Buscar

[64109-62520]25abr20_Normas_Praticas_Auditoria_Operacional

Prévia do material em texto

Avaliação Presencial - Primeira Chamada - 25/04/2020 - Vespertino
	Normas e Práticas de Auditoria Operacional
	Nome do Aluno: Elisiani Rodrigues
	RG: 3586750
	Assinatura: Elisiani Rodrigues
	Local da Avaliação:On line
	Sala: sem numero
	Orientações Gerais
	Este documento corresponde à sua Avaliação Presencial. 
Para que você obtenha sucesso na realização desta, fique atento as seguintes orientações: 
	Confira se a avaliação possui o número de páginas total indicado no rodapé desta página.
	Utilize caneta azul ou preta, as respostas a lápis, mesmo corretas, serão desconsideradas.
	Utilize para respostas, apenas os espaços indicados após cada questão (que se encontram entre os códigos de barra). Caso haja respostas em outros lugares da avaliação, como verso ou folhas de rascunho, deverão ser sinalizadas e ficará a critério do professor considerá-las como parte da avaliação ou não.
	Não rabisque os espaços destinados ao código de barras.
	Respeite o tempo determinado para a realização da prova.
	Durante a avaliação mantenha silêncio, assim, todos terão um ambiente tranquilo.
	Se necessário, levante a mão e aguarde a aproximação do fiscal para que este possa auxiliá-lo.
	Utilize o Minha Unisul (Sistema Acadêmico) para verificar suas notas, bem como, fazer reclamações, sugestões, elogios ou críticas.
Desejamos a você uma boa avaliação! 
 
Questão 1 - (2.5 pontos): 
Como auditor operacional, você levantou o sistema de controle interno de uma loja de roupas localizada em uma pequena cidade. Você detectou que a empresa possui quinhentos clientes sendo que muitos deles são inativos. O pessoal da administração é composto de três funcionários. Estes fazem todo o controle de contas a receber, contas a pagar e cobram no caixa. O sistema é informatizado, porém todos trabalham com senha única. Os depósitos e extratos bancários são controlados e preparados pelos funcionários. No final do mês, a documentação fiscal é encaminhada para um contador terceirizado.
A partir do exposto, responda:
a) De acordo com os princípios de controle interno, identifique e descreva quaisquer deficiências nesta distribuição de tarefas.
b) Sugira quais os princípios de controle interno devem ser adotados.
c) Como você distribuiria as tarefas entre os três funcionários? Explique:
 
	ATENÇÃO: 
Não risque nesse espaço
	
	534295
	 A) desmembrar as funções do pessoal da administração, ao segregar a funções cria-se uma forma para que não se perca o controle e a qualidade das atividadesb) a serem praticadas.
	 b) confrontar os ativos com os registros, fazer amarração no sistema, adequar os custos aos controles, e deve-se criar rotinas internas com manuais de todas rotinas que serão executadas no setor.
	 c) Colocaria um em cada função, um faria o contas a receber e cobraria, o segundo 
	 faria contas a pagar e o terceiro faria os depósitos, controle dos extratos e separaria os documentos para a contabilidade. Com cada funcionário executando suas tarefas definidas tem-se um melhor controle e onde cada um desenvolve sua função e não se perca a qualidade das informações e nem dos fatos a serem praticados, gerando uma maior facilidade em cobrar as obrigatoriedades destinadas ao funcionário. 
	 
	 
	 
	 
	 
	ATENÇÃO: 
Não risque nesse espaço
	
	534295
Questão 2 - (2.5 pontos): 
Para a realização do trabalho o auditor operacional além de utilizar os procedimentos e técnicas de uma auditoria contábil e financeira, precisa examinar os controles sobre as operações ou controles operacionais, a gestão como um todo da organização e as estratégias, de acordo com o planejamento da empresa ou organização, para poder avaliar a situação e recomendar melhorias para atender esses planejamentos, controles e metas previstos anteriormente.
Mediante esta afirmação, qual o procedimento de auditoria que você utilizaria para cada situação que segue? Destaque, no máximo, 02 procedimentos para cada situação e justifique sua resposta de acordo com os estudos realizados.
a) No exame de um grande restaurante no qual todos os clientes pagam suas contas a um único caixa, você verifica que ele também faz os depósitos no banco. Ele entrega as cópias de depósitos ao contador para fazer o registro diário dos recebimentos.
b) Você observou que o restaurante tem em média 50 funcionários. O contador é responsável pela elaboração da folha de pagamento, pelos depósitos bancários nas contas destes funcionários e, ainda, pela conciliação bancária. 
c) Você constatou que o restaurante mantém um volume alto de estoques de produtos não perecíveis; os perecíveis são comprados diariamente. Há apenas um funcionário responsável pelo setor que faz as compras, efetua os registros de entradas e saídas, alimentando o sistema de contas a pagar, estoque e contabilidade.
 
