Buscar

ESTUDO DIRIGIDO SOBRE PERFIL LIPIDICO E ATEROSCLEROSE

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO SOBRE PERFIL LIPIDICO E ATEROSCLEROSE
Professor: Dimas José Campiolo
Disciplina: Bioquímica Clínica
Aluno: Cesar Gustavo Floriano
RA: D31EIG-0
Questão 1: dislipidemia são alterações metabólicas lipídicas, decorrentes de distúrbios em qualquer fase do metabolismo lipídico, que ocasionem repercussões nos níveis séricos de lipoproteínas. Seus componentes são: LDL e HDL, triglicerídeos e colesterol totais.
Questão 2: Classificam-se em: Primárias (Genotípica e Fenotípicas) e secundárias, que são as doenças (hipertireoidismo, diabetes, obesidade, icterícia) e devido a uso de medicamentos (alcoolismo, betabloqueadores, anabolizantes, estrógenos).
Questão 3: lipoproteínas são complexos macromoleculares sintetizados no fígado e no intestino delgado, que transportam o colesterol e os triglicerídeos através da corrente sanguínea. Já as apolipoproteinas, se ligam a receptores específicos da membrana na célula responsável pelo metabolismo das lipoproteínas.
Questão 4: Lipoproteinas: HDL, VLDL, IDL e LDL. Fazem o transporte de lipídeos endógenos e exógenos.
Para fazer a dosagem de lipoproteínas, deve-se manter um jejum de 12-14hrs, manter o peso corporal estável durante 2 semanas, não fazer atividades físicas de alta intensidade durante 24hrs e evitar o uso de bebidas alcoolicas por 72hrs.
Questão 5: os níveis de LDL-colesterol desejados são menor de 130mg/dl, dependendo do risco cardiovascular que o paciente apresenta, este valor pode ser necessário ser menor que 50mg/dl. Já os níveis de colesterol não-HDL, devem ser menores que 160mg/dl, em pacientes que não possuem risco cardíaco, chegando ser preciso menor de 80mg/dl para pacientes com alto risco cardíaco.
Questão 6:  O desenvolvimento dos biomarcadores de inflamação veio complementar o estudo dos marcadores de lesão tecidual (troponina), dos marcadores de trombose e trombólise (ativador do plasminogênio tecidual) ou dos marcadores de oxidação lipídica (LDL-oxidada). Em conjunto, estes biomarcadores fornecem informação essencial sobre o processo aterosclerótico. Apesar de a lista dos biomarcadores inflamatórios ser extensa e se encontrar em contínuo crescendo, a proteína C reativa (PCR) constitui o biomarcador mais extensamente estudado.
Questão 7: porque, o HDL remove o colesterol das artérias e os leva de volta para o fígado, impedindo seu acúmulo. Por este motivo, é desejável mantê-lo em alta. Hoje em dia, pede-se para as pessoas almejaram uma taxa acima de 40 mg/dl.
Questão 8: podem causar pancreatites e doenças cardíacas.
Questão 9: a relação entre dislipidemia e hipotiroidismo, é muito comum. Aproximadamente 90% dos pacientes com hipotireoidismo possuem alguma alteração do perfil lipídico, sendo a mais comum o aumento do colesterol total às custas da fração LDL.
Questão 10: manter-se em jejum de no mínimo 12h, não realizar atividades físicas extremas por 24, não fazer a ingestão de álcool, por no mínimo 72h e, realizar o exame sempre no mesmo laboratório, evitando a variação analítica.
Questão 11: LDL = CT - HDL - TG 5
Questão 12: índice que permite avaliar o fator de risco para doenças cardiovasculares:
Índice de Castelli I = colesterol total / HDL;
Índice de Castelli II = LDL /HDL.
Questão 13: As dislipidemias estão associadas a um risco muito grande de desenvolvimento de problemas do coração como infartos, angina e, muitas vezes, aos derrames cerebrais e AVCs (acidentes vasculares cerebrais). A arteriosclerose é também uma das principais consequências da dislipidemia.
Questão 14: 
	Arteriosclerose é um termo abrangente usado para designar doenças degenerativas das paredes arteriais.
	Aterosclerose é o depósito no interior das artérias de substâncias gordurosas junto com colesterol, cálcio, produtos de degradação celular e fibrina.
Questão 15: A ação do tabaco interfere com a produção de uma substância protetora conhecida como óxido nítrico e faz como que as artérias fiquem mais vulneráveis ao acúmulo de gordura. Há também uma interferência no mecanismo de contração e relaxamento, o que resulta numa maior dificuldade para o sangue circular.
Questão 16: Acúmulo de lipídeos modificados Ativação de células endoteliais Migração das células inflamatórias Ativação das células inflamatórias Recrutamento das células musculares lisas Proliferação e síntese da matriz formação de capa fibrosa Ruptura da placa agregação das plaquetas Trombose.
Questão 17: Histórico familiar de CHD prematuro; Idade (homem > 45 anos e mulher > 55 anos); Dislipidemia (HDLc < 40 aproximadamente); Hipertenção e Tabagismo.
Questão 18: LDL entra facilmente na parede arterial, onde sofre algumas modificações (devido a O2 e lipídios na corrente sanguínea), se transformando em LDL oxidado. Esse LDL oxidado, induz os macrófagos a liberar citocinas que estimulam a alta adesão de citocina nas paredess endoteliais, fazendo com que haja a formação da placa de ateroma.

Continue navegando