Buscar

Cópia de Cópia de ATIVIDADE SOCIOLOGIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

NOME:kelven Alex Lopes de Jesus 
MATRICULA:2600709
DISCIPLINA: SOCIEDADE, EDUCAÇÃO E CULTURA – TURMA 
Prof.ª MONICA SALUSTIANO LUCHNER
ATIVIDADE SALA DE AULA
1. A cidadania é o conjunto de direitos e deveres exercidos por um indivíduo que vive em sociedade, no que se refere a seu poder e grau de intervenção no usufruto de seus espaços e à sua posição de poder nele intervir e de poder transformá‐lo.
(X ) Certo
( ) Errado
2. “Vigiar e punir é o livro que Foucault consagra ao nascimento da prisão, depois de conduzir um movimento que levara a pôr em questão de forma radical não apenas o sistema penitenciário, mas as redes de poder-saber a ele associadas em nossa sociedade”. (MOTTA, M. B., 2010, p. XIII)
Assinale a alternativa correta:
a) Michel Foucault na referida obra se ateve ao estudo do sistema prisional contemporâneo ao período de elaboração do mesmo
b) De acordo com a referida obra os sistemas punitivos mudam de forma mas mantém o mesmo princípio ao longo do tempo
c) As prisões em si e os hospitais não são para Foucault as instituições de representação do sistema de vigilância e punição
d) O Poder para este autor é tema secundário de suas pesquisas
e) Os “Panópticos” são, para o autor, expressões ou instrumentos do exercício do poder
R: letra E 
3. A moderna noção de cidadania emergiu do liberalismo do século XVIII e definiu orientações e preceitos que gradualmente permitiriam a incorporação dos direitos civis, políticos e sociais ao cotidiano dos cidadãos, sendo seus marcos jurídicos principais a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (1789) e a Constituição Americana (1787). Considere as afirmativas abaixo a respeito desse novo contexto.
I. Os direitos políticos que emergiram nesse período relacionam-se com as garantias materiais dos cidadãos, enquanto os direitos civis referem-se às relações entre os indivíduos e o Estado, e os direitos sociais, por sua vez, correspondem às garantias individuais, como a liberdade de culto.
II. A obra que sintetizou esse momento de expansão liberal dos direitos dos cidadãos foi o Leviatã de John Locke.
III. Surge pela primeira vez a concepção segundo a qual todo cidadão é um sujeito de direitos, ou seja, tem direito a ter direitos, e lhe é assegurada a participação social e política numa dada comunidade.
IV. A conquista e extensão dos direitos da cidadania ocorreu aos poucos, estritamente devido às concessões das classes dominantes.
V. Ao conceito de cidadania correspondia um conceito de democracia diferente da antiga democracia dos gregos, pois, ao contrário desta, o poder deveria ser exercido indiretamente pelo povo por meio de seus representantes eleitos.
Está correto o que se afirma APENAS em 
a) I e II.
b) I, II, III e V.
c) II, IV e V.
d) III e V.
e) I, III e IV.
R : letra B
4. Sabe-se que Movimentos Sociais é um conjunto de ações sociais coletivas de caráter sócio-político e cultural que viabilizam distintas formas da população se organizar e expressar suas demandas. Na atualidade, os principais movimentos sociais atuam por meio de redes sociais, locais, regionais, nacionais e internacionais utilizando muito dos novos meios de comunicação e informação, como as redes sociais. Durante seu percurso, os movimentos sociais tiveram várias tipologias de ações. Sobre o inventário dos movimentos sociais anote o único enunciado considerado INCORRETO:
a) Movimentos Sociais progressistas atuam em redes, segundo uma agenda emancipatória, realizam diagnósticos sobre a realidade social e constroem propostas progressistas.
b) Movimentos Migratórios, hoje em declínio, valorizam políticas estatais conservadoras e políticas mercadológicas propagadas pelo Fórum Mundial Econômico.
c) Movimentos Regressivos (reacionários), retornando às condições imperantes em um momento anterior.
d) Movimentos Revolucionários procuram alterar a totalidade do sistema social existente.
e) Movimentos Reformistas: introdução de melhoramentos em alguns aspectos da sociedade.