	ATENÇÃO: 
Não risque nesse espaço
	
	534296
	a) Especificamente para a rotina descrita, a inexistência de um fechamento de 
Caixa, acompanhado por pessoa independente bem como a própria caixa se responsabilizando pelos depósitos em bancos, fragilizam o resultado da operação expondo a perdas por fraude oriundas tanto do desvio de recursos pelo próprio caixa, quanto do procedimento do próprio se responsabilizar pelos depósitos e recibos, sem uma posterior conferência dos registros dos fechamentos de caixa.
1) Implantar o fechamento de caixa, sempre acompanhado por pessoa independente, com assinatura do caixa e do conferente; permanecendo uma cópia deste fechamento e m pode r do próprio caixa e outra enviada para o contador.
2) Após o fechamento do caixa o conferente ou pessoa designada para ta l, de verá preparar os depósitos do banco, e uma vez realizado de verá entregar o original do recibo para o contado r que se responsabilizara pela conferência com o registro do fechamento de caixa, recebido anteriormente e o depósito bancário do d ia respectivo, a outra cópia do recibo deverá ser enviada para o caixa, que anexará ao fechamento de caixa do d ia correspondente e o enviará para contabilidade.
A norma aplicada a está situação é a N BC T A 315, (N B C TA 3 15 - IDENTIFICAÇÃO O E AVALIAÇÃO DOS RISCOS D E DISTORÇÃO RELEVA N T E P O R MEIO DO ENTENDIMENTO DA ENTIDADE E DO SEU AMBIENTE). Analisando as informações explanadas podemos relatar que com base nos argumentos e evidencias, podemos opinar em implementar Controles internos (conforme RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.210/09 Aprova a NBC TA 265 – Comunicação de D0eficiências de Controle Interno), onde irá facilitar a comunicação e as responsabilidades pela administração da empresa. 
B) 1) a empresa deveria ter um profissional para o apontamento da folha dos funcionários, onde seriam informados as horas, os descontos, o ponto e a contabilidade somente fizesse a geração da folha. 
2) e a contabilidade não deveria ter a mesma pessoa que fizesse a folha fazer as conciliações bancarias, deveria haver um profissional adequado para cada funçao. Seria oportuno, implementar também auditorias periódicas a fim de fiscalizar os processos. Um segundo ponto também, seria efetuar um estudo e melhoria se tratando de segregação de funções (Conselho Federal de Contabilidade, na Resolução nº 1.212/2009), pois pudemos levantar que em algumas operações contábe0is a mesma pessoa que lança, também realiza conciliação e folha de pagamento..
C) 1-O controle interno compreende o plano de organização e todos os métodos e medidas adotadas na empresa para salvaguardar seus ativos, verificar a exatidão e fidelidade dos dados contábeis, para desenvolver a eficiência das operações.
2) Lopes Sá (1989, p. 15), descreve muito bem e com bastante propriedade os objetivos e o papel informativo do controle interno: “A finalidade do controle é a fidelidade da informação; a certeza de que as coisas aconteceram tal como deveriam. (...) O controle é o “olho” do dono, ou seja, a “presença”, através de instrumentos (que podem ser aparelhos,impressos, pessoas etc.)”. 
	ATENÇÃO: 
Não risque nesse espaço
	
	534296
Questão 3 - (3.0 pontos): 
 
QUESTIONÁRIO DE CONTROLE INTERNO – GERAL
Empresa: ALFA LTDA.
Período: Dezembro de 2011
	Item
	Resposta
	Observação
	Sim
	Não
	1. A empresa prepara periódicas conciliações para todas as contas bancárias?
	 
	X
	 
 
Ao aplicar o Questionário de Controle Interno, você como auditor operacional constatou que a empresa Alfa Ltda. não realiza conciliação bancária. No que segue apresenta-se o extrato do bancário e o razão analítico (empresa) do Banco Sul S.A.
 
	Item
	Resposta
	Observação
	Sim
	Não
	1. A empresa prepara periódicas conciliações para todas as contas bancárias?
	 
	X
	 
	Comentários com os resultados sobre os Pontos Fracos / Pontos Fortes e recomendação p/ relatório: as descrições dos pagamento de fornecedores ref. aos cheques estão atualizadas/ pontos. Já os depósitos faltaram identificação. Recomendação Razão deveria ser um espelho do Extrato.
	 
