Buscar

Resumo Gestão de Projetos

Prévia do material em texto

Resumo das aulas de Gestão de Projetos
O que é um PROJETO: 
1-PROJETO é um conjunto de atividades temporárias, realizadas em grupo, destinadas a produzir um produto, serviço ou resultado únicos.
É temporário no sentido de que tem um início e fim definidos no tempo. Tem escopo e recursos definidos.
2-O Gerenciamento de Projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para a execução de projetos de forma efetiva e eficaz.
3-CARACTERÍSTICAS DE UM PROJETO - Administração própria -Tarefas interdependentes- Utiliza vários recursos- -Tempo específico- Resultado único e inédito- Possui patrocinador -Possui grau de incerteza --Possui objetivo claro
4- PROJETOS Atividades temporárias e únicas. EX: Criar uma empresa
PROCESSOS: Atividades repetitivas e contínuas. EX: Administrar uma empresa
5- Quem são stakeholders: Pessoas interessadas no Projeto: 
▪ Patrocinadores (sponsors); ▪ Fornecedores; ▪ Equipe de trabalho envolvida; ▪ Membros do alto escalão da empresa; ▪ Público externo (vizinhos, ambientalistas, governos, sindicatos, usuários etc.).
6- Ciclo de vida do Projeto: Iniciar, planejar, executar, monitorar e controlar e finalizar
7-Conceito de sucesso de um Projeto:
Fazer as tarefas de forma que a empresa entregue um produto como foi pensado (escopo) no prazo compromissado (tempo) e dentro do orçamento previsto (custo).
8- Possíveis causas do fracasso de um projeto:
Falha de comunicação, Desistência do produto, Qualidade não atendida, Falta de patrocinador ,Erro de planejamento ,Falta de engajamento da equipe.
9- METODOLOGIAS ▪ Os GUIAS (metodologias) são um conjunto de informações com as melhores práticas em gestão de projetos elaboradas por um grupo de pessoas ou entidades, que ficaram conhecidas como “boas práticas em gestão de projetos”.
10- IPMA (International Project Management Association). A Associação Internacional de Gerenciamento de Projetos (IPMA) é uma instituição sem fins lucrativos, criada na Suíça em 1965. É a associação mais aceita e reconhecida em países da Europa.
11-PMI ▪ O Instituto de Gerenciamento de Projetos (Project Management Institute PMI), é a uma das maiores associações para profissionais de gerenciamento de projetos; ▪ Foi fundado em 1969 nos Estados Unidos.
12- O PRINCE2 ▪ Project In a Controlled Environment (Projetos em Ambiente Controlado); ▪ É adaptável a qualquer tipo ou tamanho de projeto e cobre seu gerenciamento, controle e organização
13- O PMBOK ▪ Guide to the Project Management Body of Knowledge (Guia para o conjunto de conhecimentos de gerenciamento de projetos). É uma padronização que identifica e conceitua processos, áreas de conhecimento, ferramental e técnicas.
14- Project Management Office – PMO. Escritório de Gestão ou Escritório de Projetos. É um departamento da empresa dedicado a projetos, normalmente composto por profissionais que já possuem vivência em projetos e conhecem a estrutura dos mesmos.
15- Os tipos de PMOs: Escritório de projetos autônomo- Escritório de projetos departamental (ou de suporte) - Escritório de projetos corporativo
16- Integração dos Projetos:
 Integrar: Escopo, Tempo, Custos ,Riscos, Partes interessadas, Recursos humanos, Qualidade, Aquisições, Comunicações,
17- ESCOPO ▪ Nos projetos, podemos dividir o escopo em duas partes: escopo do produto e escopo do projeto;
 ▪ O ESCOPO DO PRODUTO é o que se faz no projeto para atender as necessidades do cliente. É definido como as características e funcionalidades que o produto final do projeto deve apresentar, tais como: Definições, Especificações, Medidas e Cores.
O ESCOPO DO PROJETO refere-se ao como • É o trabalho que deve ser realizado para entregar um produto ou serviço com as características e funções especificadas, envolvendo planos, modelos de gestão, técnicas e controles utilizados para conduzir os recursos do projeto para entregar o produto esperado. Problematizando a Situação-Problema 1 O escopo do projeto traz uma descrição de como se faz para atingir o objetivo do projeto, que é o produto a ser entregue.