R: letra C
5. A questão das classes sociais ocupa um papel fundamental na teoria de Karl Marx. Para ele, existem condicionantes e determinantes na complexa relação entre indivíduo e sociedade e entre consciência e existência social. Considerando as reflexões de Karl Marx sobre esse tema, marque a alternativa incorreta.
a) A luta de classes desenvolve-se no modo de organizar o processo de trabalho e no modo de se apropriar do resultado do trabalho humano.
b) A luta de classes está presente em todas as ações dos trabalhadores quando lutam para diminuir a exploração e a dominação.
c) Em meio aos antagonismos e lutas sociais, o indivíduo pode repensar a realidade, reagir e até mesmo transformá-la, unindo-se a outros em movimentos sociais e políticos.
d) As classes sociais sustentam-se em equilíbrios dinâmicos e solidários, sendo a produção da solidariedade social o resultado necessário à vida em sociedade.
E:letra D
6. As sociedades modernas são complexas e multifacetadas. Mas é com o capitalismo que as divisões sociais se tornam mais desiguais e excludentes. Marx já observara que só o conflito entre as classes pode mover a história. Assim sendo, para o referido autor, em qual das opções se evidencia uma característica de classe social?
a) O status social e cultural dos indivíduos.
b) A função social exercida pelos indivíduos na sociedade.
c) A ação política dos indivíduos nas sociedades hierarquizadas.
d) A identidade social, cultural e coletiva.
e) A posição que os indivíduos ocupam nas relações de produção.
E: letra E
7. É a condição material dos indivíduos que determinaria os demais aspectos de sua vida. A importância dada por Marx a esse quesito de nossas vidas é justificada, segundo sua teoria, em razão do impacto que a situação econômica de um sujeito tem em sua trajetória de formação.
Essa linha de pensamento é chamada de:
a) Evolucionismo material.
b) Capitalismo selvagem.
c) Contratualismo.
d) Materialismo histórico
R: letra D
8. Para Marx, o capital era o principal ponto a ser investigado para que fosse possível entender as mudanças sociais que surgem em um dado momento. Entende-se por capital:
a) a mais-valia absoluta.
b) qualquer bem que possa ser investido para gerar mais lucro.
c) o sistema econômico que surgia naquele momento.
d) o sistema de exploração do homem pelo homem.
R:letra B
9. Max Weber associa legitimidade à garantia interna e eterna. Evidentemente, obedece às diversas dimensões da cultura, sobretudo distinguindo o domínio do agir e do fazer. Acerca dos tipos de dominação e sua legitimação, relacione adequadamente as colunas a seguir. 1. Tradicional. 2. Carismática. 3. Burocrática. 
( ) Baseia-se na crença do caráter sagrado das tradições, sendo legítimo o poder e os que a ele são convocados em razão do costume. ( ) Baseia-se no valor pessoal do indivíduo que se distingue por virtudes pessoais (heroísmo, santidade). ( ) Possui caráter racial e impessoal, baseando-se na validade das normas estabelecidas racionalmente, sendo legítimo o poder e os que a eles são convocados nos termos da lei. 
A sequência está correta em
a) 1, 2, 3.
b) 1, 3, 2.
c) 2, 1, 3.
d) 3, 2, 1.
R:letra A
10. O quadrinho expõe uma situação em que a pobreza é vista como uma escolha individual. Dentre os autores das ciências sociais, qual pensador expõe que as ações dos indivíduos são passíveis de uma compreensão social?
a) Karl Marx.
b) Habermas.
c) Max Weber.
d) Pierre Bourdieu.
