Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

TRABALHO
 
 SOBRE
 
 COTAS UNIVERSITÁRIAS
 
 COMPONENTES:
 Ana Paula Azevedo Saraiva RA: 1073288
 Bruno Damiano RA: 3824437
 Delma Santos Pereira RA: 1458506 
 Izabella Cristina Santos de Jesus Cardoso RA: 3429833
 Karla Lopes Moraes da Silva RA: 3457279
 Marcos Ruan dos Santos RA: 3400265
 Melissa Lopes de Deus Delfino RA: 3266950
 Sara de Jesus Abraão Zanco RA: 3424913
 Talita de Lima Oliveira RA: 3400251
PROFESSORA: Mariana Cavichiole Gomes Almeida
SÃO PAULO, 20/05/19 
 COTAS UNIVERSITÁRIAS
Foram criadas para ser uma das principais ferramentas de ampliação das oportunidades educacionais no Brasil. 
Sancionada a lei 12711 em agosto de 2012, delibera sobre esse aspecto ou seja, o de dar condições aos alunos de escolas públicas ingressarem em universidades Federais; A lei de cotas da direito a percentual de vagas aos estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas nesse aspecto então vem lutando para ser precursora de mudanças na democratização do acesso ao ensino superior e na redução da desigualdade social no país. 
Em sua proposta inicial, a seleção dos cotistas seria realizada com base no coeficiente de rendimento, obtido a partir da média aritmética das notas no ensino médio.
Entretanto o artigo foi extinto do projeto, e a partir de então o ENEM foi adotado como critério único de seleção dos candidatos, as cotas ferem o principio da igualdade, tal como definido no artigo 5 da constituição, pelo qual todos são iguais perante a lei sem distinção de qualquer natureza.
Ainda segundo a docente, a lei de cotas encontra “guarida” na Constituição Federal de 1988 e foi declarada constitucional pelo Supremo Tribunal Federal STF, a lei de cotas está declarada constitucional pelo STF que analisou uma ação Direta de Inconstitucionalidade e reafirmou que a lei federal n12.711/2012 é plenamente constitucional.
Existem muitas criticas ao sistema de cotas, em principal a racial dessa forma as Políticas de Cotas tem objetivo de tentar corrigir o problema de acesso ao ensino superior, elas podem ser implementadas por iniciativas privadas ou públicas. 
Introduzindo políticas afirmativas apenas em 2018 com aplicação no FUVEST 2018 e SISU a USP adotou políticas de cotas baseada no texto legal de 2012 na chamada lei de cotas, destinado a 37% das vagas de seu vestibular para alunos de escolas públicas, sendo que essa reserva ira subir ate o percentual de 50% do total no ano de 2021.
Desse percentual, as vagas destinadas para pretos, pardos e indígenas conforme designação do IBGE será proporcional a presença desses segmentos no estado de são Paulo, o que significa que dos 37% 13,7 por cento das vagas serão reservadas para esses candidatos. 
O Supremo Tribunal Federal decidiu, em 26 de abril que o sistema de cotas raciais em universidades não contraria a constituição brasileira. O resultado do julgamento sanciona a prática, adotada por instituições públicas de ensino superior, de manter reservas de vagas para estudantes negros, pardos e índios.
O principal objetivo dessas cotas é corrigir injustiças históricas provocadas pela escravidão na sociedade brasileira, um dos efeitos desse passados escravocrata é o fato de negros e índios terem menos oportunidades de acesso á educação superior e, consequentemente, ao mercado de trabalho brasileiros brancos tem em média dois anos de escolaridade do que negros, e pardos de acordo com dados de 2008 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Críticos da proposta, contudo, argumentam que os negros nunca foram impedidos de frequentar universidades por uma questão racial, mas por motivos econômicos e sociais por esta razão, as cotas deveriam privilegiar alunos pobres, sejam eles brancos, pardos ou negros. De qualquer modo a decisão do STF deve exercer pressão sobre universidades para que empreguem o sistema de cotas raciais. Segundo a ONG Educafro, mais de 180 Instituicões públicas de ensino superior utilizam esse tipo de reserva de vagas. 
 
- Reserva? De vagas para estudantes, negros, brancos e índios? 
- Corrigir a injustiça histórica provocadas pela escravidão? 
- Contra ou a favor?
- Ascensão de cor (o negro) vem sendo prejudicado por muito tempo (Desigualdade Social)
- Lei 12.711 de 2012 assinada por Dilma. 
- Por ser uma prática política, tem como objetivo reparar a situação atual que esses grupos marginalizados vivem.
Reparação a cada 10 anos 
Capacidade mental de todos brancos, negros.

Mais conteúdos dessa disciplina