Buscar

giardiase resumo

Prévia do material em texto

Giardiase
 A giardiase é uma parasitose que afeta seres mamíferos, incluindo o homem. Trata-se de uma infecção que ocorre na porção superior intestino delgado causada pelo protozoário Giargia lamblia, a maioria das infecções são assintomáticas, quando há infecção sintomática os principais sintomas são diarreia, desnutrição, perda de peso e esteatorreia. Vale lembrar que a gravidade da doença é de acordo com a quantidade de protozoários. 
 O G. lamblia apresenta-se em duas formas: cisto e o trofozoíto. A infecção ocorre pela ingestão de cistos que irão se desencistar pela a ação das enzimas digestivas e assim dará origem a um trofozoíto. Ao alcançar o intestino delgado um cisto dará origem, através de divisão binária, a dois trofozoítos, os mesmos vivem no duodeno e nas primeiras porções do jejuno, e a atividade dos flagelos lhes proporciona rápido e irregular deslocamento .Se o protozoário aderir à mucosa intestinal, a absorção de nutrientes fica comprometida, principalmente de gorduras e de vitaminas lipossolúveis, conseguinte dar-se origem a síndrome da má absorção que é uma complicação dessa parasitose. Quando chegam no intestino grosso, a mudança de pH acarreta um novo encistamento que quando vai ocorrer, o trofozoíto reduz o seu metabolismo e o seu tamanho, fica globoso, enrola seus flagelos e secreta uma parede cística ao seu redor. Dentro do cisto o núcleo se duplica, por isso quando o homem ingere um cisto, infecta-se com dois trofozoítos.
 Os cistos eliminados nas fezes são infectantes, portanto a transmissão pode ser direta que se dar pela via fecal-oral ou como forma indireta pela ingestão de água ou alimentos contaminados, sendo assim, a prevenção se faz pela higiene pessoal e dos alimentos, pelo saneamento básico e pela fervura ou filtração da água, pois ela é o principal veículo do G. lamblia. Por ser eliminado pelas fezes, como citado anteriormente, a infecção por giárdia geralmente é diagnosticada através do exame de coleta de fezes. O tratamento da infecção é feita com os medicamentos: Tinidazol, Secnidazol e Metronidazol. Este tratamento tem dois objetivos, anular os sintomas dos pacientes sintomáticos e impedir a eliminação de cistos pelas fezes para que a cadeia de transmissão pare.

Continue navegando