R: letra A
11. “Ao invés de uma ciência preocupada com as instituições, ___________ desenvolveu o estudo da sociedade, considerando a atitude dos indivíduos ao interagir com outros, enquanto integrantes de determinado grupo, tipificado pelo pesquisador. Ao invés de uma pesquisa, na qual o cientista deveria estar distante do seu objeto de estudo, ____________ identifica o pesquisador, enquanto um ator social que só será capaz de compreender a sociedade a partir do momento em que estiver metodologicamente próximo do [que] quer compreender” (FAVARO, 2015).
Assinale a alternativa que preencha
correta e, respectivamente, as lacunas.
a) Auguste Comte
b) Weber
c) Marx
d) Émele Durkein
R: letra C
12. Leia o texto a seguir:
A riqueza das sociedades em que domina o modo de produção capitalista aparece como uma “imensa coleção de mercadorias”, e a mercadoria individual como sua forma elementar. [...]
A primeira vista, a mercadoria parece uma coisa trivial, evidente. Analisando-a, vê-se que ela é uma coisa muito complicada, cheia de sutileza metafísica e manhas teológicas.
(MARX, Karl. O capital: crítica da economia política.
São Paulo: Nova Cultural, 1988. Os economistas. Adaptado)
Sob a perspectiva de análise de Karl Marx, o caráter fetichista da mercadoria consiste na:
a) capacidade que as mercadorias possuem de revelar a existência de desigualdades sociais.
b) capacidade que as mercadorias possuem de satisfazer as necessidades materiais do ser humano.
c) possibilidade de divulgar os benefícios das mercadorias com a criação da publicidade.
d) possibilidade de fabricar mercadorias sem fins lucrativos, para a satisfação das necessidades humanas básicas.
e) capacidade que as mercadorias adquirem de ocultar as relações de exploração do trabalho
R: letra E
13. Os principais fatos histórico-sociais que propiciaram o surgimento da sociologia foram:
a) a Revolução dos cravos em Portugal e a Revolução Moçambicana.
b) a Revolução Industrial e a Revolução Francesa.
c) a Revolução Russa e a Revolução Chinesa.
d) a Revolução Mexicana e a Revolução Nicaraguense
e) a Revolução Cubana e a Revolução Chinesa.
R: letra B
14. Sobre a relação entre a revolução industrial e o surgimento da sociologia como ciência, assinale o que for correto.
a) A consolidação do modelo econômico baseado na indústria conduziu a uma grande concentração da população no ambiente urbano, o qual acabou se constituindo em laboratório para o trabalho de intelectuais interessados no estudo dos problemas que essa nova realidade social gerava. 
b) A migração de grandes contingentes populacionais do campo para as cidades gerou uma série de problemas modernos, que passaram a demandar investigações visando à sua resolução ou minimização. 
c) Os primeiros intelectuais interessados no estudo dos fenômenos provocados pela revolução industrial compartilhavam uma perspectiva positiva sobre os efeitos do desenvolvimento econômico baseado no modelo capitalista. 
d) Os conflitos entre capital e trabalho, potencializados pela concentração dos operários nas fábricas, foram tema de pesquisa dos precursores da sociologia e continuam inspirando debates científicos relevantes na atualidade.   
e) A necessidade de controle da força de trabalho fez com que as fábricas e indústrias do século XIX inserissem sociólogos em seus quadros profissionais para atuarem no desenvolvimento de modelos de gestão mais eficientes e produtivos.
R: letra A
15. De acordo com Émile Durkheim, os fatos sociais são características que moldam o comportamento dos indivíduos em sociedade. Os fatos sociais são definidos pelo autor como sendo:
a) Exteriores ao indivíduo, expressivos e generalizados.
b) Generalizados, expressivos e naturais.
c) Exteriores ao indivíduo, coercitivos e generalizados.
d) Coercitivos, naturais e expressivos.
