Buscar

DIAGNÓSTICO RH (1) (3)22

Prévia do material em texto

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Thiago Menezes Generoso
RELATÓRIO PARCIAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Valença
2019
Thiago Menezes Generoso
RELATÓRIO PARCIAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Relatório de Estágio Curricular Supervisionado apresentado como parte das exigências para conclusão do curso de bacharelado em Administração, da Fundação Educacional Dom André Arcoverde.
Orientador: Tauller Matos
DIAGNÓSTICO DA GESTÃO DE RH DE UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE CERVEJA DE BARRA MANSA-RJ
Com grande importância na organização, o planejamento da área de Recursos Humanos da perceberam que o investimento e o planejamento estão se tornando um diferencial para o negócio.	
Diante disso, o presente artigo teve por objetivo realizar um diagnóstico da administração de recursos humanos em um centro de distribuição do ramo de cervejaria localizada no município de Barra Mansa/RJ.
Para tal a metodologia consistiu em pesquisa exploratória, qualitativa com estudo de caso sendo que as informações foram coletadas a partir de uma entrevista semiestruturada no decorrer de um mês. Dentre os pontos fortes identificados, destaca-se: contratação através de entrevistas com candidatos cadastrados num programa de cadastramento da empresa, convênios e benefícios complementares ao salário.	
Constatou-se que a gestão de recursos humanos da empresa analisada é feita de forma eficaz porém há pontos a melhorar, em especial a falta de autonomia para tomada de decisões, talvez por se tratar de uma filial de um grande grupo nacional. 
Caracterização da Empresa
Conforme citado anteriormente, a empresa analisada está localizada na cidade de Barra Mansa – RJ, sendo uma instituição configurada como indústria do ramo de bebidas.	
A empresa como um todo tem fabricação própria, ou seja, esse produto fabricado é enviado para as unidades da organização de nível operacional, onde o produto é vendido para PDV’s (Ponto de Vendas) cadastrado no banco de clientes. 
A estrutura organizacional da empresa analisada engloba: Gerente Geral, Gerente de Vendas, Supervisor Administrativo e Logística subdivido em grupos conforme o organograma abaixo.
Diagnóstico da Gestão de Recursos Humanos
O quadro de funcionários da empresa analisada é composto por colaboradores efetivos, distribuídos entre 39 pessoas no setor comercial, 29 no setor administrativo (sendo 8 jovens aprendizes) e 92 no setor comercial, totalizando 190 colaboradores.	
A efetivação de colaboradores ocorre através da seleção de currículos no banco de dados e uma entrevista com os mesmos. Estas seleções ocorrem por meio de entrevistas, provas teóricas, provas práticas, no caso dos motoristas.
Com relação aos salários e benefícios, os colaboradores efetivos têm seu salário pago no último dia útil do mês.
 Quanto à higiene e segurança no trabalho, existem algumas regras padronizadas com relação à serviços de limpeza:
• O pátio é limpo fora do período de circulação de funcionários devido aos riscos de acidentes. 
• Os escritórios são limpos todos os dias durante o horário de expediente e são colocados avisos/placas indicando piso molhado e/ou necessidade de atenção.
A empresa tem instituído seu Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), ao qual compete à função de realizar campanhas e programas, como por exemplo: preventivos de segurança e saúde no trabalho, riscos ambientais, de controle médico de Saúde Ocupacional, prevenção e atuação em incêndios, bem como sensibilização quanto à prevenção de acidentes, notificações e autuações relativas à segurança é saúde no trabalho e relacionamento com órgãos de fiscalização referentes à segurança e saúde no trabalho e sendo referência de C.I.P.A entre as unidades e reconhecida como exemplo de boas práticas.
A partir da análise dos dados obtidos, elaborou-se um quadro referente aos pontos fortes e fracos do setor de Recursos Humanos da empresa, conforme indicado a seguir:
Pontos Fortes
- Testes seletivos para substrução de nível hierárquico;	
- Remuneração pertinente ao cargo.	
- Boa comunicação;	
- Elaboração de treinamentos alinhados às necessidades da empresa;
- Análise de dados para definir contratações e promoções. 
Pontos a melhorar:	
- Autonomia para resolver problemas.
A partir do Quadro, constata-se que um dos pontos a melhorar na gestão de recursos humanos da empresa analisada refere-se à autonomia. Por se tratar de uma unidade de distribuição, apesar de estar em expansão, as tomadas de decisão do RH dependem do aval de colaboradores do Corporativo. 
Considerações Finais
O presente artigo teve por objetivo realizar um diagnóstico do setor de Recursos Humanos de uma unidade de distribuição localizada no município de Barra Mansa/RJ. A empresa já está estabilizada mas, apresenta potencial para desenvolvimento e crescimento de suas operações e de seu portfólio de produtos e clientes. Além da estabilização, outras características foram identificadas no decorrer do diagnóstico realizado, tanto na gestão da organização quanto na área específica analisada, recursos humanos. E são fatores que auxiliam na gestão da organização com vistas à obtenção de resultados positivos.
Apesar disso, alguns aspectos negativos foram identificados, os quais merecem atenção por parte da alta administração da empresa.
Gerente Geral de Unidade
Gerente de Vendas
Supervisor 
Administrativo
Vendedores e promotores
RH, Financeiro, Caixa e Serviços Terceirizados
Logística
Motoristas e 
Ajudantes de distribuição

Continue navegando