Buscar

ESTUDO DE CASO AI 2020 - Potenciais educativos e as Cidades educadoras

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO 
Módulo A – Fase I – Ano 2020
	Tema: Potenciais Educativos e as Cidades Educadoras 
Podemos citar como país educador a China e o Canadá onde apresentam importantes propostas relacionadas ao desenvolvimento de atividades aos finais de semana. A educação oriental tem a educação de base, que é importante para a formação social, por isso, existe grandes incentivos educativos para que os alunos tenham prazer de estudar desde cedo, e com carga horária estudantil de 12 horas estudando inclusive nos finais de semana. A educação canadense oferece oficinas para identificação de carreira no decorrer de finais de semana com intuito de cumprir um importante papel social diante da comunidade, fazendo com que as crianças e adolescentes a partir dos 14 anos tenho contato saudável com o mundo profissional.
No Brasil, PIBID, PNE e a BNCC são alguns dos projetos que o país tem para inovar a educação. O programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID), tem como objetivo o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a melhoria de qualidade da educação pública brasileira. O plano nacional de educação (PNE) tem a finalidade de direcionar esforços e investimentos para melhoria da qualidade da educação no país. A base Nacional comum curricular (BNCC) tem como objetivo de garantir aos estudantes o direito de aprender um conjunto fundamental de conhecimentos e habilidades comuns de norte a sul, nas escolas públicas e privadas, urbanas e Rurais de todo o país.
No Estado do Rio Grande do Sul existe a reestruturação curricular do ensino médio que foi implantada após debate com a comunidade escolar que culminou a Conferência estadual do ensino médio e da educação profissional em dezembro de 2011 a iniciativa tem entre seus objetivos propiciar o desenvolvimento dos alunos, assegurando a formação comum indispensável ao exercício pleno da Cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em seus estudos posteriores.
Dessa forma, ações como, discussões coletivas e atividades extracurriculares que promovam a maior interação entre escola e família irão contribuir para uma maior integração entre partes funcionais que envolvem a comunidade escolar, no sentido de aperfeiçoar as práticas pedagógicas que envolvem e estes setores, no sentido de garantir uma maior autonomia aos próprios estudantes de uma forma geral.

Continue navegando