R: letra C
16. A sociologia, para Durkheim, deveria ocupar-se do estudo das sociedades no intuito de:
a) conhecer a fundo o ser humano e suas diversas facetas perante a sua interação com o outro, priorizando sua individualidade.
b) Entender a fundo os processos sociais que formam a realidade social do Homem, atentando principalmente aos aspectos gerais, e não aos individuais.
c) Descobrir e tratar todos os males humanos que afligem a sociedade, tendo como objetivo a formação de uma raça humana perfeita.
d) A criação de uma seita científica, com o objetivo de construir o verdadeiro conhecimento em busca da perfeição humana.
R: letra B
17. O evolucionismo social do século XIX teve um papel fundamental na constituição da sociologia como ramo científico. Sobre essa corrente de pensamento, que reunia autores como Augusto Comte e Herbert Spencer, assinale o que for correto.
a) O evolucionismo define que as estruturas, naturais ou sociais, passam por processo de diferenciação e integração que levam ao seu aprimoramento.
b) O evolucionismo propõe que a evolução das sociedades ocorre em estágios sucessivos de racionalização. 
c) O evolucionismo considera o Estado Militar como a forma mais evoluída de organização social, fundamentada na cooperação interna e obrigatória. 
d) O evolucionismo rejeita o modelo político e econômico liberal, baseado na livre iniciativa e no laissez-faire, considerando-o uma orientação contrária à evolução social.
e) O evolucionismo defende a unidade biológica e cognitiva da espécie humana, independente de variações particulares.
R: letra B
18. Sobre a relação entre a revolução industrial e o surgimento da sociologia como ciência, assinale o que for correto.
a) A consolidação do modelo econômico baseado na indústria conduziu a uma grande concentração da população no ambiente urbano, o qual acabou se constituindo em laboratório para o trabalho de intelectuais interessados no estudo dos problemas que essa nova realidade social gerava. 
b) A migração de grandes contingentes populacionais do campo para as cidades gerou uma série de problemas modernos, que passaram a demandar investigações visando à sua resolução ou minimização. 
c) Os primeiros intelectuais interessados no estudo dos fenômenos provocados pela revolução industrial compartilhavam uma perspectiva positiva sobre os efeitos do desenvolvimento econômico baseado no modelo capitalista. 
d) Os conflitos entre capital e trabalho, potencializados pela concentração dos operários nas fábricas, foram tema de pesquisa dos precursores da sociologia e continuam inspirando debates científicos relevantes na atualidade.   
e) A necessidade de controle da força de trabalho fez com que as fábricas e indústrias do século XIX inserissem sociólogos em seus quadros profissionais, para atuarem no desenvolvimento de modelos de gestão mais eficientes e produtivos.
R: letra A
19. A sociologia surgiu para suprir a necessidade de se entender os fenômenos sociais e as regras fundamentais pelas quais se baseiam nossas relações. Entretanto, a sociologia contemporânea difere-se da ideia original, na medida em que:
a) entende-se que as sociedades são como organismos vivos, com leis de funcionamento estabelecidas e imutáveis.
b) é amplamente aceito que as diferenças raciais determinam características do convívio do sujeito, uma vez que é a raça que estabelece o comportamento social.
c) entende-se que as sociedades e as relações sociais possuem infinitas variações, não sendo possível traçar leis gerais que justifiquem ou expliquem, em termos absolutos, todas as formas de interação humana no mundo social.
d) deixou de ser uma área do conhecimento válida, uma vez que não é possível estudar uma sociedade em razão da enorme quantidade de diferenças entre os sujeitos que a compõem.
R: letra C
20. O autor considerado “pai” da sociologia, Augusto Comte, acreditava que a nova ciência das sociedades deveria igualar-se às demais ciências da natureza que se pautavam pelos fenômenos observáveis e mensuráveis para que assim fosse possível apreender as regras gerais que regem o mundo social do indivíduo. Essa perspectiva ideológica é chamada de:
a) Iluminismo.
b) Darwinismo.
c) Dadaísmo.
d) Positivismo.
R: letra D

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando