Buscar

1696486_ATIVIDADE ODONTO ÉDIPO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

DISCIPLINA : FILOSOFIA – RAZÃO E MODERNIDADE
PROFESSORA: VALÉRIA LIMA BONTEMPO
NOME DO(A) ALUNO(A)-
EXERCÍCIO
ODONTOLOGIA – EXERCÍCIO REFERENTE AS AULAS DE 17/3 E 24/ 3 ENTREGA – 7/4
1.4.1. Sófocles e o Édipo Rei
Ler a obra Édipo Rei, de Sófocles e o capítulo II, do livro A Verdade e as Formas Jurídicas, de Michel Foucaulte responder as questões abaixo: 
Valor: 10,0 pontos
1)Quem foi Sófocles? 
Sofocles foi um poeta, que nasceu em colono no ano de 496 antes de cristo. Participava ativamente da vida política, foi eleito comandante do exercito em expedições militares, foi tesoureiro geral de Atenas e compunha obras teatrais obtendo varias vitorias em concursos e sendo premiado por muitas delas sendo uma delas Edipo Rei.
2)Exponha resumidamente a história de duas importantes obras de Sófocles: Édipo em Colono e Antígona. (ler introdução do livro – Trilogia Tebana)
Edipo em Colono: E uma das tres obras de Sofoles que faz parte da triologia tebana. Nessa obra o poeta se apresenta mais melodramático e menos trágico, utilizando mais os meios externos e recorrendo mais aos efeitos visuais e auditivos. A obra não termina em desastre mas sim em uma reconciliação entre o herói e os deuses, com mudança da ma sorte para sorte, relatando os últimos dias da vida de Édipo.
Antigona: Tambem compõe a triologia tebana. Sua principal tematica consiste em um choque do direito natural, defendido pela heroína. Apresentando a luta de uma única mulher contra toda uma cidade. Também, temas como amor, que levam hemon a tirar sua própria vida depois da decisão de seu pai sobre Antígona , que posteriormente leva Creonte ao desespero depois de perder todos seus familiares, do protesto dos jovens contra a prepotência dos pais. 
3)Pesquise sobre os antecedentes que marcaram a história de Édipo.Considere também a explicação da maldição que recai sobre Édipo, na perspectiva da obra Fenícias, de Eurípedes.
Marcaram a historia de Edipo os amores homossexuais que laio tinha sobre o filho de pelops, fazendo com que pelops o amaldiçoasse fazendo com que laio não conseguisse deixar descendentes. Após um tempo se casa com Jocasta, laio recebe a profecia do oráculo, que se nascesse um filho dele este o mataria. Na tentativa de fugir da maldição tenta se livrar do filho, mas o destino o salva. A peca aborda a descoberta por Édipo dos fatos terríveis que motivam o castigo divino.
4)Elabore um texto resumindo a tragédia Édipo Rei. (média 15 linhas)
Na lenda grega, Edipo rei de Tebas, filho de laio e Jocasta descobre ter sido amaldiçoado pelos deuses após uma peste que assolou Tebas e a consulta do oráculo de Delfos. Descobrindo assim que estava destinado a casar-se com sua própria mãe, com quem já havia tido dois filhos e duas filhas e a matar seu pai, o homem que governava a cidade antes de Edipo. Após saber da verdade sobre a maldição , sua mãe e também sua esposa acaba se suicidando por enforcamento e seu marido e filho Edipo, envergonhado de seus atos e triste por ter se casado com a própria mãe perfura seus próprios olhos.
 A maldição havia começado após seu pai ter um filho com Jocasta, esse que já estava amaldiçoado por pelops devido a homossexualidade. Desse modo um dos oráculos já tinha avisado laio sobre seu destino trágico de ser morto pelo próprio filho. Após o nascimento da criança ele se arrepende pedindo para que um de seus servos abandone a criança no monte Citerao, no entanto acaba sendo achado pelo pastor e adotado pelo rei de Corinto Polibo. Já adulto, resolve voltar a Tebas consultar o oráculo que revela sobre sua maldição e na viagem após fazer com que a esfinge se mate e matar seu pai, Edipo e considerado novo rei de Tebas. 
