Buscar

texto 6

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia o fragmento de texto a seguir:
“[...] os falantes dominando um único idioma são plurilíngues dentro desse conjunto de regras linguísticas, ou seja, assumem diferentes estilos em relação à linguagem que utilizam [...]”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JESUS, A. L. de. Variação Linguística e Ensino: Contribuições para a Sala de Aula. In: ANAIS ELETRÔNICOS III ENILL. Itabaiana: 2012. http://200.17.141.110/pos/letras/enill/anais_eletronicos/2012/III_ENILL_Ariosvaldo_Leal.pdf.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior  e com os conceitos de heterogeneidade e preconceito linguístico, uma determinada variante de uma língua é considerada incorreta:
Nota: 10.0
	A	
de acordo com as regras de uma gramática universal.
	B	
de acordo com o grau de escolaridade dos falantes dessa variante.
	C	
de acordo com a precisão e coerência com que os falantes se expressam.
	D	
em função da variante escolhida e imposta como norma única.
Você acertou!
”Em termos de língua, existem o certo e o errado apenas quando elegemos arbitrariamente uma forma de falar e de escrever em detrimento das outras.” Livro-base, p. 28.
	E	
quando os falantes dessa variante não conhecem as regras da norma culta.
Questão 2/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“[...] todos os falantes, mesmo quando se acreditam monolíngues (que não conhecem “línguas estrangeiras”), são sempre mais ou menos plurilíngues, possuem um leque de competências que se estendem entre formas vernaculares e formas veiculares, mas no quadro de um mesmo conjunto de regras linguísticas.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:CALVET, L-J. Sociolinguística: uma introdução crítica. São Paulo: Parábola Editorial, 2002. P. 114.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior, são fatores textuais de ordem interna:
Nota: 10.0
	A	
informatividade e situacionalidade.
	B	
coesão e intertextualidade.
	C	
coesão e coerência.
Você acertou!
“O segundo grupo, por sua vez, é constituído por dois fatores: a coesão e a coerência [...] o segundo grupo, de ordem interna, relacionado à organização das partes do texto.” Livro-base, p. 69.
	D	
coerência e intencionalidade.
	E	
aceitabilidade e informatividade.
Questão 3/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A habilidade de escrever, assim como tantas outras, requer, antes de tudo, dedicação e perseverança azeitadas pelo gosto do trabalho com a palavra. Aprender algo novo leva tempo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DI NIZZO, R. Escrita criativa: o prazer da linguagem. São Paulo: Summus, 2008. p. 64.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior, um texto apresenta incoerência quando:
Nota: 10.0
	A	
apresenta informações antagônicas entre si.
Você acertou!
“o texto apresenta duas informações antagônicas entre si, gerando incoerência” (livro-base, p. 256).
	B	
não traz todas as informações necessárias.
	C	
não apresenta progressão textual.
	D	
são utilizados elementos coesivos inadequados.
	E	
não é feito o processo de reescrita.
Questão 4/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Em muitos cursos de ensino superior ou de pós-graduação, os artigos científicos servem também como documento final, caracterizando-se como monografia, trabalho de conclusão do curso (TCC), dissertação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SCHEIBEL, M. F.; VAISZ, M. L. (Orgs.). Artigo científico. Canoas: ULBRA, 2006. p. 57.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior, é correto afirmar sobre o artigo científico e seu âmbito de produção:
Nota: 10.0
	A	
o artigo científico circula em uma esfera de atividades mais ampla que os demais gêneros.
	B	
o conhecimento científico resulta de trabalho pautado na vida prática.
	C	
o artigo científico possui uma configuração informal e flexível.
	D	
uma das características do conhecimento científico é a provisoriedade.
Você acertou!
“A provisoriedade, provocada pela incessante busca e reflexão das pesquisas, é constitutiva da natureza das verdades científicas” (livro-base, p. 205).
	E	
os artigos científicos não estabelecem diálogo com as demais produções da comunidade científica em que estão inseridos.
Questão 5/10 - Escrita e Produção de Textos
Observe a propaganda a seguir:
 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior a propaganda acima faz referência direta a uma famosa animação infantil (Shrek). A este recurso damos o nome de:
Nota: 10.0
	A	
aceitabilidade.
	B	
intertextualidade.
Você acertou!
“Intertextualidade: [...] o reconhecimento de um texto depende do conhecimento de outros textos. De forma implícita ou explícita, todo texto traz referências a outros enunciados da cadeia verbal, citando-os, reafirmando-os, completando-os, negando-os, questionando-os, ilustrando-os, parafraseando-os, parodiando-os. ”
	C	
reciprocidade.
	D	
intencionalidade.
	E	
progressão textual.
Questão 6/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Os gêneros textuais representam uma estabilização de comportamentos sociais padronizados e consagrados que produzem efeitos específicos. Seja na oralidade ou no letramento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCUSCHI, L.A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001. p. 44.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior, são exemplos de gêneros textuais que pertencem à esfera pública:
Nota: 10.0
	A	
o e-mail pessoal e os artigos de opinião.
	B	
as cartas em geral e o e-mail institucional.
	C	
o artigo de opinião e a carta do leitor.
Você acertou!
“A certa do leitor se situa entre os gêneros que pertencem à esfera pública e que podem ter grande circulação [...]. O artigo de opinião se encontra entre os gêneros que circulam na esfera pública, situado no contexto jornalístico [...]” (livro-base, p. 116,122).
	D	
a carta do leitor e o e-mail institucional.
	E	
o artigo de opinião e os e-mails em geral.
Questão 7/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Em função da natureza eminentemente social das atividades realizadas pela língua, o próprio processo de produção dos enunciados não é encarado como um fato individual isolado, pois, conforme anunciam Bakhtin/Volochinov, “qualquer enunciação, por mais significativa e completa que seja, constitui apenas uma fração da corrente de comunicação verbal ininterrupta (concernente à vida cotidiana, à literatura, ao conhecimento, à política, etc.)”
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://saber.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/2257/1750. Acesso em: 09 out. 2019.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior, indique a alternativa que contempla os aspectos internos de enunciado:
Nota: 0.0
	A	
Contextos intencionais e interlocutores.
	B	
Receptor e destinatário.
	C	
Letra de música e interlocutores.
	D	
Sentença e livros.
	E	
Palavras, sentença, parágrafos.
Comentário: De acordo com o livro-base, os aspectos internos de um enunciado, ou seja, as formas linguísticas que concretizam os enunciados verbais: as palavras e as sentenças, os parágrafos e as porções maiores de texto. (Livro-base, p. 62)
Questão 8/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A escrita guarda tanto de realidade quanto de imaginação,
experiência e fantasia. Expressando, por meio da matéria verbal, a diversidade do mundo de forma conhecida é ao mesmo tempo verossímil e diversa”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DI NIZZO, R. Escrita criativa: o prazer da linguagem. São Paulo: Summus, 2008. p. 59.
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
 
