Buscar

texto 9

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“[...] todos os falantes, mesmo quando se acreditam monolíngues (que não conhecem “línguas estrangeiras”), são sempre mais ou menos plurilíngues, possuem um leque de competências que se estendem entre formas vernaculares e formas veiculares, mas no quadro de um mesmo conjunto de regras linguísticas.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:CALVET, L-J. Sociolinguística: uma introdução crítica. São Paulo: Parábola Editorial, 2002. P. 114.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior, são fatores textuais de ordem interna:
Nota: 10.0
	A	
informatividade e situacionalidade.
	B	
coesão e intertextualidade.
	C	
coesão e coerência.
Você acertou!
“O segundo grupo, por sua vez, é constituído por dois fatores: a coesão e a coerência [...] o segundo grupo, de ordem interna, relacionado à organização das partes do texto.” Livro-base, p. 69.
	D	
coerência e intencionalidade.
	E	
aceitabilidade e informatividade.
Questão 2/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A língua permeia tudo, ela nos constitui enquanto seres humanos. Nós somos a língua que falamos. Assim, uma vez que a língua está em tudo e tudo está na língua, o professor de português é professor de tudo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BAGNO, M. Preconceito Linguístico. O que é como se faz. Rio de janeiro: Loyola, 1999. p. 168. 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior, a “direção de sentido” e o “contexto interlocutivo” correspondem aos fatores pragmáticos de textualidade denominados:
Nota: 10.0
	A	
intencionalidade e situacionalidade
Você acertou!
“Diante disso, vamos entender o termo intencionalidade como “direção de sentido. [...] Situacionalidade é o contexto interlocutivo em que se realiza o texto” (livro-base, p. 70-71).
	B	
intencionalidade e intertextualidade.
	C	
aceitabilidade e situacionalidade.
	D	
intertextualidade e registro.
	E	
aceitabilidade e intencionalidade.
Questão 3/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Assim como uma frase, ou até mesmo uma única palavra, pode expressar vários pensamentos, um único pensamento pode ser expresso por meio de uma única palavra ou por meio de várias frases”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOUZA, S. J. Infância e linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamim. Campinas: Papirus, 1994. p. 135.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior, é correto afirmar sobre os “relatórios”:
Nota: 10.0
	A	
obedecem uma estrutura fixa e não admitem subjetividade por parte do relator.
	B	
ao contrário dos demais gêneros, o relatório independe do diálogo que o escritor mantém com o leitor.
	C	
o relatório é construído pelo uso da forma composicional da “argumentação”.
	D	
há pouco espaço para descrições nos relatórios formais.
	E	
são difíceis de serem definidos, por serem flexíveis quanto às suas funções sociocomunicativas e seus aspectos formais.
Você acertou!
“Ao contrário de outros gêneros mais facilmente reconhecidos [...], os relatórios são mais flexíveis, e por isso mais difíceis de serem definidos” (livro-base, p. 85).
Questão 4/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia o fragmento de texto a seguir:
“O exercício cotidiano é a única garantia para escrever com fluência. [...] Aprendemos a escrever com a prática, o trabalho árduo, a repetição de tentativas e erros, o sucesso e o fracasso, e com os livros que admiramos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DI NIZZO, R. Escrita criativa: o prazer da linguagem. São Paulo: Summus, 2008.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior, sobre o abstract assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	A	Através do abstract, o leitor pode saber o que está sendo pesquisado em sua área.
Você acertou!
Comentário: Apenas a última sentença é falsa: “O abstract deve oferecer ao leitor uma síntese clara do artigo que está sendo apresentado, dizendo [...] qual é o referencial teórico em que se fundamenta [...]. Um abstract bem elaborado facilita a interação entre os membros dessa comunidade [...]. O abstract, portanto, não pode ser lacônico ou pouco claro” (livro-base, p. 253).         
	B	
O abstract deve ser excessivamente curto ou conter informações vagas.
	C	O abstract deve mencionar, apenas, o referencial teórico que fundamenta o artigo científico.
	D	
O abstract é uma facilitação da leitura do artigo ao público não especializado.
	E	
O abstract é a parte que apresenta menos relevância na produção de um artigo.
Questão 5/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Um discurso pode se valer de outro ou de outros para sugerir novas orientações e/ou novos sentidos à uma obra. Mesmo que a obra possua suas próprias significações, orientações e conserve esta forma, sem alterar o que está estabelecido, o novo discurso vem retrabalhar a ideia mostrada. Um único discurso pode encontrar duas orientações de interpretações, duas vozes distintas, criando também uma pluralidade textual ou discursiva de vozes diferenciadas.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6134677. Acesso em: 09 out. 2019.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior, sabe-se que na construção ou na leitura de textos em geral, é possível perceber as relações de dependência existentes entre os textos, ou seja, quando um texto depende do conhecimento de outros textos. A partir dessa definição, indique a alternativa correta:
Nota: 10.0
	A	
Situacionabilidade
	B	
Intertextualidade
Você acertou!
Comentário: De acordo com o livro-base, a intertextualidade é a presença das relações de outros textos, na forma de relações de dependências, ou seja, o reconhecimento depende do conhecimento de outros textos. De forma implícita ou explícita, todo texto traz referências a outros enunciados da cadeia verbal. (Livro-base, p. 72)
	C	
Informatividade
	D	
Intencionalidade
	E	
Aceitabilidade
Questão 6/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Os gêneros textuais representam uma estabilização de comportamentos sociais padronizados e consagrados que produzem efeitos específicos. Seja na oralidade ou no letramento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCUSCHI, L.A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001. p. 44.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior, são exemplos de gêneros textuais que pertencem à esfera pública:
Nota: 10.0
	A	
o e-mail pessoal e os artigos de opinião.
