Buscar

ESTUDO DE CASO TESLA MOTORS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PERGUNTAS CASO TESLA
1. Descreva a estrutura do setor automobilístico, de acordo com os dados
trazidos pelo caso.
O conceito de estrutura, dentro das teorias estratégicas, remete ao entendimento de como o setor, no caso o automobilístico, está organizado. De acordo com o caso, nos idos de 2011 e 2012, o mercado automobilístico – que se apoia na grande paixão que o americano tem por carros – estava fortemente concentrado e nas mãos de 3 grandes empresas (Ford, GM e Chrysler) e trazia sinais de recuperação da crise global de 2009. 
A indústria respondia por mais de 3% do PIB e acumulava quase 2 milhões de empregados em suas plantas, e focava tanto a produção/fabricação, distribuição e os serviços de pós vendas.
A barreira de entrada continuava elevada – uma vez que a planta industrial era pesada e a necessidade de investimentos em propaganda era alta - o que limitava a participação de novos entrantes para uma produção massiva de automóveis. 
A produção de carros elétricos ainda não era massiva e pouco explorada pelos grandes competidores, também decorrente da necessidade de se enfrentar questões associadas à reposição e manutenção das baterias elétricas.
2. Avalie a atratividade do setor para novos entrantes, como a Tesla
A Tesla estava interessada em penetrar em um mercado em expansão diante de uma necessidade de mobilidade cada vez maior. O ambiente de negócios formava um apelo em prol da sustentabilidade, com debates em torno da utilização de combustíveis fósseis e avanços tecnológicos em torno dos custos associados às baterias elétricas. 
A porta de entrada era ancorada pela estratégia da inovação. Em um mercado como o automobilístico, onde há um modelo estratégico tradicional e que foi eficaz para muitas companhias ao longo de muitos anos, era necessário criar parcerias para aspectos de fabricação, revisitar conceitos de distribuição apoiada em revendedoras locais e ainda em parcos investimentos em publicidade que deveria ser apoiada pela credibilidade e reputação da própria experiência dos seus clientes e utilizando a própria mídia para reverberar seus produtos. 
3. Como a Tesla conseguiu entrar na indústria? Quais os principais fatores que
viabilizaram a entrada da empresa pelos modelos de Tesla?
A Tesla posicionou-se como uma empresa diferenciada e líder de tecnologia, fabricante e vendedora de veículos elétricos de alto desempenho por meio de um modelo de negócio suportado por uma única linha de produção de um único carro voltado a um segmento-nicho de consumidores de alto padrão e formadores de opinião (Modelo Roadster). A estratégia de negócio focava em alto ticket, baixa produção e clientes de valor. Firmando parcerias estratégicas para enfrentar as questões associadas às baterias elétricas – com a Panasonic – a Tesla modificou a dinâmica de enfrentamento que suas antecessoras deram a esta questão. 
4. Avalie a mudança na estrutura da indústria em termos de:
• Barreiras de entrada – aumenta a barreira de entrada sob o aspecto do componente tecnológico envolvido na produção de veículos elétricos.
• Rivalidade – aumenta a capacidade de coordenação a partir da proposição de parcerias e modelo de negócio próprio. 
• Clientes e distribuidores – introduz conceito de venda direta, reduzindo poder de barganha de revendedores e clientes.
• Fornecedores – introduz conceito de parceria, reduzindo o poder de barganha dos fornecedores.
5. Destaque 2 principais recursos/capacidades da Tesla para entrar e competir
neste mercado
• Analise os recursos (valor, raridade/imitabilidade) vis-a-vis os competidores
A Tesla detinha alto conhecimento tecnológico e ainda inovou ao crias um serviço de valor adicional para a venda a terceiros de seus competidores (Toyota e Daimler). 
Adicionalmente detinha uma força de trabalho altamente especializada, com origem no Vale do Silício, consolidando aspectos diferenciados aos talentos humanos.

Continue navegando