 
	 
	Razão Analítico – Dezembro/2011
	 
	Cheque nº
	Data Emissão
	Favorecido
	Valor R$
	 
	13415
	01/12
	Pagamento Guia INSS referente Mês 11/2011
	4.300,00
	 
	13416
	01/12
	Pagamento Guia FGTS referente Mês 11/2011
	5.000,00
	 
	 
	02/12
	Depósito sobre vendas
	7.000,00
	 
	13417
	02/12
	Pagamento Aluguel referente Mês 11/2011
	3.000,00
	 
	13418
	02/12
	Pagamento Guia ICMS 11/2008
	2.000,00
	 
	 
	10/12
	Depósito sobre vendas
	12.000,00
	 
	13420
	20/12
	Pagamento fatura telefone ref. Mês 11/2011
	3.500,00
	 
	 
	12/01
	Depósito sobre vendas
	14.300,00
	 
	13421
	28/12
	Pagamento Fornecedor LHS Peças
	5.500,00
	 
	13425
	31/12
	Pagamento Fornecedor Posto Auto
	2.000,00
	 
	13422
	31/12
	Pagamento Fornecedor WV Ltda.
	1.500,00
	 
	13423
	31/12
	Pagamento Fornecedor Luminius S.A
	2.500,00
	 
	13428
	31/12
	Pagamento Fornecedor Vitual Ltda.
	7.500,00
	 
EXTRATO BANCO DO SUL S/A – MÊS DEZEMBRO/2011
EMPRESA ALFA LTDA.
	 
	Data
	Nº Cheque
	Histórico
	D/C
	Saldo
	 
	01/12
	 
	Saldo anterior
	 
	121.500,00C
	 
	01/12
	13415
	Cheque comp.
	D
	117.200,00C
	 
	02/12
	13416
	Cheque comp.
	D
	112.200,00C
	 
	02/12
	 
	Depósito
	C
	119.200,00C
	 
	02/12
	13417
	Cheque comp.
	D
	116.200,00C
	 
	02/12
	13418
	Cheque comp.
	D
	114.200,00C
	 
	10/12
	 
	Depósito
	C
	126.200,00C
	 
	20/12
	13420
	Cheque comp.
	D
	122.700,00C
	 
	28/12
	 
	Depósito
	C
	137.000,00C
	 
	31/12
	13422
	Cheque comp.
	D
	135.500,00C
	 
	31/12
	13423
	Cheque comp.
	D
	133.000,00C
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
 
Conforme o diagnóstico apresentado sobre o Razão Analítico o Extrato do Banco Sul S/A – MÊS Dezembro/2011, elabore a conciliação bancária conforme instruções para o preenchimento e o modelo descrito no que segue.
 
	Instrução para Preenchimento
		EXECUTOR – Indicar o nome completo do órgão entidade Conveniente.
	CONVÊNIO Nº - Indicar o número original do Convênio ou Conta Bancária.
	1. SALDO EXTRATO BANCÁRIO - Indicar a data e o valor do Saldo do último extrato bancário apresentado.
	2. TOTAL DE CHEQUES NÃO COMPENSADOS - Indicar o valor total dos cheques emitidos e não compensados.
	SALDO CONCILIADO (1-2) - Indicar o resultado dos valores apresentados nos campos 1 e 2.
RELAÇÃO DE CHEQUES NÃO COMPENSADOS
	CHEQUES Nº- Indicar os números dos cheques emitidos e não compensados.
	DATA DA EMISSÃO - Indicar as datas respectivas dos cheques emitidos.
	FAVORECIDO - Indicar o nome completo ou razão social dos favorecidos POR CADA CHEQUE.
	VALOR DOS CHEQUES - Indicar os valores dos cheques emitidos.
	TOTAL – Indicar o somatório dos valores dos cheques emitidos.
	EXECUTOR - Data da emissão, nome ou carimbo e assinatura do responsável pelo conveniente.
	RESPONSÁVEL PELA EXECUÇÃO - Data do preenchimento, nome ou carimbo e assinatura do responsável pela execução do projeto.
 
