Buscar

Taxa Mínima de Atratividade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE SÃO TOMÁS DE MOÇAMBIQUE
FACULDADE DE ÉTICA CIÊNCIAS HUMANAS E JURÍDICAS
CURSO: ECONOMIA
DISCIPLINA: ANÁLISE E GESTÃO DE PROJECTOS DE INVESTIMENTO
DOCENTE: EDSON DAVID
4º ANO 5º SEMESTRE (LABORAL) – 2020 I SEMESTRE
TAXA MÍNIMA DE ATRACTIVIDADE
O que é Taxa Mínima de Atractividade, (TMA)?
A Taxa Mínima de Atratividade é um conceito muito importante aplicado na análise de investimentos. Trata-se de uma taxa de juros que representa o mínimo que o investidor se propõe a ganhar quando aplica seus recursos, ou o máximo que uma entidade está disposta a pagar quando faz um financiamento.
Imagine que uma empresa de varejo tenha dez lojas, mas queira expandir seu negócio, abrindo mais duas unidades. Para isso, a empresa terá de fazer um investimento que será direcionado aos gastos com o ponto, reservas para capital de giro, estoques, etc.
Por que uma companhia toma uma decisão assim? Geralmente, ela tem uma expectativa de que haverá crescimento nos lucros por conta do investimento e, como consequência, um crescimento do fluxo de caixa gerado pelo negócio.
A relação que existe entre o investimento feito no presente (em uma data que chamamos de “Data 0”) e o crescimento do fluxo de caixa em datas futuras é o que chamamos de taxa de retorno do investimento. Em outras palavras, essa taxa mostra quanto dinheiro vai ganhar considerando o investimento que fez.
Quanto maior for o aumento do fluxo de caixa em relação ao investimento feito, maior será a taxa de retorno. Ao estimar a taxa de retorno e comparar com a aplicação que pretende fazer, a empresa pode decidir se o novo projeto é viável.
O investimento só será levado adiante se o crescimento no fluxo de caixa advindo da construção das duas novas lojas for grande o bastante para compensar o dinheiro aplicado inicialmente. Portanto, concluímos que existe uma taxa mínima de atratividade que o investidor considera para tomar a decisão de executar ou não um projeto.
Podemos definir a Taxa Mínima de Atratividade, ou simplesmente TMA, como o retorno mínimo que o investidor espera ter em relação a um investimento.
Definir a TMA é uma questão muito polêmica, pois não há uma regra específica para isso.
É muito comum utilizar como parâmetro uma taxa de risco baixa do mercado financeiro, como por exemplo a da caderneta de poupança e acrescer uma taxa de risco, formando assim a TMA.
Mas como definir a taxa de risco? É aí que entra a grande polêmica!
Essa definição vai variar de investidor para investidor. Utilize como base o momento econômico do país, da sua região, a probabilidade de algo fora do esperado acontecer, a possibilidade de perder o capital investido, o seu grau de conhecimento em relação ao negócio, até mesmo o sucesso ou fracasso dos seus concorrentes ou negócios parecidos com o seu podem ser levados em consideração nesse momento.
Enfim, você terá que analisar os fatores que mais se aplicam ao seu negócio e transformar isso em uma taxa percentual. Lembrando que é importante haver uma coerência nesse percentual escolhido.
Conseguindo mensurar essa taxa de risco, é bem simples compôr a TMA, veja um exemplo:
Composição da TMA
Poupança (0,5% a.m) = 6,17% a.a
Risco = 11,83% a.a
TMA = 18% a.a
Está vendo como é fácil definir a TMA? Nesse caso foram usados valores aleatórios da taxa de risco apenas para dar um exemplo.
Agora vamos supor que eu esteja analisando a viabilidade de abrir uma loja virtual, mas não sei nada sobre esse setor, não conheço nenhum fornecedor confiável e há pouca mão-de-obra qualificada em minha região, isso não seria um risco?
E porque não classificar o quão influente é esse risco em relação à esse negócio que eu estou analisando? Como por exemplo: alta influência, aumentar 5% na taxa de risco; média influência, aumentar 2%; baixa influência, aumentar 0,5% ?
Esse pode ser um caminho para você conseguir definir uma taxa de risco realista e consequentemente uma TMA coerente.
Uma outra coisa que você deve entender é que a Taxa Mínima de Atratividade pode mudar conforme o tempo passa. Se no caso acima eu não conhecia nenhum fornecedor confiável para o meu negócio e agora eu conheço vários, então esse fator não deveria mais entrar na taxa de risco, concorda?
Não esqueça que a TMA sozinha não significa nada, mas será extremamente importante na hora de calcular o VPL, ou comparar com a TIR, TMR, etc
Então um conselho:
Analise bem a sua taxa mínima de atratividade, pois escolher um valor absurdo poderá fazer com que a sua análise do investimento se torne completamente inviável quando o negócio na verdade é viável, ou ao contrário você pode se enganar achando que é um baita negócio, mas na verdade é uma grande furada.

Continue navegando