18- A EAP e a decomposição do trabalho necessário para a realização de um projeto em pacotes de trabalhos menores, organizados de cima para baixo, hierarquicamente, não necessariamente na ordem exata, mas na melhor possível. EAP – Estrutura Analítica do Projeto A EAP consegue juntar, em um único documento, escopo, tempo e custo. Não apenas reúne, mas facilita um planejamento mais adequado
19- ANALISE DE VIABILIDADE ▪ É o estudo que analisa se um empreendimento (projeto, ideia ou serviço) pode dar certo; ▪ Alguns tipos de viabilidades a serem analisadas: -Econômica –Financeira- Técnica- Legal- Operacional
20- Para sabermos se um projeto é viável financeiramente, existem três indicadores básicos que são muito utilizadas nessa mensuração: ▪ Payback simples; ▪ Valor Presente Liquido (VPL); ▪ Taxa Interna de Retorno (TIR). 
20- TIR -Taxa Interna de Retorno -É uma taxa de desconto hipotética, que quando aplicada a um fluxo de caixa, faz com que os valores das despesas, trazidos ao valor presente, seja igual aos valores dos retornos dos investimentos, também trazidos ao valor presente.
20,1- Payback Tempo do retorno Payback é o tempo de retorno desde o investimento inicial até o momento em que os rendimentos acumulados tornam-se iguais ao valor desse investimento. Payback = Investimento / receita = x. Como o período do investimento foi de y meses, para encontrar em quantos meses o dinheiro total investido seria recuperado, temos que multiplicar 6 meses por x. 6 meses x = x meses.
20,2- VPL Valor Presente Líquido Recebimento futuro convertido em valor presente - Investimento (Indicador deve ser maior que zero)
21- PLANO DE GERENCIAMENTO DE CUSTOS, Através dos cálculos: ▪ Valor Agregado (VA); ▪ Índice de Desempenho de Custos (IDC).
22- ETAPAS DO GERENCIAMENTO DE CUSTOS- PLANEJAR O GERENCIAMENTO DE CUSTOS- ESTIMAR OS CUSTOS- DEFINIR O ORÇAMENTO- CONTROLAR OS CUSTOS-
23- ESTIMATIVA DE CUSTOS ▪ É a avaliação de quanto custará o projeto, baseado na sua organização para conclusão do produto ou serviço do projeto.
24- PRECIFICAÇÃO ▪ É a avaliação do quanto a empresa responsável pelo projeto avalia que cobrará pelo serviço ou produto, é o preço de venda no mercado do produto do projeto.
25- VALOR AGREGADO ▪ É uma medida objetiva de quanto do trabalho previsto foi efetivamente realizado, em termos de prazo e custo; ▪ Valor agregado = COT multiplicado pelo Percentual do período realizado.
26- Variação de Custos ▪ VC = VA (Valor agregado) – CR (Custo real)
 Índice de Desempenho de Custos ▪ IDC = VA/CR
27- QUALIDADE: Um projeto com qualidade é aquele concluído em conformidade com os requisitos, especificações e adequação ao uso. A qualidade está ligada ao escopo do produto e do projeto. Problematizando a Situação-Problema 1 A QUALIDADE começa com a análise das necessidades do cliente, assim como suas expectativas e especificações do produto.
28- CICLO PDCA= Planejar, executar, verificar e agir
29- As 7 Ferramentas da Qualidade:
Gráfico de Ishikawa- Identificar a causa-raiz de um determinado problema (causas comuns e especiais).
Gráfico de Pareto Analisar os problemas, priorizar os críticos, para tomar decisões e melhoria de processos.
Auditoria do Processo (Fluxograma) Aplicar a todos os processos de execução do projeto.
Folhas de verificação Acompanhar testes e registrar números de controle.
Histograma, Carta de Controle ou Diagrama de Dispersão: Utilizar gráficos na pós-coleta de informações. 
30- O que são competências? ▪ São a soma de conhecimentos, habilidades, comportamentos e aptidões que possibilitam maior probabilidade de sucesso na execução de determinadas atividades.
C- CONHECIMENTO ▪ Saber ▪ Treinamento teórico 
H HABILIDADE ▪ Saber fazer ▪ Treinamento prático
 A ATITUDE ▪Querer fazer ▪Depende do profissional
31- No planejamento da gestão de recursos humanos são estabelecidas: ▪ Identificação e documentação de papéis; ▪ Responsabilidades das equipes (e de cada um dos membros); ▪ Habilidades necessárias; e ▪ Relações dentro da hierarquia do projeto.
