Buscar

Karl Marx

Prévia do material em texto

Grupo 4
Teoria Marxista do 
Valor-Trabalho e a Mais-Valia
Marx foi o fundador do socialismo cientifico, ele afirmava que o trabalho não apenas é a medida do valor, mas a sua própria essência. Dessa concepção decorreu a famosa teoria da Mais Valia.
Mais Valia, representa a tese central de Marx, no intuito de impedir a exploração dos trabalhadores pelo capitalismo.
Mais Valia
A diferença entre o valor produzido pelo trabalho e o valor pago ao trabalhador, que seria a base da exploração do sistema capitalista. 
Uma vez pago o salário de mercado pelo uso da força de trabalho.
Os Proprietários das industrias tinham o poder de adquirir mão de obra mais barata do que valor do produto a ser fabricado, ficando em poder do capitalista.
Macleod também contradiz Marx, abstratamente que o valor do trabalho poderá adicionar o valor das coisas, pois só de modo abstrato poderá ser considerado mais ou menos valioso. 
Vilfredo Pareto, se opôs a teoria de Marx e afirma que o capitalismo se apropriava de uma parte do valor de troca criado pelo operário. 
Segundo Clovis Ribeiro, mesmo recebendo o mesmo tipo de trabalho, os produtos tem valores diferentes como: variedades de café, algodão, trigo.
É aquela que parte das necessidades humanas, como base para explicar o valor das coisas.
 
O Valor seria a utilidade específica que um objeto possui de servir a um fim ou a uma necessidade.
Aristóteles distinguiu que o valor do uso de uma mercadoria pode influenciar sobre seu valor.
Teoria Subjetiva do Valor
A teoria subjetiva afirma que a utilidade, aliada a escassez, é o que melhor caracteriza o valor econômico.
A teoria do valor-utilidade atingiu sua estruturação final, fazendo das necessidades a base da economia, que passava a depender de sua teoria correta do consumo, que surgiu a teoria a utilidade-limite ou marginal.
A matéria do valor é abstrata por natureza, puramente subjetiva. Pois interessa apenas pelo estudo da formação do preço de mercado, por ser um problema objetivo.
Na realidade o preço pode ser encarado como a expressão de uma realidade mais profunda e geral, que o valor. Por esse motivo é que se admite o dualismo valor e preço na teoria econômica ou a analise abstrata e a síntese correta. 
Crislein Maria Becker Soares
Fabielly Cassia Santos
Igor Gabriel da Rocha
Josiselma Ferreira
Kátia Bezerra de Souza
Neimar Cardoso
Rosana Muller
Sara Carolina Souza Rodrigues
Sibeli de Almeida

Continue navegando