Buscar

A2 Aparelho Locomotor - IBMR 2020.1 T

Prévia do material em texto

A2
APARELHO LOCOMOTOR
Nome: 
1) A miastenia grave é uma doença autoimune caracterizada pelo funcionamento anormal da junção neuromuscular. Na maioria dos pacientes essa disfunção é causada por anticorpos que destroem os receptores de acetilcolina (ach). Em que parte da célula muscular está localizado este receptor? Explique detalhadamente o papel deste receptor na placa motora? Que tipo de manifestação clínica este paciente irá apresentar? (2 pontos)
	Responda aqui: Os receptores nicotínicos musculares estão localizados nas junções neuromusculares. Na junção neuromuscular normal, a acetilcolina é liberada da membrana pré-sináptica, de forma espontânea ou por um impulso nervoso, levando à produção de potenciais elétricos na placa motora; se a amplitude desse potencial é suficiente, tem-se uma ação que se propaga ao longo da fibra muscular desencadeando a liberação de cálcio das reservas internas e provocando a contração muscular. A junção neuromuscular dos pacientes com Miastemia Grave apresenta alterações significativas em comparação com a junção neuromuscular normal, as quais incluem redução do número de receptores da acetilcolina, aumento do tamanho da junção neuromuscular, destruição de terminais nervosos na placa motora e diminuição de comprimento da membrana pós-sináptica.
 O quadro principal é de fraqueza e fatigabilidade muscular. A fraqueza aumenta durante o exercício repetitivo e pode melhorar depois de período de repouso ou de sono (aspecto flutuante). Durante os primeiros anos de doença, podem ocorrer exacerbações e remissões, dificultando às vezes o diagnóstico e a possível indicação de uma intervenção cirúrgica. A distribuição da fraqueza muscular tem um padrão característico. A musculatura extraocular, sobretudo das pálpebras, geralmente são os primeiros a serem acometidos gerando um quadro de diplopia e ptose. A dificuldade à deglutição pode ocorrer em decorrência da fraqueza do palato, da língua ou da faringe, dando origem à regurgitação nasal ou aspiração de líquidos ou de alimentos. O déficit motor em membros é muitas vezes proximal e pode ser assimétrico, com preservação dos reflexos tendíneos profundos.
2) Identifique o nome e a função das estruturas sinalizadas na célula muscular abaixo: (2 pontos)
	RESPONDA NA TABELA ABAIXO:
	N°
	NOME DA ESTRUTURA
	FUNÇÕES
	1
	Sarcômero
	Realização da contração muscular.
	2
	Miofibrila
	Realizar movimentos nas células, principalmente a contração celular, levando a contração muscular.
	3
	Miosina
	Realiza a contração muscular.
	4
	Reticulo Sarcoplasmático
	Armazenar Ca++ e liberar após chegada do potencial de ação.
	5
	Sarcolema
	Proteção e propagação do potencial de ação na célula muscular.
	6
	Túbulo T
	Propagar o potencial de ação do sarcolema ao reticulo sarcoplasmático.
	7
	Mitocôndria
	Realizar o processo de respiração celular.
	8
	Cisterna terminal
	Despolarizar o sarcolema e armazenamento de cálcio. 
3) Após um trauma é comum após algumas horas a presença de um edema, esse sinal clínico ocorre em decorrência de aumento da permeabilidade vascular que produz a exsudação (formação de exsudato). O aumento da permeabilidade capilar permite o extravasamento (do capilar para o interstício) de partes do conteúdo do sangue. O que é Exsudato? Qual sua constituição em caso de processo inflamatório em lesões fechadas? (2 pontos)
	Responda aqui: O exsudato é composto de proteínas e leucócitos que extravasam dos vasos e se acumulam no local inflamado. Tem a função de destruir o agressor, degradar (liquefazer) e remover o tecido necrosado. Em caso de processo inflamatório em lesão fechada, a inflamação é caracterizada como serosa. Quando o exsudato produzido é aquoso, límpido e pobre em células. E pode se subdividir em Vesícula e bolha. 
4) Identifique o nome e a função (ação) das estruturas sinalizadas no corte transversal da parede abdominal anterior. (2 pontos)
A
B
C
D
	RESPONDA NA TABELA ABAIXO:
	N°
	NOME DA ESTRUTURA
	FUNÇÕES
	A
	Músculo Reto do abdome
	Flexão do tronco (movimentar lombar) e báscula posterior da pelve
	B
	Músculo Oblíquo externo
	Flexão (movimento lombar) e rotação do tronco contralateral
	C
	Músculo Oblíquo interno
	Flexão (movimento lombar) e rotação do tronco homolateral
	D
	Músculo Transverso do abdome
	Rotação do tronco e contenção visceral
5) Identifique o nome e as funções dos elementos sinalizados abaixo: (2 pontos)
	RESPONDA NA TABELA ABAIXO:
	N°
	NOME DA ESTRUTURA
	FUNÇÕES
	1
	Condroblasto
	São células que produzem as fibras colágenas e formam a matriz da cartilagem, conferindo sua rigidez e consistência.
	2
	Matriz Cartilaginosa
	Responsável pela sustentação dos tecidos e revestimento das superfícies articulares
	3
	Condrócitos
	Responsáveis pela expansão do tecido cartilaginoso.
	4
	Osteócitos
	Papel fundamental na manutenção da integridade da matriz óssea, são os “produtores de osso”, pois dão origem aos ostesblastos.
	5
	Matriz óssea
	É formada por uma porção mineral que confere dureza ao osso e uma porção orgânica que lhe dá certa flexibilidade.
	6
	Osteoprogenitoras
	Possuem capacidade de autorrenovação, assegurando a persistência de um estoque de células osteogênicas para o crescimento e reparo dos ossos
	7
	Osteócitos
	Papel fundamental na manutenção da integridade da matriz óssea, são os “produtores de osso”, pois dão origem aos ostesblastos.
	8
	Osteoclasto 
	Função é realizar reabsorção óssea, para renovação celular do osso.
	9
	Canal de Havers
	Fornecer nutrientes, minérios e enervar o osso.
	10
	Hemácia
	Transporte de oxigênio

Continue navegando