Como o processode RH é complexo, com base na EAP, existem ferramentas que auxiliam nessa documentação das funções e responsabilidades dos membros da equipe: 1) Gráficos organizacionais hierárquicos; 2) Gráficos matriciais de responsabilidades; 3) Descrição dos papeis em formato de texto.
EX: GRÁFICOS ▪ O gráfico matricial, uma matriz de responsabilidades (Responsibility Assignment Matrix – RAM) é o mais utilizado. Ele apresenta a relação de pessoas do projeto e as atividades que cada uma tem a desenvolver. Dependendo do projeto, podemos ter uma matriz de alto ou baixo nível. 
MATRIZ RACI. RACI: Responsible, Accountable, Consulted, Informed. Responsável por executar uma tarefa. Autoridade que designa quem responde pela atividade. Consultado que é aquele que precisa ser ouvido para que a tarefa seja feita. Informado que é o funcionário que deve receber a informação que determinada atividade já foi realizada. 
. Definir: ▪ Responsável, ▪ Autoridade, ▪ Consultado e ▪ Informado
32- Gestão da Comunicação do Projeto
ETAPAS DO GERENCIAMENTO DA COMUNICAÇÃO
IDENTIFICAR AS PARTES INTERESSADAS - PLANEJAR AS COMUNICAÇÕES- DISTRIBUIR AS INFORMAÇÕES- GERENCIAR EXPECTATIVAS DAS PARTES INTERESSADAS - REPORTAR O DESEMPENHO
33- Plano de comunicação:
1. O projeto; 2. Mapa de Stakeholders; 3. Matriz interesse versus poder; 4. Tipos de comunicação, frequência e responsáveis; 5. O processo de comunicação; 6. Indicadores necessários; 7. Reuniões.
34- Gestão dos Riscos do Projeto- As estapas são Planejar o gerenciamento de riscos, identificar os riscos, realizar a análise qualitativa de riscos, realizar a análise quantitativa de riscos, planejar respostas aos riscos, monitorar e controlar riscos.
35- Riscos internos: aqueles ligados ao processo de desenvolvimento do empreendimento. Riscos externos são aqueles que se encontram fora do controle dos líderes do projeto, mas que podem ser previstos por eles, tais como: alterações da taxa de câmbio e inflação, impactos ambientais, legislação do país etc.
36- PLANEJAMENTO DA RESPOSTA AOS RISCOS ▪ É o processo de desenvolvimento de opções e ações para aumentar as chances de riscos com impactos positivos acontecerem, bem como para minimizar as chances dos riscos negativos se concretizarem.
37- Gestão das Aquisições do Projeto:
PLANEJAR O GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES - CONDUZIR AS AQUISIÇÕES- CONTROLAR AS AQUISIÇÕES- ENCERRAR AS AQUISIÇÕES
38- Gestão da Sustentabilidade
Desenvolvimento socioeconômico
O desenvolvimento socioeconômico (união das dimensões econômica e social) trata da relação entre a qualidade de vida das populações e seu desenvolvimento econômico. Engloba não apenas o acumulo de capital (riqueza), mas também o acúmulo de conhecimento e a aplicação de progressos técnicos a produção de bens.
A responsabilidade socioambiental (união das dimensões social e ambiental) refere-se ao compromisso de empresas ou organizações com o desenvolvimento sustentável das comunidades em que atuam (ou com as quais se relacionam) e com a preservação ambiental.
Vai além do simples cumprimento das leis ambientais vigentes, caracterizando-se por ações que visam, por um lado, assegurar condições dignas e seguras para todos e, por outro, respeitar e preservar os recursos naturais e o meio ambiente.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: Ao depararmos com a intersecção dos três pilares (dimensões), temos o desenvolvimento sustentável, que é o modelo que prevê a integração entre economia, sociedade e meio ambiente. É o crescimento econômico que leva em consideração os fatores de inclusão social e proteção ambiental. 
A ecoeficiência (união das dimensões ambiental e econômica) tem foco na otimização da utilização dos recursos, de maneira que se possa produzir mais, gerando o menor impacto possível ao meio ambiente e, ao mesmo tempo, trazendo lucro ao seu produtor. 
39- Gerenciamento de portfólio
Portfólio é um agrupamento de projetos, programas ou ações, não necessariamente interligados, que podem ser medidos e classificados.

Continue navegando