	ATENÇÃO: 
Não risque nesse espaço
	
	534297
CONCILIAÇÃO BANCÁRIA
 
	EXECUTOR:
 ALFA LTDA
 
	CONVÊNIO ou CONTA N.º: 001/2011
	1. SALDO DO EXTRATO BANCÁRIO
 
	EM, 31/12/2011
	R$ 133.000,00
	2. TOTAL DE CHEQUES NÃO
COMPENSADOS (*)
	EM, 31/12/2011
	R$ 15.000,00
	SALDO CONCILIADO (1- 2)        
 
	EM, 31/12/2011
	R$118.000,00
                                         (*) RELAÇÃO DE CHEQUES NÃO COMPENSADOS  
 
            
	CHEQUES Nº
	DATA DA EMISSÃO
	FAVORECIDO
	VALOR R$ 1,00
	 13421
	28/12/2011 
 
	 LHS Peças
	 R$ 5.500,00
	 13425
	 31/12/2011 
 
	 Posto Auto
	 R$ 2.000,00 
	 13428
	 31/12/2011  
 
	 Vitual ltda
	 R$ 7.500,00 
	 
	 
 
	 
	 
	 
	 
 
	 
	 
	 
	 
 
	 
	 
	 
V A L O R     T O T A L
	  R$ 15.000,00
	Executor: Alfa Ltda
Nome: Elisiani Rodrigues
Assinatura: ER
Data: 05/01/12
	Responsável pela Execução: Elisiani Rodrigues
Nome:Elisiani Rodrigues
Assinatura:ER
Data:05/01/12
 
 
 
	ATENÇÃO: 
Não risque nesse espaço
	
	534297
Questão 4 - (2.0 pontos): 
De acordo com os estudos realizados na unidade de aprendizagem, analise as alternativas abaixo e assinale com “V” a(s) alternativa(s) verdadeira(s) e com “F” a(s) falsa(s). Em seguida, justifique a(s) alternativa(s) considerada(s) falsa(s):
	ATENÇÃO: 
Não risque nesse espaço
	
	534298
		a - ( F  )
	 
A Auditoria Operacional está mais relacionada à Auditoria Externa, devido à necessidade permanente que as empresas e organizações possuem.
	
	 
	
	 
	
	 
	b - ( v )
	A responsabilidade do Auditor Operacional é trabalhista.
	
	 
	
	 
	
	 
	c - ( V  )
	São procedimentos de Auditoria Operacional a Inspeção Física, Confirmação Externa, Conferência de Cálculos, Segregação de Funções, Entrevista, Exames de documentos originais e registros auxiliares.
	
	 
	
	 
	
	 
	d - ( V  )
	São Técnicas de Auditoria Operacional a Inspeção física; Contagem dos itens físicos; Técnicas de fluxograma; Exames, ou obtenção, de comprovantes autênticos; Confirmação externa através de circularização, Rotinas Internas e a Revisão profunda dos critérios de avaliação e exame de sua conformidade com as políticas e metas estabelecidas pela empresa ou organização.
	
	 
	
	 
	
	 
	e - ( f  )
	A Segregação de Funções de acordo com os princípios básicos do controle interno é: A estrutura de um controle interno deve prever a separação entre as funções de autorização/aprovação, de operações, execução, controle e contabilização das mesmas de tal forma que nenhuma pessoa detenha competência e atribuições em desacordo com outro princípio.
	
	 
	
	 
	
	 
	f - ( v  )
	A Aderência às Diretrizes e Normas Legais conforme os princípios básicos do controle interno não são necessários à existência, no órgão/entidade, de sistema estabelecido para determinarem e assegurarem a observância de diretrizes, planos, normas, leis, regulamentos e procedimentos administrativos internos.
	
	 
	
	 
	
	 
	g - ( F  )
	São considerados os três pontos importantes para compreender uma análise adequada: a Revisão Analítica, o Planejamento e Controle.
	
	 
	
	 
	
	 
	h - ( F )
	A revisão analítica é a análise estatística dos controles contábeis, com o objetivo gerencial. Tem como finalidade dar segurança a respeito da exatidão do sistema de controle interno através da determinação da consistência e razoabilidade de variáveis estatísticas, relatórios, etc.
	
	 
	
	 
	
	 
	i - ( v )
	Os questionários de controles internos são um conjunto sistemático de perguntas que incorporam os pontos principais de um sistema de controle interno com o objetivo de permitir a análise dos controles. Eles têm como finalidade verificar se as instruções e normas vigentes estão sendo corretamente aplicadas e realizadas pelo setor ou pessoa responsável.
	
	 
	
	 
	
	 
	j - ( V )
	A circularização é um procedimento utilizado para dar segurança aos trabalhos de auditoria operacional, com maior grau de confiabilidade do que a verificação na própria empresa.
	
	 
	
	 
	
	 
	ATENÇÃO: 
Não risque nesse espaço
	
	534298

Continue navegando