Buscar

Tarefa 1 - Lorena Bardassoni de Moraes

Prévia do material em texto

INTR. ARQUITETURA
 UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
ARQUITETURA E URBANISMO
Tarefa 1
“Saber ver arquitetura”
PROF.ª AMANDA ELIS MARINHO PAES
Aluna: 
Lorena Bardassoni de Moraes - 202003310522
Março 2020
· Por qual motivo precisamos de Arquitetos e Urbanistas?
 O capítulo exemplifica bem a importância da arquitetura. Ele mostra que de todas as formas de arte ela é a que mais trás o homem para o seu universo, diferente da pintura que somente pode ser vista de dois planos ou da escultura que tem três dimensões, mas só se pode observar, a arquitetura trás o homem para o seu interior.
 Sendo assim, ela engloba todas as dimensões podendo ser vista de diferentes ângulos por diversas pessoas e aplicada de diversas maneiras, vai mais além do que uma simples fachada ou planta. Deste modo, o arquiteto da vida a essa expressão, ele faz com que um pequeno esboço se transforme em um edifício enorme, tamanha a exuberância que pode ser vista de várias maneiras.
 Desde o princípio com a cabana primitiva o homem constrói com o intuito de se proteger do sol, da chuva, de animais potencialmente perigosos etc. Porém, com o passar do tempo as construções se tornaram mais grandiosas com diferentes propósitos desde câmaras mortuárias, os túmulos dos faraós no antigo Egito, a edificações empresárias contemporâneas.
 Por isso o trabalho dos arquitetos urbanistas é importante, ele tem o poder de transformas locais e de trazer beleza para eles, como o próprio Bruno Zevi diz no livro, “A definição mais precisa que se pode dar atualmente da arquitetura é a que tem em conta o espaço interior. A arquitetura bela será a arquitetura que tem um espaço interior que nos atrai, nos eleva, nos subjuga espiritualmente; a arquitetura feia será aquela que tem um espaço interior que nos aborrece e nos repele. Mas o importante é estabelecer que tudo o que não tem espaço interior não é arquitetura.”
 A arquitetura é mais que uma construção, assim com o arquiteto é mais que um construtor. Leon Battista Alberti, costumava dizer que “A cidade é uma casa grande, e a casa é uma cidade pequena”, ser arquiteto implica assumir uma grande responsabilidade com a vida das pessoas e com a qualidade das cidades ao longo do tempo. Aliás, grande parte do tempo passamos em edifícios e lugares que não escolhemos.
 
 “A arquitetura é o jogo sábio, correto e magnífico dos volumes reunidos sob a luz.”
(LE CORBUSIER. Por uma arquitetura. 6. ed. São Paulo: Perspectiva, 2002, p. 13)
 “A arquitetura é uma arte funcional muito especial; confina o espaço para que possamos residir nele e cria a estrutura em torno de nossas vidas. (Nenhuma peça de escultura pode se converter em arquitetura). Falta-lhe um fator decisivo: a utilidade.”
(RASMUSSEN, Steen Eiler. Arquitetura vivenciada. São Paulo: Martins Fontes, 1986, p. 2.)
 
 Precisamos de arquitetos e urbanistas, pois a arquitetura é mais que uma construção, como disse acima, e é preciso que ela seja segura não só para o proprietário, mas também para as milhares de pessoas que passarão por ela ao longo dos anos.
 O arquiteto será sempre necessário sempre como mediador entre a demanda da sociedade ou do indivíduo e o construtor, já que em muitas poucas ocasiões (talvez apenas em épocas primitivas), o indivíduo construiu sozinho suas próprias habitações. E tenhamos em mente que a casa, a igreja, os edifícios públicos ou um teatro não são apenas um recinto protegido, senão um símbolo, um ícone visível e reconhecido ante todo o conjunto da sociedade. Requer, portanto, perícia, técnica e artisticidade.
 E os urbanistas? Enquanto os homens queiram continuar vivendo juntos em um espaço complexo que chamamos de cidade, serão necessários os urbanistas, independente da titulação que venha a ter. Profissionais capazes de darem forma ao espaço coletivo e multifuncional. Porém, a cidade não é somente um espaço funcional em que se desenvolve a forma mais efetiva e satisfatória possível a atividade dos cidadãos, é também um espaço arquitetônico, em outras palavras, é um espaço com forma organizada o qual deseja sempre ser belo.
 
Referência bibliográfica:
http://44arquitetura.com.br/2015/07/por-que-existem-os-arquitetos-e-urbanistas/
 INTRODUÇÃO A ARQUITETURA E URBANISMO 	2

Continue navegando