Buscar

CASO CONCRETO 9 CV5

Prévia do material em texto

Caso concreto 9 
Objetiva:
1- A
2- B
3- Não, somente se caracteriza união estável, conforme arts. 226 CF, c/c art. 1723, do CC, quem preenche os requisitos de entidade familiar, de forma que Ticio e Maria Ântonia, preenchem tais características.
 SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA STJ- RECURSO ESPECIAL:
 REsp 1658903 RN 2016/0303616-6
 EMENTA:
PROCESSUAL CIVIL RECURSO ESPECIAL RECONHECIMENTO E DISSOLUÇÃO DE UNIÂO ESTAVEL COMDIVISÂO DE PATRIMÔNIOE INSTITUIÇÃO DE ALIMENTOS. CONTROVÉRSIA DE UNIÃO ESTÁVEL EM CONCOMITÂNCIA COM CASAMENTO. EFEITO DE COISA JULGADA. NECESSIDADE DE INTEGRAÇÃODO CÔNJUGE INTERESSADO NA LIDE.
1) Nos termos do art. 472 do CPC DE 1973, nas causas relativas ao estado da pessoa, a sentença produz coisa julgada em relação a terceiros se todos os interessados houverem sido citados no processo.
2) Sendo o réu casado, em regra deve a esposa ser citada da demanda em que postulado o reconhecimento de união estável. Precedentes. 
3) Necessidade de citação especialmente evidenciada, no caso, em que a tese veiculada pelo réu é a de que durante o período de união estável ainda estava casado e e convivendo maritalmente com a esposa, pretendendo a autora, ademais, a partilha de bens adquiridos na constância do casamento.
4) Recurso especial provido.

Continue navegando