Buscar

prova comércio exterior

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
	Os blocos econômicos fazem com que um grupo de países tenha a opção de negociar melhor seus interesses econômicos na dinâmica econômica internacional que, aliás, é muito competitiva. Como resultado da economia mundial globalizada, a tendência atual é a formação de blocos econômicos, destinados a realizar uma maior integração entre seus membros e facilitar o comércio entre eles. Para isso, geralmente adotam a redução ou a isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais. Em tese, o comércio entre os integrantes de um bloco aumenta e gera crescimento, e deixar de participar de uma organização do tipo significa atualmente viver isolado do mundo comercial. Tais associações são costumeiramente formadas por países vizinhos ou que possuam afinidades culturais ou comerciais. Sobre este tema, analise as afirmativas a seguir: 
I- Blocos econômicos são formados através da junção de países. O objetivo principal dos países ao se juntarem é fortalecer o comércio entre si. Se o comércio entre os países do bloco se intensifica, ocorre geração de renda e proporciona seu desenvolvimento, melhorando a condição de vida de seus habitantes.
II- A União Aduaneira é a etapa inicial de formação de um bloco. Nesta primeira etapa, os países concordam em iniciar a redução e, se possível, a eliminação das barreiras alfandegárias, ou seja, o imposto de importação existente para comercializar entre si.
III- A zona de livre comércio é a segunda etapa de formação de um bloco. Nessa fase, os países evoluem um pouco mais com relação às alíquotas do imposto de importação.
IV- O Mercosul significa Mercado Comum do Sul, e fazem parte como sócios plenos o Brasil, a Argentina, o Paraguai, o Uruguai, e recentemente a Venezuela aderiu ao Mercosul como sócio pleno.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.infoescola.com/economia/blocos-economicos/>. Acesso em: 20 jan. 2016.
	
	a) As afirmativas II e III estão corretas.
	
	b) As afirmativas III e IV estão corretas.
	
	c) As afirmativas I e II estão corretas.
	
	d) As afirmativas I e IV estão corretas.
	 
	 
	2.
	Aduana é uma repartição sob jurisdição governamental federal que tem como objetivo fiscalizar e inspecionar a movimentação de entrada e saída do país de mercadorias, veículos, pessoas e cobrança tributária incidentes nas atividades de importação e exportação. Sobre o papel fundamental desempenhado pela aduana, analise as sentenças a seguir:
I- Combater crimes como pirataria, contrabando e descaminho.
II- Recolhimento de tributos.
III- Proteção à sociedade e ao meio ambiente.
IV- Controle e fiscalização de pessoas, mercadorias e veículos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças II e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças I, II e III estão corretas.
	
	c) As sentenças II e III estão corretas.
	
	d) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 
	 
	3.
	O comércio internacional vem aumentando gradativamente, refletindo-se nos altos volumes, tanto das exportações como das importações dos países. Apesar de o Brasil ser um país abundante em terra, o que o leva a ser um fornecedor em grande potencial de commodities, ainda está à mercê de outros países, pois não produz internamente todos os produtos necessários diante da demanda interna. Com relação às exportações brasileiras, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As empresas exportadoras são beneficiadas unicamente pela isenção da tributação do imposto sobre produtos industrializados - IPI -, através do órgão governamental competente.
(    ) A conquista de novos mercados e a experiência na comercialização internacional são um diferencial competitivo.
(    ) As vendas no mercado internacional tornam possível o aproveitamento máximo da produtividade, mesmo quando a empresa apresentar uma capacidade produtiva ociosa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - F.
	
	b) F - F - V.
	
	c) V - V - F.
	
	d) F - V - V.
	 
	 
	4.
	Os organismos internacionais desempenham diversas funções e responsabilidades e são de extrema importância para o comércio internacional. São entidades criadas pelas principais nações do mundo com o objetivo de trabalhar em comum para o pleno desenvolvimento das diferentes áreas da atividade humana: política, economia, saúde, segurança etc. Um importante organismo internacional administra acordos comerciais, e seus membros negociam e formulam acordos que, depois, são ratificados pelos parlamentos de cada um dos países-membros. Tem como objetivo desenvolver a produção e o comércio de bens e serviços entre países-membros, além de aumentar o nível de qualidade de vida nesses mesmos países. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a quem este conceito se refere:
FONTE: Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/organizacoes-internacionais-conheca-as-principais-instituicoes-multilaterais.htm#fotoNav=8>. Acesso em: 20 jan. 2017.
	
	a) Câmara do Comércio Internacional.
	
	b) Organização da Nações Unidas.
	
	c) Fundo Monetário Internacional.
	
	d) Organização Mundial do Comércio.
	 
