Buscar

AVA 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nome: Beatriz Cação Silva
Matricula: UC18100752
AVA 5
1. Defina moldagem funcional. 
· A moldagem funcional consiste em duas etapas - o selamento periférico e a moldagem funcional propriamente dita - e tem como objetivos reproduzir os tecidos da área chapeável e determinar a extensão da prótese total. Esse procedimento tem a finalidade de permitir a estabilidade e retenção da futura prótese por meio de um vedamento em toda a periferia da prótese, com o confinamento de uma fina película de saliva entre a prótese e a fibromucosa, que por sua vez promove uma menor pressão atmosférica, contribuindo para a retenção. 
2. Após que etapa clínica é realizada a moldagem anatômica?
· É a primeira moldagem, também chama de moldagem preliminar.
3. Quais os objetivos da moldagem funcional?
· Tem como objetivos reproduzir os tecidos da área chapeável e determinar a extensão da prótese total
4. Cite 3 técnicas de moldagem funcional e destaque a indicada para a maioria dos rebordos.
5. A moldagem funcional é dividida em duas etapas. Quais são elas?
· Selamento periférico e a moldagem funcional propriamente dita.
6. O que devemos observar durante o ajuste das moldeiras individuais superiores e inferiores e como proceder? 
· Tamanho: No sentido frontal, as moldeiras devem abranger totalmente os rebordos alveolares, sendo que, para a superior na zona posterior deve cobrir ambas as tuberosidades, partindo dos dois sulcos hamulares e a linha vibratória e na região anterior totalmente o rebordo alveolar A borda posterior não deve ultrapassar a Linha do Ah. A moldeira inferior deve cobrir as extremidades da mandíbula, ou seja, as papilas piriformes, lateralmente a linha oblíqua externa, lingualmente a linha milohióidea. Na região anterior deve cobrir totalmente o rebordo alveolar residual. 
· Contorno: Deve contornar adequadamente a área chapeável e ficar adaptada à forma dos tecidos. As bordas da moldeira devem descrever aproximadamente o contorno do fundo do sulco. 
· Espaço entre a moldeira e a mucosa: Deve haver um espaço uniforme destinado ao material de moldagem entre a moldeira de estoque e a mucosa. Este espaço pode ser verificado colocando a moldeira na boca e movimentando a moldeira. 
· Adaptação: A moldeira deve ser bem adaptada, de modo que o contorno da moldeira se adapte ao contorno da superfície. Não deve fazer pressões excessivas sobre os tecidos. É importante que a moldeira fique centralizada em relação ao rebordo alveolar residual.
7. Quais as finalidades do selamento palatino posterior? 
· O selamento ou fecho ou vedamento periférico tem por finalidade proporcionar uma relação íntima da borda da moldeira com o fundo de vestíbulo, impedindo a passagem de ar entre a base da prótese e a mucosa.
8. Acerca da moldagem funcional, quais os materiais mais utilizados na clínica para a realização do selamento periférico e da moldagem propriamente dita?
· Selamento Periérico: godiva de baixa fusão, o silicone pesado, a cera periférica e a resina termoplástica.
· Moldagem propriamente dita: podem-se utilizar materiais anelásticos: como a godiva, pasta zincoeugenólica e elásticos, como o silicone, polissulfetos e poliester.
9. Descreva como realizar o selamento periférico superior e inferior com godiva de baixa fusão, citando uma das sequencias de incrementos de godiva. Evidencie o movimento que deve ser realizado para cada área respectivamente até a conclusão do selamento. Não esquecer dos testes de retenção e estabilidade também. 
· O primeiro passo antes de proceder o selamento periférico consiste no ajuste da moldeira individual em boca para verificar se há sobreextensão da mesma. A borda da moldeira deve manter uma distância de 2 a 3 mm do fundo de vestíbulo, exceto na região de término posterior na maxila. Dessa forma, é viabilizado o espaço para o material de moldagem e, por sua vez, a passividade da moldeira e, consequentemente da futura prótese, sobre o rebordo. Dentre os materiais propostos para a obtenção do selamento periférico, incluem-se o silicone pesado a godiva de baixa fusão, a cera e a resina termoplástica19. O silicone possui a vantagem de estabilidade dimensional, fácil manipulação e inserção na borda da moldeira, de forma que toda a extensão do fundo de vestíbulo é moldada de uma vez, diferente da godiva que geralmente possui aplicação segmentada na borda da moldeira. Além disso, outra vantagem diz respeito à godiva requerer uma plastificadora para adquirir fluidez, que pode estar associada a grande contaminação cruzada pelo continuo uso com vários pacientes. Por fim, o silicone possui facilidade de corte quando comparado com a godiva, que pode quebrar se houver necessidade de recorte de uma pequena parte da mesma. Contudo, as desvantagens do silicone incluem o alto custo, a necessidade de adesivo adequado e de retenções na borda da moldeira para aumentar a sua retenção a esta.
10. Quais as características a godiva do selamento periférico deve apresentar para considerarmos que a moldagem foi realizada adequadamente? 
· Um parâmetro de avaliação do correto selamento periférico com godiva de baixa fusão consiste na aparência do material após a moldagem. Como regra, a godiva deverá apresentar espessura adequada, contorno arredondado e superfície fosca e sem dobras ou rugosidades.
11. Durante a avaliação do molde funcional alguns defeitos não podem ser corrigidos. Cite esses defeitos.
· Bolhas
· Certas retrações 
· Deformações inerentes aos materiais e as condições em que eles são trabalhados
12. Comente sobre a importância do encaxotamento lateral do molde funcional. 
· É importante para que haja individualidade da moldagem para cada paciente. Sem essa técnica não é possível que encaixe perfeitamente na oca do paciente.

Outros materiais