Buscar

teste de conhecimento etica na saude 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1.
		Os danos produzidos em crianças e adolescentes por influência, ou interferência negativa, capaz de formar no menor sentimentos autodestrutivos, de formações de caráter ou moral, se configurando através de condutas de rejeição, hostilidade, frieza, agressões verbais, depreciação, discriminação, exigências incompatíveis com a idade ou condições da criança ou adolescente, são categorizados como danos de natureza:
	
	
	
	Sexual.
	
	
	Negligente.
	
	
	Econômica.
	
	
	Física.
	
	
	Psicológica.
	
Explicação:
São considerados Psicológicos os danos produzidos em crianças e adolescentes por influência, ou interferência negativa, capaz de formar no menor sentimentos autodestrutivos, de formações de caráter ou moral, se configurando através de condutas de rejeição, hostilidade, frieza, agressões verbais, depreciação, discriminação, exigências incompatíveis com a idade ou condições da criança ou adolescente.
 
	
	
	
	 
		
	
		2.
		O ECA (Estatudo da Criança e do Adolescente) relaciona quatro tipos de maus tratos aplicados contra esse público. Não está previsto nesse estatuto casos de maus tratos:
	
	
	
	Psicológicos.
	
	
	Sexuais.
	
	
	Por negligência.
	
	
	Escolares.
	
	
	Físicos.
	
Explicação:
Maus tratos em ambiente escolar se enquadram na verdade nos demais tipos relacionados, qual seja: físicos, psicológicos, sexuais e por negligência.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Em vigor desde 2014, a Lei Menino Bernardo, mais conhecida como Lei da Palmada, tem como objetivo:
	
	
	
	garantir a proteção à criança e ao adolescente, prevista por lei, evitando que  sejam vítimas de violência doméstica praticada por pais ou cuidadores.
	
	
	garantir a proteção à criança e ao adolescente, prevista por lei, evitando que sejam vítimas de abandono e negligência praticada por pais ou cuidadores.
	
	
	garantir a proteção à criança e ao adolescente, prevista por lei, evitando que sejam vítimas do trabalho infantil.
	
	
	garantir a proteção à criança e ao adolescente, prevista por lei, evitando que sejam vítimas de discriminação racial por parte de educadores.
	
	
	garantir a educação de crianças e adolescentes, prevista por lei, evitando que sejam vítimas da evasão escolar.
	
Explicação:
Em vigor desde 2014, a Lei Menino Bernardo, mais conhecida como Lei da Palmada tem como objetivo  garantir a proteção à criança e ao adolescente, prevista por lei, evitando que ele sejam vítimas de violência doméstica praticada por pais ou cuidadores. Lei da Palmada é o nome informal da lei nº 13.010/2014 que proíbe o uso de castigos físicos ou tratamentos cruéis e degradantes contra crianças e adolescentes no Brasil. Também conhecida por Lei do Menino Bernardo, a Lei da Palmada define como castigo físico qualquer tipo de ação punitiva em que seja aplicado o uso da força física, resultando em sofrimento e lesão corporal. Já o tratamento degradante e cruel estaria relacionado com o ato de humilhar, ridicularizar ou ameaçar gravemente a criança ou o adolescente.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Lucas é gestor de uma unidade hospitalar e ele tem que lidar com muitas negociações e conflitos simultaneamente, que vão desde problemas de pessoal a problemas financeiros. Ele quer investir na humanização hospitalar, mas vem enfrentando dificuldades. Diante do exposto, é correto afirmar, que Lucas:
	
	
	
	Deve investir estritamente nas relações com seu pessoal administrativo.
	
	
	Precisa investir somente nas relações com a equipe de saúde.
	
	
	Deve investir estritamente nas relações com seus fornecedores.
	
	
	Precisa investir somente nas relações com os pacientes.
	
	
	Precisa investir na humanização das próprias relações institucionais.
	