	 
	5.
	Vários são os motivos que levam milhares de empresas a enfrentar o mercado internacional,  os principais motivos a serem considerados para exportar são as estratégias de desenvolvimento da empresa, utilizar melhor as instalações e a produtividade, otimizar os custos da produção, obter preços mais competitivos em relação a outros mercados; prolongar o ciclo de vida do produto; melhorar a qualidade do produto para acompanhar as exigências do mercado externo; diversificar mercados; oportunidade de uma possível diminuição da carga tributária por meio de incentivos fiscais. Exportar é bom para o país e para a empresa. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A exportação não é apenas uma meta de faturamento: ela é uma importante aliada na estratégia para a empresa se tornar mais competitiva.
PORQUE
II- É uma forma de ganhar conhecimento de mercado, confrontar com outras realidades, outros concorrentes e outras exigências. Colocando assim a empresas em uma posição de maior competitividade perante seus concorrentes.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MINERVINI, Nicola. O exportador. 6. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
	
	a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	
	b) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	c) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é a justificativa correta da I.
	 
	 
	6.
	A integração envolve processos pelos quais economias nacionais distintas se tornam economicamente vinculadas e interdependentes por meio da movimentação de bens, serviços e fatores de produção entre suas fronteiras. Considerando a tabela que identifica cinco possíveis níveis de integração entre nações, é importante conhecer cada bloco econômico e suas fases de desenvolvimento. Sobre o nível de integração, analise as afirmativas a seguir:
I- A União Européia é um exemplo e política comercial, econômica e monetária.
II- O bloco econômico Mercosul é exemplo de União Aduaneira.
III- O Mercosul é exemplo de Mercado Comum com livre movimentação de bens, mão de obra e capital.
IV- O grau máximo de integração é a União Política que jamais foi alcançado.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CAVUSGIL, Tamer S. et al. Negócios Internacionais. São Paulo: Pearson, 2009.
	
	a) As afirmativas III e IV estão corretas.
	
	b) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	
	c) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	
	d) As afirmativas I e III estão corretas.
	 
	 
	7.
	Para proteção comercial, os países estabelecem barreiras tarifárias. Embora não haja uma definição precisa para barreira comercial, esta pode ser entendida como qualquer lei, regulamento, política, medida ou prática
governamental que imponha restrições ao comércio exterior. As barreiras técnicas são barreiras comerciais derivadas da utilização de normas ou regulamentos técnicos. Com relação às barreiras não tarifárias, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Ecológica.
II- Técnica.
III- Subsídio.
IV- Sanitária.
(    ) Doação de dinheiro por parte do governo para cobrir os custos de produção. 
(    ) Mesmo apresentando preço competitivo e de qualidade, se o produto não apresentar as exigências técnicas estabelecidas e conferidas pelos órgãos governamentais anuentes, o produto não entrará no país consumidor. 
(    ) Este tipo de barreira possibilita que alguns países acusem injustamente outros países de que seus produtos, como remédios e alimentos, estejam prejudicando a saúde da população e, assim, interrompam a corrente de comércio. 
(    ) Este tipo de barreira possibilita que um determinado país acuse indevidamente outro de estar prejudicando seu meio ambiente através do produto que está sendo comercializado e, desta forma, proíbe sua entrada. Para que não haja algum impacto ambiental, é necessário ter certificado ecológico para a comercialização internacional.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) III - II - IV - I.
	
	b) II - III - IV - I.
	
	c) IV - III - II - I .
	
	d) I - IV - III - II.
	 
