Buscar

Esportes de invasão - PLANO DE AULA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES 
 
Nome
Esportes de invasão
NOME DA INSTITUIÇÃO
2020
PLANO DE AULA
Escola: NOME DA INSTITUIÇÃO
Disciplina: Educação Física 
Turma/Ano: 12 anos 
Período: Manhã 
Duração: 50 minutos 
Local: Ginásio 1
Prof. NOME DO PROFESSOR 
Objetivos:
1. Competências:
1.1 Gerais: 10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
1.2 Específicas: 10. Experimentar, desfrutar, apreciar e criar diferentes brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
1.3 Habilidades: Planejar e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto nos esportes de marca, precisão, invasão e técnico-combinatórios como nas modalidades esportivas escolhidas para praticar de forma específica.
 
Unidade Temática: Esportes 
Objetos de Conhecimento: Esportes de invasão 
Procedimento/Metodologia (Métodos / Estratégias):
Parte inicial: 
Rouba bandeira: A professora irá delimitar o espaço com giz, para que ocorra a vivência de um dos fundamentos do rugby,o espaço. Após isso os alunos serão divididos em duas equipes e cada equipe terá sua bandeira que será representada por um colete, ao sinal do apito cada equipe terá o objetivo de chegar ao lado adversário sem ser congelado pela outra equipe e pegar a bandeira, casso seja congelado deverá ficar no local até que um membro da sua equipe te descongele. Assim que a pessoa tiver a bandeira em mãos deverá voltar ao seu campo sem ser congelado pelos componentes do outro grupo, caso a pessoa que estiver com a bandeira seja congelada, nenhum ponto será marcado e volta-se a partida, mas se a pessoa que estiver com a bandeira não for tocada e conseguir voltar ao seu campo será marcado 1 ponto. Após, todos voltam ao seu lugar e inicia-se uma nova partida. (20 miinutos)
Parte principal: 
Iniciação ao rugby (jogo adaptado): Com a mesma equipe, um de cada grupo tira no pedra, papel ou tesoura quem inicia com a bola.
 O objetivo é passar com a bola para a área de pontuação da equipe adversária sem que alguém da outra equipe te toque, se isso acontecer seu time perde a posse de bola, todos voltam a posição original. A regra é que antes de chegar até a área de pontuação deve-se ocorrer 4 passes entre a equipe, se o passe for para frente deverá ser com os pés, mas se for para os lados ou para trás deverá ser com as mãos. (20 minutos)
Parte final: 
Volta a calma: Solicitar aos alunos que façam uma roda, e se sentem. Assim a professora inicia uma conversa com os alunos contando a eles a história do rugby e suas regras. (10 minutos)
Breve história 
O rugby foi criado oficialmente em 1823 pelo estudante britânico William Webb, que, durante uma partida de futebol, teria pego a bola com as mãos e corrido até o gol. No entanto, alguns historiadores afirmam que o jogo foi inspirado no Harpastum, que era praticado pelos romanos na Antiguidade.
O nome do esporte veio da escola onde foi criado, a Rugby School, da Grã-Bretanha. Foram alunos da escola, com ajuda de outros de Cambridge, que, entre 1845 e 1848, elaboraram as primeiras normas da modalidade. A primeira federação de rúgbi nasceu em 1871, a Rugby Football Union, da Inglaterra e, em 1886, surgiu a International Rugby Board, entidade internacional e que regulamenta o esporte até hoje.
Regras
O esporte não é popular no Brasil, por isso, muitos brasileiros desconhecem as regras. Algumas pessoas até o comparam ao futebol americano, mas existem diferenças grandes entre os dois esportes. A mais básica refere-se ao passe com as mãos, que pode ser para frente no futebol americano. No rúgbi, o passe só pode ser feito para o jogador que está na mesma linha da bola ou atrás dela.
O objetivo do rúgbi é levar a bola até a linha de gol do rival o máximo de vezes possível. Ganha a equipe que tiver mais pontos ao final de dois tempos de 40 minutos ou de 7 minutos, dependendo da modalidade.
 Recursos: Coletes, giz, bola de futebol americano.
 Avaliação: Analisar o desempenho tático dos alunos nas atividade, exercitar o trabalho em equipe para consegir chegar ao lado oposto e observar o tempo de reação deles. 
 Referências: 
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22255
 file:///C:/Users/monic/Downloads/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/rugbi.htm

Continue navegando