Explicação:
O relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho é complexo, pois relaciona o autoconhecimento, empatia, autoestima, cordialidade, ética e principalmente a comunicação. Logo, faz-se necessário conhecer e entender o comportamento humano dentro das organizações e compreender a importância da socialização dentro do trabalho, visto que o grande desafio para o ser humano é conciliar a ternura, a cordialidade, e o cuidado à sua ocupação. (CARDOSO; SILVA, 2014).
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A respeito do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) leia as afirmativas a seguir e marque a resposta correta: I - O ECA define a prática de maus-tratos como sendo toda ação ou omissão que prejudique o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de dignidade e de liberdade. II - A violência doméstica, por sua vez, é concebida como aquela praticada por ato ou omissão dos pais, parentes ou responsáveis, contra a criança ou adolescente que possa vir a promover dano físico, sexual ou psicológico à vítima. III - O Estatuto da Criança e do Adolescente não prevê nenhum tipo de sanção aos pais agressores e não visa proteger a criança de maus-tratos. Está correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	III
	
	
	I, II e III
	
	
	II e III
	
	
	I e II
	
	
	I e III
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A respeito da ética aplicável à função do profissional de saúde, leia as afirmativas abaixo e marque a resposta correta: I - Os profissionais de saúde devem participar ativamente dos atos de tortura e tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes de presos ou pessoas em restrição de liberdade. II - Presenciar maus-tratos, abusos ou comportamentos degradantes é normal e cotidiano, devendo o profissional de saúde se manter em silêncio para não se prejudicar. III - O profissional de saúde pode ser transformado em cúmplice de crime contra o outro ao não denunciar os maus tratos que presenciar. Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	II
	
	
	I
	
	
	II e III
	
	
	I e II
	
	
	III
	
	
	
	 
		
	
		7.
		A violência, em diferentes formas, é um fenômeno que se estabelece por inúmeros fatores e que atinge a realidade familiar, compondo, atualmente, grave ameaça à vida. Conforme o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), anualmente, 6,5 milhões de crianças sofrem algum tipo de violência doméstica no país. No Brasil, 18 mil são espancadas diariamente (http://www.scielo.br/pdf/rlae/v14n4/pt_v14n4a23.pdf). O Senado brasileiro, em 2014, aprovou uma Lei, denominada Lei da Palmada, ou Lei do Menino Bernardo, que:
	
	
	
	proíbe que os pais interfiram na educação dos filhos, deixando-a sob responsabilidade da escola.
	
	
	proíbe o diálogo entre pais e crianças e adolescentes, considerando os padrões tradicionais como os ideais para a educação dos filhos.
	
	
	proíbe que os pais participem de reuniões e associações escolares, dando à escola responsabilidade exclusiva sobre a educação das crianças.
	
	
	proíbe o uso de castigos físicos ou tratamentos cruéis e degradantes contra crianças e adolescentes no Brasil.
	
	
	proíbe que pais adotivos eduquem crianças que não sejam seus filhos biológicos.
	
Explicação:
Lei da Palmada é o nome informal da lei nº 13.010/2014 que proíbe o uso de castigos físicos ou tratamentos cruéis e degradantes contra crianças e adolescentes no Brasil. Também conhecida por Lei do Menino Bernardo, a Lei da Palmada define como castigo físico qualquer tipo de ação punitiva em que seja aplicado o uso da força física, resultando em sofrimento e lesão corporal. Já o tratamento degradante e cruel estaria relacionado com o ato de humilhar, ridicularizar ou ameaçar gravemente a criança ou o adolescente.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Uma mãe agride sua filha de 8 anos verbalmente, a xingando e dizendo que ela é burra, que nunca servirá para nada. Não deixa a menina falar ou brincar, solicitando coisas que ela ainda não consegue fazer. Relacionando o caso descrito com o ECA, pode-se afirmar que:
	
	
	
	A partir do momento que uma mulher tem um filho, a criança é propriedade dela, que pode trata-la como quiser.
	
	
	A criança precisa ter garantido apenas alimentação adequada e um teto para morar,o resto não é relevante.
	
	
	A mãe está certa em tratar a menina assim, pois ela precisa aprender a se comportar.
	
	
	A menina sofre violência psicológica, que também é um tipo de maus-tratos.
	
	
	A agressão psicológica não é considerado um tipo de maus-tratos.

Continue navegando