	B	
as cartas em geral e o e-mail institucional.
	C	
o artigo de opinião e a carta do leitor.
Você acertou!
“A certa do leitor se situa entre os gêneros que pertencem à esfera pública e que podem ter grande circulação [...]. O artigo de opinião se encontra entre os gêneros que circulam na esfera pública, situado no contexto jornalístico [...]” (livro-base, p. 116,122).
	D	
a carta do leitor e o e-mail institucional.
	E	
o artigo de opinião e os e-mails em geral.
Questão 7/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A fala é a exteriorização psico-físico-fisiológica do discurso. Ela é rigorosamente individual, pois é sempre um eu quem toma a palavra e realiza o ato de exteriorizar o discurso”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FIORIN, J. L. Linguagem e ideologia. São Paulo: Ática,
2001. p. 11.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior, sobre a variação linguística, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	A	
A escolha de um modelo linguístico a ser seguido como padrão independe de fatores sociais e econômicos.
	B	
Apenas algumas línguas apresentam sistemas simbólicos ricos e complexos.
	C	
Rotular as pessoas de acordo com a maneira de que falam é um fator que contribui para o seu conhecimento.
	D	
A escola é obrigada a impor uma norma única, para desfavorecer as variações das classes menos privilegiadas.
	E	
As formas de falar e de escrever dos grupos que detêm o poder econômico e cultural acabam prevalecendo e servindo como modelo a ser seguido.
Você acertou!
Comentário: Vários sociolinguistas desmistificaram a ideia de uma língua ser melhor ou mais bela do que outras. Todas as línguas são sistemas simbólicos ricos e complexos. [...] Nesse sentido, em países estratificados como o Brasil [...] as formas de falar e de escrever dos grupos que detêm o poder econômico e cultural acabam prevalecendo e servindo como modelo a ser seguido. [...] A escola, historicamente, encarrega-se de reforçar essa ideia e impor aos alunos uma norma única [...] Reconhecemos e identificamos as pessoas por sua forma de falar. Rotulá-las em razão disso, porém, é preconceito” (livro-base, p. 28-29).
Questão 8/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia o fragmento de texto:
“É papel da escola, portanto, facilitar a ampliação da competência comunicativa dos alunos, permitindo-lhes apropriarem-se dos recursos comunicativos necessários para se desempenharem bem, e com segurança, nas mais distintas tarefas linguísticas.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BORTONI, Ricardo S.M. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. P. 74.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior a escrita é utilizada de forma significativa quando ocorre:
Nota: 10.0
	A	
com o intuito de dizer algo a alguém.
Você acertou!
“Os alunos têm desenvolvido, devido a uma necessidade de cumprir tarefa escolar, apenas a habilidade de preenchimento de folha em branco. Na verdade, nunca aprenderam a utilizar a escrita de forma significativa, ou seja, com o intuito de dizer algo a alguém.” Livro-base, p. 59.
	B	
de acordo com modelos canonizados.
	C	
com o escritor sendo capaz de grafar corretamente as palavras.
	D	
visando a precisão gramatical.
	E	
através da utilização de conceitos formais e complexos da gramática normativa.
Questão 9/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia o fragmento de texto a seguir:
“[...] ao trabalharmos as variedades linguísticas em sala de aula, estamos contribuindo para formar cidadãos capacitados para compreender e utilizar a linguagem adequadamente em seus diversos contextos [...]”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JESUS, A. L. de. Variação Linguística e Ensino: Contribuições para a Sala de Aula. In: ANAIS ELETRÔNICOS III ENILL. Itabaiana: 2012. http://200.17.141.110/pos/letras/enill/anais_eletronicos/2012/III_ENILL_Ariosvaldo_Leal.pdf.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior é correto afirmar que as variações linguísticas:
Nota: 10.0
	A	
ocorrem quando há desigualdades sociais, e a norma-padrão não é corretamente aprendida pelos falantes.
	B	
são sociais, culturais e históricas, uma vez que a língua se transforma com o tempo.
Você acertou!
“Além das variações sociais e culturais, as línguas apresentam variações no tempo. São realidades fundamentalmente históricas, [...] no sentido de que estão se construindo e reconstruindo a todo o tempo.” Livro-base, p. 34.
	C	
ocorrem em escala menor quando os falantes da língua são letrados e cultos.
	D	
podem ser uniformizadas com a gramática normativa.
	E	
tornam-se menos frequentes com a memorização das regras gramaticais.
Questão 10/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Em função da natureza eminentemente social das atividades realizadas pela língua, o próprio processo de produção dos enunciados não é encarado como um fato individual isolado, pois, conforme anunciam Bakhtin/Volochinov, “qualquer enunciação, por mais significativa e completa que seja, constitui apenas uma fração da corrente de comunicação verbal ininterrupta (concernente à vida cotidiana, à literatura, ao conhecimento, à política, etc.)”
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://saber.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/2257/1750. Acesso em: 09 out. 2019.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior, indique a alternativa que contempla os aspectos internos de enunciado:
Nota: 10.0
	A	
Contextos intencionais e interlocutores.
	B	
Receptor e destinatário.
	C	
Letra de música e interlocutores.
	D	
Sentença e livros.
	E	
Palavras, sentença, parágrafos.
Você acertou!
Comentário: De acordo com o livro-base, os aspectos internos de um enunciado, ou seja, as formas linguísticas que concretizam os enunciados verbais: as palavras e as sentenças, os parágrafos e as porções maiores de texto. (Livro-base, p. 62)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais