Buscar

Bioquímica - Gliconeogênese e o Desvio das Pentoses

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PERGUNTAS BIOQUÍMICA - NUTRIÇÃO
1. (CESGRANRIO/2004) A partir da figura abaixo, responda. *
A. glicólise, gliconeogênese e Ciclo de Krebs.
B. Ciclo de Krebs, glicólise e via das pentoses.
C. gliconeogênese, glicólise e via das pentoses.
D. gliconeogênese, glicólise e β-oxidação de ácidos graxos.
E. Ciclo de Krebs, glicólise e fosforilação oxidativa.
2. (IFMG/ EBTT/ 208) Na maioria dos tecidos, a glicose-6-fosfato é convertida em piruvato pela glicólise. Entretanto, a glicose-6-fosfato pode ser transformada em ribose-5-fosfato pela via das pentoses-fosfato. Marque a alternativa CORRETA sobre essa via bioquímica. *
A. Cada glicose-6-fosfato que é metabolizada na via das pentoses-fosfato produz uma ribose-5-fosfato e 1 NADH.
B. O NADH, que também é produzido na via das pentoses-fosfato, é um doador de elétrons utilizado em reduções biossintéticas e para contrapor os efeitos deletérios dos radicais de oxigênio.
C. A ribose-5-fosfato é utilizada para produzir ácidos nucleicos, ATP e transportadores de elétrons
D. Na fase não oxidativa, as enzimas transaldolase e transcetolase convertem a glicose-6-fosfato em ribose-5-fosfato.
E. As enzimas da via das pentoses-fosfato localizam-se no citosol e na matriz mitocondrial.
3. (CESPE/ SESA-ES/ 2013) Em relação ao metabolismo energético das células, é correto afirmar que *
A. a via das pentoses engloba uma fase oxidativa, que tem início com a glicose-6-fosfato e gera NADPH, e uma fase não oxidativa.
B. a captação de ATP pela célula configura-se em uma etapa crucial para a geração de energia celular.
C. a acetil-CoA é um produto intermediário da glicólise, que pode seguir vias metabólicas distintas, a depender dos organismos e da condição celular, podendo gerar aldeído acético ou lactato.
D. o ciclo de Krebs é um mecanismo para geração de energia, evolutivamente conservado, sendo encontrado em bactérias aeróbicas, fungos, plantas e até mesmo no homem.
4. (COVEST-COPSET/ HC-UFPE/ 2010) Nos longos períodos de jejum e na inanição, a glicose precisa ser formada a partir de outras fontes, sem ser carboidratos, por um processo conhecido como gliconeogênese. Qual das substâncias abaixo não atua como substrato para a gliconeogênese? *
A. Ácido graxo
B. Glicerol
C. Lactato
D. Piruvato.
E. Aminoácidos
5. O papel central da glicose no metabolismo surgiu cedo na evolução. Em seres-humanos, alguns tecidos dependem quase completamente deste carboidrato para sua energia metabólica. Apesar do organismo possuir um estoque capaz de manter as necessidades orgânicas por um determinado período, durante períodos de jejum mais longos ou após exercício vigoroso esse estoque pode se esgotar. Para esses períodos, os organismos precisam de um método para sintetizar glicose a partir de precursores que não são carboidratos, utilizando uma via metabólica chamada Gliconeogênese. Sobre esse processo metabólico é CORRETO afirmar: *
A. Glucagon ou a adrenalina reduzem a concentração de frutose-2,6-bisfosfato pela redução da concentração de AMP cíclico, inibindo a gliconeogênese. Já a insulina aumenta a concentração de AMP cíclico ativando a gliconeogênese para produção de glicogênio e consequente armazenamento de glicose.
B. Em humanos, a gliconeogênese ocorre predominantemente no fígado utilizando lactato, aminoácidos e ácidos graxos como substratos principais.
C. A xilulose-5-fosfato, produzida na via das pentoses fosfato, ativa gliconeogênese por ativar a produção de frutose2,6-bisfosfato, aumentando a produção de acetil-CoA e consequentemente a síntese de ácidos graxos.
D. Para evitar um ciclo fútil com produção e consumo simultâneo de ATP, a glicólise e a gliconeogênese são reguladas coordenadamente, sendo que AMP inibe frutose-1,6-bisfosfatase e ativa fosfofrutoquinase 1.
E. Para garantir a inibição da gliconeogênese, citrato e ATP possuem um efeito ativador alostérico na fosfofrutoquinase, ativando a via glicolítica durante um período de jejum, garantindo a produção energética celular mesmo em baixas concentrações de glicose.

Outros materiais