Buscar

FIL - Ideologias políticas_ modernas

Prévia do material em texto

IDEOLOGIAS
 SC
1. Liberalismo: liberdade → indivíduo (individual) → individualismo → Estado absenteísta (abstenção do Estado) → Estado mínimo (“mal necessário”) - o Estado agirá toda vez que um indivíduo intervir na liberdade do outro, contra o abuso de poder ou qualquer outra forma de autoridade estatal → Direitos fundamentais de 1° geração/ dimensão - direitos civis/ individuais (são prerrogativas que protegem a integridade humana contra o abuso de poder ou qualquer outra forma de arbitrariedade estatal) e políticos (asseguram a participação popular na administração do Estado) - Art. 5°.
Ex. de direitos não prestacionistas: direito à vida, à propriedade, à participação religiosa, à inviolabilidade de domicílio, à crença entre outros. 
Ex. de direitos civis - universais (abrange a todas as pessoas, sem qualquer distinção): à liberdade de expressão, à liberdade de locomoção, à liberdade de reunião, ao devido processo legal, à presunção de inocência, proteção à vida privada, proteção à integridade física, psíquica e moral entre outros.
Ex. de direitos políticos (restritos à cidadania - direito a participar da vida político-institucional de seu país): O núcleo desse direito envolve o direito ao voto, direito a ser votado, direito a ocupar cargos ou funções políticas e por fim o direito a permanecer nesses cargos. São direitos de cidadania, que asseguram além disso tudo direitos ligados ao processo eleitoral, como filiação partidária, alistamento eleitoral e a alternância de poder.
Minoria: burguesia.
Liberdade negativa (“liberdade de”): direitos individuais com caráter negativo por exigirem diretamente uma abstenção/ ausência do Estado, seu principal destinatário.
Igualdade formal + simples - o liberalismo não está preocupado com a igualdade, no máximo quer que não haja interferência.
Observação: os libertários acreditam que o Estado não deve existir.
2. Socialismo: igualdade → social → coletivismo → uniformidade → Estado intervencionista → Estado máximo - intervém em todos os setores, sendo que passa a ter responsabilidade para a concretização de um ideal de vida digno na sociedade → Direitos fundamentais (impõem ao Estado um conjunto de obrigações que se materializam em normas constitucionais, execução de políticas públicas, programas sociais e ações afirmativas. Sendo que, cabe ao Estado a obrigação de cumpri-las, sujeito a sanções em caso contrário) de 2º geração/ dimensão - direitos sociais, econômicos e culturais - Art. 5º
Ex. de direitos prestacionistas, garantistas ou de efetivação: políticas públicas. 
Ex. de direitos sociais: CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, que assegura:
“São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.” (CF, art. 6)
Ex. de direitos econômicos: CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, que diz:
“A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social […]” (CF, art. 170)
Para isso, deve respeitar os princípios de livre concorrência, função social da propriedade, a propriedade privada, a defesa do consumidor, redução das desigualdades regionais e sociais, busca do pleno emprego, entre outros. O mesmo artigo determina ainda que:
“É assegurado a todos o livre exercício de qualquer atividade econômica, independentemente de autorização de órgãos públicos, salvo nos casos previstos em lei.” (CF, art. 170).
Ex. de direitos culturais: CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, determinado nos artigos 215 e 216 da Constituição Federal.
O acesso às fontes da cultura nacional, valorização e difusão das manifestações culturais, proteção às culturas populares, indígenas e afro-brasileiras; e proteção ao patrimônio cultural brasileiro, que são os bens de natureza material e imaterial portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira. 
Minoria: ditadura do proletariado.
Liberdade positiva (“liberdade para”): direitos individuais com caráter positivo por exigirem diretamente uma atuação/ presença do Estado, seu principal destinatário.
Igualdade material + proporcional (ajudar as pessoas na medida da sua necessidade).
Karl Marx.
3. Anarquismo: solidariedade → autogoverno → abolição do Estado - todo Estado é, por natureza, opressor - não teria a figura de uma classe governante reprimindo os governados → “Todo Estado quer dizer dominação, e toda dominação supõe submissão das massas e, consequentemente, sua espoliação em proveito de uma minoria governamental qualquer”.
Bakunin.
→ Por que ela é a melhor forma de governo? Porque ele não teria a figura de uma classe governante oprimindo os governados.
Crítica ao:
1. Socialismo - minoria: ditadura do proletariado - pois, sempre terá uma classe governante e não aceitava a ditadura do proletariado antes de se tornar um governo comunista.
2. Liberalismo - minoria: burguesia - sempre terá uma classe governante.
4. Totalitarismo: total → Essência: terror - ? → Princípio da ação: ideologia - medo que o povo tem do governante e o medo do governante pelo povo → Estado total (“todo poderoso”) - não admite a existência do espaço público e nem do espaço privado, porque o cidadão/ indivíduo não existe nesse Estado, não aceitando a autonomia (direito de propor as leis que o regem) → Ausência de liberdade - não tendo o direito de não interferência, podendo chegar na casa e invadindo a privacidade das pessoas a qualquer momento.
Hannah Arendt: Ideologia e terror.
Ex.: Stalinismo + Troscki.
Lei do movimento - para o sistema não parar, deve-se procurar/ usar sempre novos inimigos:
· Lei natural: nazismo + darwinismo - via o homem como produto de uma evolução natural que não termina necessariamente na espécie atual de seres humanos, sendo que o movimento natural não é circular, mas unilinear, numa direção que progride infinitamente.
· Lei histórica: stalinismo (Lênin - bolchevistas) + luta de classes (expressão dessa lei) - via a sociedade como produto de um gigantesco movimento histórico que se dirige, segundo a sua própria lei de dinâmica, para o fim dos tempos históricos, quanto então se extinguirá a si mesmo.
5. Conservadorismo:
Os dez princípios do conservadorismo - Russel Kirk:
1. O princípio da ordem moral duradoura;
2. O princípio da adesão aos costumes, à convenção e à continuidade;
3. O princípio da consagração pelo uso;
4. O princípio da prudência;
5. O princípio da variedade;
6. O princípio da imperfectibilidade humana;
7. O princípio do vínculo íntimo da liberdade com a propriedade;
8. O princípio das comunidades voluntárias;
9. O princípio da necessidade de limites prudentes ao poder e as paixões humanas;
10. O princípio do reconhecimento e da reconciliação de uma ordem social vigorosa.

Continue navegando