( ) A linguagem verbal deve ser concebida como construção histórica.
( ) Nossa constituição como sujeitos está relacionada com o processo histórico de construção da linguagem.
( ) Deve-se seguir e ensinar um modelo único de linguagem.
( ) Aprendemos e reconstruímos a linguagem na interlocução e nas práticas sociais.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 10.0
	A	
V – V – V – F
	B	
V – V – F – V
Você acertou!
“Concebemos a linguagem verbal como construção histórica, realidade plástica, adquirida, construída e reconstruída [...]. Dessa forma, segundo Geraldi, nossa constituição como sujeitos também está vinculada ao processo histórico de constituição da linguagem. [...]. Essa compreensão de linguagem e sujeito necessariamente nos leva a negar um modelo único de linguagem a ser ensinado e a ser seguido. [...] Se a linguagem é produto histórico do trabalho coletivo, é na interlocução que aprendemos, a construímos e a reconstruímos” (livro-base, p. 18-19).
	C	
V – F – V – F
	D	
F – V – F – V
	E	
F – F – V – V
Questão 9/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia o fragmento de texto a seguir:
“De fato, somente ao ganhar em fluência, graças ao processo criativo, é possível fazer as pazes com a escrita. É imprescindível a vontade firme, responsável por edificar uma nova competência”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DI NIZZO, R. Escrita criativa: o prazer da linguagem. São Paulo: Summus, 2008. p. 104.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior, as críticas negativas em uma resenha acadêmica:
Nota: 10.0
	A	
devem ser evitadas por respeito ao autor do texto original.
	B	
devem ser feitas em tom objetivo, e dirigidas à obra.
Você acertou!
“Quanto ao teor crítico da resenha, é preciso ter em mente que, embora deixe transparecer a subjetividade do autor, ele não pode esquecer que sua avaliação se dirige à obra, e não à pessoa do autor, e que em seu texto deve prevalecer o tom objetivo, e não emocional” (livro-base, p. 173-174).
	C	
devem ser feitas com polidez, e dirigidas ao autor do texto original.
	D	
devem ser sempre atenuadas, por meio de eufemismos.
	E	
devem ser feitas apenas quando o texto original não é recomendado pelo resenhista.
 
Questão 10/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia o fragmento de texto a seguir:
 “(...) o estudo da variação linguística é complexo. Sua complexidade equivale à da própria ação humana, por sua vez, determinada por fatores biológicos, psicológicos, sociológicos e culturais.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. P. 49.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior o ramo da linguística que tem por objeto de estudo a evolução linear de uma língua através do tempo é chamado:
Nota: 0.0
	A	
etnolinguística.
	B	
sociolinguística.
	C	
gramática histórica.
“Se abordarmos a evolução histórica da língua em um sentido linear, entraremos no âmbito dos estudos da chamada gramática histórica.” Livro-base, p. 34.
	D	
gramática normativa.
	E	
linguística.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais