Buscar

Prova Final Descritiva Gestão Escolar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O Projeto Político-Pedagógico de uma instituição é um importante documento que norteia e reflete o trabalho desenvolvido na escola. Este documento deixa clara a forma de trabalho, ou seja, funciona como um registro teórico-metodológico que caracteriza aquela instituição, enquanto espaço educativo. Descreva pelo menos cinco itens acerca da intencionalidade do PPP para o contexto escolar.
	Resposta Esperada:
O PPP  deve apresentar a contextualização histórica da comunidade e da escola, a caracterização da comunidade escolar, o diagnóstico apresentando os indicadores da escola, as intencionalidades da comunidade escolar para conquistar qualidade na educação, fundamentação e base legal para fundamentar o trabalho educativo, definição de ações para sanar os problemas detectados e demais itens que apresentem informações referentes à Proposta Curricular, Regimento Escolar ou outro documentos que a equipe julgar necessário. O PP é um documento que contempla as necessidades da instituição e da comunidade que a cerca; ele funciona como um instrumento de organização da escola de maneira sistematizada e participativa; ele reflete a realidade vivida na escola, com suas qualidades e/ou fragilidades; ele indica os caminhos a serem seguidos, dando rumo aos professores e demais funcionários; ele envolve a participação de todos os agentes educativos da escola e da comunidade em geral; este documento preocupa-se com a sociedade em geral e no tipo de cidadão que ajudará a construir/formar para esta sociedade e além de tudo isso, busca a participação ativa da comunidade nas ações escolares, visando à integração de todos e, consequentemente, melhoria do ensino.
	2.
	A sociedade reconhece a escola como indispensável para a formação social das pessoas, nas relações que estabelece entre si e com os conhecimentos científicos. A ação educativa tem por finalidade humanizar as pessoas, através da identificação dos elementos acumulados historicamente. Com relação aos elementos acumulados historicamente, disserte sobre a finalidade da escola.
	Resposta Esperada:
A escola cabe selecionar e identificar os elementos necessários e indispensáveis a serem desenvolvidos nas práticas educativas. No currículo escolar, deve aparecer as formas adequadas para a realização do trabalho pedagógico, os conteúdos, a organização do espaço, tempo e procedimentos, conforme a realidade escolar. A escola precisa propiciar a todos que a ela tiveram acesso, os instrumentos necessários à aquisição do saber sistematizado.

Continue navegando