Buscar

fichamento desobediência,resistência e desacato

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

No crime de resistência configura quando alguém se opõe á execução de um ato legal, mediante violência ou ameaça a funcionário competente para executá-lo ou alguém auxiliando. Para haver o crime é necessário que o ato seja legal, sendo ilegal não há crime de resistência.
Já no crime de desobediência, a pessoa desobedece, contraria, infringe a uma ordem legal de funcionário publico. É preciso que seja uma ordem legal. Nesse não há emprego de violência.
E por último no desacato, é desacatar o funcionário público no exercício da função ou em razão dela. Esse desacato se refere a qualquer funcionário público, até a autoridade pública.
Resistência 
Em parte a embriaguez não elide o crime de resistência.
Para uma parcela da doutrina, estando o agente embriagado, exclui-se o dolo configurador do crime da resistência (RT 719/444, 566/321 e 525/366).
 Para outra, pode o estado de embriaguez excluir o elemento subjetivo do crime quando intenso, isto é, caso de intoxicação alcoólica dominante (RT 383/227). 
Servindo a embriaguez como causa de exclusão da imputabilidade somente quando completa e acidental (RT 541/388, 518/350 e 501/309).
Desacato 
Na primeira corrente, estabelece que a embriaguez não exclui a imputabilidade pena.
Na segunda sim, pois o desacato exige dolo especifico consistente intenção de humilhar, ofender, que é incompatível com o estado de embriaguez. Trata- se de entendimento majoritário. De acordo com essa corrente, o érbio perde freios inibitórios e fala coisas sem pensar, não agindo com especifica intenção de ofender a Administração ou seus agentes.
Na terceira somente exclui o crime quando é completa, capaz de eliminar a capacidade intelectual e volitiva do sujeito. É o que pensa Damásio de Jesus.
Desobediência 
Existem várias correntes:
Uma em que diz que há ausência de dolo em razão da embriaguez.
Outra que diz que a Embriaguez não exclui o dolo de desobedecer.
E outra eu somente excluirá se for completa e involuntária.

Outros materiais