Buscar

Cartografia Social: Mapeando a Comunidade de Viana

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Espírito Santo/UFES
Centro de Educação/CE
Licenciatura em Educação do Campo/LEDOC
Prof. Gilfredo Carrasco Maulin
Orientações Gerais e Introdutórias sobre Cartografia Social
Este é um documento sobre o processo de fazimento da cartografia social.
Este trabalho acontecerá em dois momentos: O Tempo-Universidade (TU) e o Tempo-Comunidade (TC).
No TU nós faremos leituras, exercícios e conversas sobre a construção da cartografia.
Nesse momento a turma se dividirá aleatoriamente em grupos de no máximo 5 alunos.
Uma vez os grupos divididos eles farão cartografias que falem da sua comunidade, da sua memória de infância ou juventude, da sua memória em família, da sua cultura, da sua identidade, enfim, de espaços, momentos, saberes e fazeres que compõem o universo social.
Faremos estas cartografias acompanhadas das leituras sugeridas pelo professor dentro da especificidade da disciplina acadêmica.
Não esquecer que não estamos produzindo mapas de localização espacial ou geográfico, mas mapas que produzam sentidos tanto simbólicos, sociais, culturais, de conflitos. É uma mapa que produza a visibilidade dos saberes e fazeres locais. É um mapa de RESISTÊNCIA E EXISTÊNCIA.
No TC a cartografia produzida será feita a partir da divisão dos grupos por região e/ou comunidade. A formação destes grupos fica a critério dos alunos.
A cartografia social feita na comunidade ela não será elaborada de uma vez só. Ela passará por diferentes momentos: Escolha dos Sujeitos da Pesquisa, Elaboração e aplicação de Entrevista/Questionário, Roda de conversa, Elaboração do Mapa e a apresentação do mesmo. 
O que deve ser observado de imediato para a construção da cartografia? Primeiramente, o mapa deverá ser construído pelos sujeitos escolhidos pelos grupos. Quais sujeitos: Professores/as, Moradores e Alunos/as das escolas. Ou seja, o grupo deverá escolher um desses sujeitos sociais para fazer a cartografia. 
No TU haverá a divulgação das escolhas dos sujeitos. Faremos proposições metodológicas para a organização e realização desse momento.
Escolhido o sujeito da pesquisa, os grupos da educação do campo deverão produzir questionários ou entrevistas sobre a trajetória pessoal. Quem são essas pessoas. E como elas se auto-definem enquanto sujeitos sociais. Ou seja, como elas se enxergam no processo de construção social da escola, da comunidade, do município. A ideia é fazer com que os sujeitos da pesquisa produzam um sentimento de pertencimento pra que mentalmente ela já comece a produzir um mapa.
Feita essa primeira atividade com entrevista/questionário/roda de conversa, os grupos se reunirão no TU para a socialização das impressões desse primeiro momento.
Depois de muitas discussões que serão feitas no TU, em um dado momento os grupos voltam para o TC e ali vão se organizar, combinando um horário e lugar para a realização da cartografia social. Os grupos deverão dispor de tempo para a realização desta tarefa. Terão de explicar qual o objetivo do trabalho e como ele será feito. Não esqueçam de fornecer canetas coloridas, papel, lápis. Cada sujeito da pesquisa responderá de uma forma a esse trabalho. Não queremos com essa mapa esgotar o que a realidade local diz ou representa para os sujeitos. A ideia é TENSIONAR à reflexão dos sujeitos à sua própria realidade, e como ele se vê diante dela. A cartografia, de certa forma, um retrato do momento.
Feita elaboração da cartografia haverá a socialização e considerações do mesmo no TU, trazendo todas a experiências que essa metodologia produziu.
QUESTIONARIO COM A COMUNIDADE DE VIANA 
PUBLICO: COMUNIDADE
1_ QUAL TEM SIDO MAIOR PROBLEMA AMBIENTAL DA COMUNIDADE
2- DE QUE FORMA PODEMOS CONTRIBUIR PARA QUE HAJA CONSCIENTIZAÇÃO DA POLUIÇÃO DO AMBIENTE DO NOSSO MUNICIPIO?
3- AS INDUSTRIAS LOCAIS REALIZA ALGUM APROVEITAMENTO RECICLAVEIS?
4-QUAIS SÃO OS.PROBLEMAS CAUSADOS PELAS INDUATRIAS A SAÚDE DA COMUNIDADE?
5- SERIA POSSÍVEL E DE QUE MANEIRA CONTRIBUIR COM AS MUDANÇAS PARA MELHOR UTILIZAÇÃO DOS RECICLÁVEIS? 
6- Existem alguns casos de mortes causadas por alguns desses fatores problemas causados pelo poluentes? 
7- EXISTE ALGUMA ORGANIZAÇÃO COMUNITÁRIA PARA INTERVIR AOS PROBLEMAS CAUSADOS ?
8- EM SUA OPINIÃO COMO TEM SIDO A POSIÇÃO DA PREFEITURA LOCAL EM INTERVENÇÃO? 
9- QUAIS SÃO AS DOENÇAS DE MAIOR ÍNDICE EM NOSSA COMUNIDADE? E JÁ HOUVE ALGUMA ESTATÍSTICA DE DADOS PARA ESSE??
10-QUAL SERIA SUA ATITUDE DE SUJEITOS COMO PARTE DO COLETIVO PARA UMA CONSCIÊNCIA MAIS AMPLA AOS CUIDADOS COM A VIDA AMBIENTAL?

Continue navegando