Buscar

Exercício do Estudo Dirigido - Integrada II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Quais os objetivos do uso do delineador em PPR?
Determinar o eixo de inserção e remoção adequada da prótese, a direção em que a PPR se desloca, desde o ponto do primeiro contato de suas partes com os dentes pilares, até a posição total de repouso; verifica também o posicionamento correto dos constituintes da PPR, por meio do traçado da linha do equador protético. Ainda analise o contorno dos tecidos moles e duros, prevenindo que ocorra lesões. 
2. Quais os fatores que influenciam a seleção do eixo de inserção e remoção?
Observar a retenção, se está equilibrada ou não. Analisar se as forças estão favoráveis a prótese e aos tecidos de suporte. 
3. O método classificatório que prevaleceu e continua sendo utilizado de forma ampla é a classificação de Kennedy. Conceitue e exemplifique?
O método de classificação de Kennedy tenta classificar as arcadas parcialmente desdentadas de um modo que sugere certos princípios de desenho da prótese para cada situação: Classe I: área desdentada bilateral, localizada posterior aos dentes naturais (dento-muco-suportada) Classe II: área desdentada unilateral, localizada posterior aos dentes naturais (dento-muco-suportada) Classe III: área desdentada unilateral intercalada com os dentes naturais, tanto posterior como anterior (dento-suportada) Classe IV: área desdentada bilateralmente anterior aos dentes naturais, cruzando a linha média.
4. Num planejamento de PPR, qual a regra usada para a localização dos apoios?
• Todos os dentes vizinhos ao espaço protético recebem apoio; 
•. Nas extremidades livres o apoio é localizado na mesial, ou seja, ele é colocado na oclusomesial. 
•. Nas áreas dentosuportadas, o apoio é vizinho ao espaço protético. 
Ex: Classe III
5. Existem vários tipos de Grampos em PPR, classifique-os segundo sua ação e dê exemplos?
Grampos circunferenciais:
· Grampo M.D (Mesial, Distal) ou Equipoise: Grampo mais discreto da família dos circunferenciais, indicado para Classe III ou IV de Kennedy, não pode ser indicado para extremidade livre.
· Grampo Geminado, Ackers Duplo ou Bonwill: Combinação de dois grampos circunferenciais de Ackers, com a particularidade de criar uma retenção anteriore outra posterior.
Grampo tipo Barra (por ação de ponta):
· Grampo de Roach (T): Indicado sobre pré-molares na Classe III de Kennedy.Roach idealizou cinco formas básicas de grampos a barra, dando-lhes nomes de acordo com a forma: T, U, L, I, C.
· Grampo RPI ou API (Apoio, Placa proximal, Grampo em forma de I): Indicado para casos de extremidade livre, devido seus três componentes, ele dá flexibilidade nas selas através do conector maior, função similar ao grampo de ação posterior.

Outros materiais