5) Como os deuses são definidos na referida tragédia? Cite 3 fragmentos do texto que ilustram suas características ( inserir o número da página de cada fragmento e aspas)
‘’ Faze também com que ares potente que agora nos ataca esbravejando e sem o bronze dos escudos queimava-nos para longe, volte-nos as costas, procure o leito imenso de anfitrite ou as revcoltas vagas do mar Tracio, pois o que a noite poupa o dia mata.’’
‘’Zeus pai, senhor dos fugidos relâmpagos, esmaga esse ares com teus trovoes.’’ 
‘’ O meu desejo, Apolo, e que dispares teu arco dourado flechas rápidas, inevitáveis, para socorrer nos, para nos proteger o mesmo espero das tochas fulgurantes com que Artemis percorre nos montes licios.’’
6) Indique uma ideia ou uma passagem do texto que lhe chamou atenção? Justifique sua resposta.
A passagem em que Edipo e confrontado Poe Tiresias o acusando de ser assassino do seu próprio pai Laio. Mostrando que Edipo estava cego metaforicamente, incapaz de ver o mal em que estava envolvido, com quem era a mullher que ele se deitava e de quem havia nascido, isso devido ao tanto que Édipo estava pensando apenas no poder depois de ter matado a esfinge. 
7) Qual é a interpretação da psicanálise em relação ao mito de Édipo e qual é a posição de Michel Foucault sobre a referida interpretação.
Foucault diz que se há um complexo de Edipo, ele se da ao nível individual, mas coletivo não a propósito de desejo e inconsciente, mas de poder e de saber. Não e o conreudo secreto de nosso inconsciente, mas a forma de coação que a psicanalise tenta impor na cura do nosso desejo e nosso inconsciente.
8) Como Foucault compreende a produção da verdade na perspectiva do mito (particularmente na obra Ilíada, do poeta Homero). E na perspectiva do Edipo Rei?
Na perspectiva da obra lliada depois da acusação de Menelau, Atiloco, diante desse desafio que e uma prova a renuncia, renuncia a jurar e reconhece assim que cometeu irregularidade, a verdade e produzida com a recusa de Natilogo a fazer o desafio proposto.
Já em Edipo Rei a verdade e proposta como pela lei das metades como propõe o próprio Foucault descreve, e por metades que se ajustam e se encaixam que a descoberta da verdade procede. Ele usa como exemplo as respostas de Apolo e Tiresias que por fim se completam e expõe a verdade para Édipo em formato de profecias, o quer no decorrer do livro se será formato de testemunhas.
9) Cite alguns argumentos usados por Foucault para demonstrar que o receio de Èdipo era perder o seu poder.
No fim da peca, a verdade vai ser descoberta, quando o escravo de corinto diz que Edipo não e filho de Laio mas sim de um escravo, Edipo apenas se importa com seu ego.
Edipo não se assusta com a idéia de ter matado seu pai ou o Rei, o que o assustaria e perder seu próprio poder. 
 
10) Foucault afirma que existe uma relação entre SABER E PODER. Como Foucault caracteriza o saber e o poder de Édipo?
Estao caracterizados no decorrer de toda a peca, quando ele diz que resolveu a questão da esfinge, quando diz a todo momento que venceu os outros e que curou a cidade. Isso devido ao poder tirânico e solitário que ele exerce, desviado tanto do oráculo dos deuses que ele não quer ouvir.
11) Elabore uma pergunta ou uma dúvida sobre o texto de Foucault.
Na questão de Edipo o excesso de poder e do saber foi inútil? Pois achava que sabia mas no final não sabia quem era nem a mulher que se deitava, no entanto, mesmo resolvendo a questão da esfinge, seria Edipo tão sábio assim ?