	 
	8.
	A evolução do comércio exterior se apresenta por meio de eventos fundamentais, como a Conferência de Bretton Woods, realizada em julho de 1944;, o Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio, estabelecido em 1947 e em 1995 substituído pela Organização Mundial do Comércio (OMC) com incumbência básica de aplicar as regras de livre comércio. No final da década de 1950, deu-se início aos processos de consolidação dos blocos econômicos. Os blocos econômicos se efetivaram pela redução ou até mesmo isenção de impostos e tarifas alfandegárias nas transações entre os países-membros, considerando que a integração econômica entre países contribuiu para o crescimento das empresas e de diversos setores das economias do país, contribuindo para o progresso da economia. Sobre os objetivos principais da integração regional, analise as sentenças a seguir:
I- Expandir mercados: a integração regional resulta no aumento do mercado e das transações comerciais dos países.
II- Explorar economias de escala e maior produtividade: a expansão dos mercados oferece para as empresas a oportunidade de aumentar sua escala de operações, tanto na produção e quanto nas vendas.
III- Atrair investimentos diretos e dentro do bloco: as empresas optam em investir nos países que fazem parte do bloco econômico, pelo tratamento preferencial que obtêm e pela facilitação de exportação.
IV- Fortalecer a posição defensiva e política: a integração regional permite aos países membros do bloco econômico uma posição defensiva mais forte em relação a outros países.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ROBLES, Léo T.; NOBRE Marisa. Logística Internacional. Curitiba: Intersaberes, 2016.
	
	a) As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
	
	b) Somente a sentença IV está correta.
	
	c) Somente a sentença III está correta.
	
	d) Somente a sentença II está correta.
	 
	 
	9.
	Os países precisam de organismos internacionais para mediar possíveis conflitos comerciais durante o processo da dinâmica do comércio internacional, pois os países têm interesses que querem proteger. Segundo Tredesini (2011, p. 31), "Organismos Internacionais são órgãos permanentes, com personalidade jurídica, ou seja, suas ações devem ser respeitadas. Surgiram com o objetivo de desenvolver e regular as operações de comércio internacional". Assim, estes organismos ajudam a melhorar as condições gerais do comércio. Sobre os organismos internacionais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O Banco Mundial participou de diversas trajetórias durante décadas, como a reconstrução dos países europeus após a Segunda Guerra Mundial, auxiliou em projetos de países subdesenvolvidos, concedeu empréstimos para programas sociais e atualmente promove empréstimos a longo prazo para o crescimento do comércio internacional. 
(    ) O Fundo Monetário Internacional, um dos principais organismos internacionais, que regulamenta e trata das normas sobre o comércio entre países, serve de fórum para o comércio internacional em conferências em nível mundial. 
(    ) Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio, que é menos importante e está localizada no Japão, é um organismo nacional que defende a economia internacional como fator primordial para o crescimento econômico.
(    ) O Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento tem por objetivo estabelecer as responsabilidades e as tarefas pertencentes aos blocos econômicos e seus associados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: TREDESINI, Elis Regina. Comércio Exterior. Indaial: Uniasselvi, 2011.
	
	a) V - F - F - V.
	
	b) F - V - F - V.
	
	c) V - F - F - F.
	
	d) F - V - V - V.
	 
	 
	10.
	A Organização Mundial do Comércio - OMC - iniciou suas atividades em 1º de janeiro de 1995 e desde então tem atuado como a principal instância para administrar o sistema multilateral de comércio. A organização tem por objetivo estabelecer um marco institucional comum para regular as relações comerciais entre os diversos membros que a compõem, estabelecer um mecanismo de solução pacífica das controvérsias comerciais, tendo como base os acordos comerciais atualmente em vigor, e criar um ambiente que permita a negociação de novos acordos comerciais entre os membros, além de supervisionar e controlar as atividades comerciais entre os países-membros. Sobre as atividades principais da OMC, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Fiscalizar as normas e os acordos estabelecidos.
(    ) Regular e supervisionar o Comércio Internacional.
(    ) Solucionar conflitos comerciais entre os países associados.
(    ) Aplicar penalidades em forma de pecúnia aos países que não entram num consenso nos desentendimentos comerciais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - V - F.
	
	b) F - V - V - V.
	
	c) V - V - V - F.
	
	d) F - F - F - V.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais