Buscar

questoes RTM revisao pele e circ e massoterapia clássica (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO RECURSOS TERAPÊUTICOS MANUAIS-
1- Explique a histologia e fisiologia do tecido conjuntivo, função do colágeno, e tipos de colágeno.
Histologia e fisiologia do tecido conjuntivo
O tecido conjuntivo caracteriza-se por abundante matriz extracelular (substância Fundamental amorfa) e por diversos tipos de células, as mais importantes: fibroblastos, macrófagos, células mesenquimatosas indiferenciadas, mastócitos, plasmócitos, e células adiposas. Banhando esse material está presente o líquido intersticial.
Colágeno
A principal função do colágeno é dar sustentação e elasticidade à pele, ossos, cartilagens, tendões e ligamentos.
 
Tipos de colágeno
Colágeno tipo I: pele, ossos, tendões, ligamentos, facias, dentes e córnea - forma fibrilas, fibras e feixes
Colágeno tipo II: cartilagens - só forma fibrilas
Colágeno tipo III: tecidos fetais, estroma de órgãos e glândulas, órgãos linfoides e hematopoiéticos - forma fibras reticulares
Colágeno tipo IV: membrana basal dos epitélios, vasos e célula muscular lisa - não formam fibrilas, formam rede
Colágeno tipo V: membrana basal do epitélio - forma fibrilas de ancoragem
2- Descreva o caminho que percorrem os vasos linfáticos, onde iniciam e onde terminam (onde desembocam na circulação venosa).
Os vasos linfáticos iniciam-se numa rede densa, situada entre capilares sanguineos, aumentam progressivamente seu calibre e formam por ultimo, a esquerda o canal toraxico e a direita o canal linfático direito. Terminam no ângulo das veias jugulares internas esquerdas e direita com as respectivas veias subclávias, onde ocorre a comunicação linfática e venosa.
3- Cite os fatores intrínsecos e os extrínsecos dos quais o fluxo linfático é dependente.
Fatores intrínsecos: da a prevenção e localização das válvulas, que evitam o refluxo da linfa; Da contratilidade dos vasos linfáticos; Das vias acessórias de fluxo.
Fatores extrínsecos: Da contração muscular; Do peristalgismo intestinal; Do gradiente de pressão entre os espaços intersticiais e os vasos linfáticos; Da respiração; Das pressões intratorácicas; Da compressão externa dos tecidos; Das alterações térmicas;
4- Conceitue e diferencie EDEMA de LINFEDEMA.
Edema é definido como um  acúmulo de quantidades anormais de líquido nos espaços intercelulares ou nas cavidades do organismo. Ele possui concentrações normais de proteínas. As causas podem ser variadas como o aumento da pressão hidrostática do capilar, redução da pressão coloidosmótica do capilar, aumento da pressão coloidosmótica do interstício, redução da pressão hidrostática do interstício e aumento da permeabilidade do vaso. Se existe alguma condição que altere essa correlação de forças ou a permeabilidade vascular, pode ocorrer o edema. 
Já o linfedema é o edema de parte do corpo, que ocorre como resultado de uma insuficiência no sistema linfático por anormalidades congênitas ou adquirido e que leva à tumefação de tecidos moles como resultado do acúmulo de fluido intersticial com alta concentração protéica. 
5- Cite e explique as manobras (movimentos) da massagem clássica. 
Deslizamentos ou Effleurage
É um movimento básico e faz parte da fase inicial de quase todas as massagens, havendo várias maneiras de fazer deslizamentos. Sua direção é centrípeta, ou seja, acompanhando os sistemas de retorno venoso e o sistema linfático. 
Os movimentos devem acompanhar as fibras musculares, que estão sendo trabalhadas. A pressão dos movimentos vai de leve a aumentada gradativamente. É o primeiro contato com corpo e ativa a circulação.
Seus efeitos são reflexos e mecânicos: movimenta o sangue para os vasos sanguíneos e linfáticos. 
Amassamentos
Estimula a drenagem sanguínea na produção rápida da eliminação das toxinas, proporciona maior nutrição celular e combate a flacidez. São manobras simples, que são realizadas em forma de S ou C. Esse procedimento pode ser executado em dois sentidos, devendo atingir a pele. 
Esta manobra também auxilia na dissolução de nódulos de gordura e na ativação da musculatura superficial. 
Fricção
É uma espécie de deslizamento profundo, executado de maneira vigorosa e rápida, com o objetivo de destruir os nódulos gordurosos e desfazer coágulos. Provoca grande aquecimento da região trabalhada e é recomendado nos casos de obesidade e gorduras localizadas. As manobras pretendem aquecer a região e são feitas com as palmas das mãos.
Consiste, literalmente, em esfregar a região. Enquanto uma mão sobe a outra desce e, assim, sucessivamente. Pode ser realizada em todas as regiões do corpo (nas menores, faça com uma mão só). Movimentos leves poderão ajudar na eliminação e redução do edema.
Vibração
É uma técnica que exige prática por parte do terapeuta para conseguir executar as oscilações vibratórias necessárias para causar a vibração. É uma técnica de difícil execução, pois o profissional deverá tremer um ou ambos os braços e passar a sensação de tremor ao paciente.
Ajuda no aumento do fluxo linfático em casos de edemas;
É utilizada na fisioterapia respiratória para drenar secreção dos pulmões no caso de afecções do sistema respiratório;
Libera aderências.
Rolamentos
Esses movimentos têm uma função bem evidente no relaxamento muscular e para soltar os tecidos de fibroses, contraturas e aderências cicatriciais. Podem ser realizados com o dorso dos dedos ou com a parte hipotenar da mão.
6- Cite quatro componentes que devem ser observados durante a aplicação da massagem.
A massagem é sempre rítmica e continua, fazer a massagem em direção ao coração e retornar com movimentos leves, manter as mãos relaxadas e utilizar toda a região palmar.
7- Ao se pensar na possibilidade de utilizar a massagem numa determinada situação é necessário responder a algumas questões importantes. Cite-as.
1- A condição é aguda, subaguda ou crônica?
2- qual é a finalidade da massagem- por exemplo, a melhora na circulação, o relaxamento ou a remoção de toxinas?
3- Que região do corpo precisa ser trabalhada? A massagem deve ser aplicada em determinada área ou deve ser sistêmica?
4- Que função orgânica ou sistêmica corporal a massagem pode influenciar?
5- Que técnicas de massagem podem ser aplicadas com segurança?
8- Escreva sobre os efeitos fisiológicos da massoterapia clássica nos tecidos musculares e no tecido adiposo, 
Tecido muscular: A massagem pode aumentar sua circulação linfática e sanguínea. Com isso o sistema muscular receberá mais oxigênio como resposta à massagem. Com isso a nutrição da musculatura é observada.
Tecido adiposo: Logo abaixo da pele, vasos sanguíneos e vasos linfáticos pode-se encontrar o tecido adiposo. Possui fibras elásticas e células conjuntivas. Este tecido sofre uma insuficiência circulatória e a massagem pode agir nesse sentido.
A massagem do tecido adiposo vai favorecer que os líquidos corporais se movimentem, aumentando o trabalho intestinal e a diurese.

Outros materiais