zola, 
como seus amigos impressionistas, Cézanne também rejeita os padrões acadêmicos da época, mas seus primeiros trabalhos têm pouco a ver com esse movimento. Pinta quadros escuros e românticos, mas muitas vezes usando uma espátula resultando em espessos estratos de cores sobrepostas.
No início dos anos 70, influenciado por Pissarro, começou a trabalhar ao ar livre e clareia gradativamente sua paleta de cores. É dessa época, “A Tentação de Santo Antônio” (1870) e “Pastoral ou Idílio” (1870). Em 1874, levado por Pissarro, participou da primeira exposição impressionista, mas suas obras foram muito mal recebidas pela crítica. O mesmo ocorrendo em 1877. Cézanne se refugia em Jas de Bouffan, residência de campo de sua família. No final dos anos 70, Cézanne vai aos poucos encontrando seu estilo pessoal como na obra-prima “Ponte de Maicy” (1880). O pintor dedica-se também a pinturas de retratos, natureza morta e principalmente paisagens. Suas obras destacam-se, pois, o pintor foi inovador nas técnicas desde a mudança da perspectiva, ressaltando a forma, o volume e o peso dos objetos.
3. MODELAGEM GRÁFICA EM 3D
Obra: Still Life with Apples
Artista: Paul Cézanne
Reprodução
4. MODELAGEM TRIDIMENSIONAL
5. PREPARAÇÃO DOCENTE
	PLANO DE AULA
	Nome do Professor: CELIA TOZI GIARETTA
	Nível: FUNDAMENTAL
	Turma: 9º ANO
	Bimestre: 1º
	Data: 02/04/2019
	Tema: Movimento impresionista
	Objetivo geral: Proporcionar aos alunos 
	Conteúdo
Impressionismo
	Objetivos
Estudar as características do impressionismo;
- conhecer os principais artistas do movimento;
	Metodologia
-Fazer leitura com os alunos no decorrer da aula sobre o tema;
- Levar para a sala de aula a reprodução da obra “Impressão – O nascer do sol” – Claude Monet (1874) e fazer a leitura do quadro;
- Citar os principais artistas do impressionismo e apresentar algumas obras;
	Recursos
 
Livros,
Computador
(internet), celular e camera fotográfica.
	Atividades
-Levar reprodução de Degas, Toulouse-Lautrec, Gaugin;
 - Propor aos alunos uma atividade para casa (observar um objeto do lado de fora de sua casa e retirar fotografias deste objeto em diferentes horários).
	Avaliação 
Sera realizada atraves de varios mecanismos
Participacão 
Interacão e 
 Ralizacão das tarefas.
REFERÊNCIAS:
· http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo3638/impressionismo
LITTLE, Stephen. ...ismos: para entender a arte. Brasil, Ed. Globo, 2011.
· https://www.todamateria.com.br/paul-cezanne/