Buscar

O que é Web 2

Prévia do material em texto

A Web 2.0, segundo um dos seus próprios produtos, a Wikipédia, é um termo cunhado em 2004 pela empresa estadunidense O'Reilly Media para designar uma segunda geração de comunidades e serviços baseados na plataforma Web, como wikis, aplicações baseadas em folksonomia [indexação de informações] e redes sociais [ex.: orkut]. Embora o termo tenha uma conotação de uma nova versão para a Web, ele não se refere à atualização nas suas especificações técnicas, mas a uma mudança na forma como ela é encarada por usuários e desenvolvedores.
O termo Web 2.0 surgiu em 2004 e foi definido por O ́Reilly (2005) como a mudança para uma internet como plataforma. Sua característica mais importante é a possibilidade de desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva. Para o autor, a Web2.0 é caracterizada como um conjunto de tendências socioeconômicas e tecnológicas reunidas coletivamente que serve de base para uma geração de internet mais madura, baseada na maior participação de seus usuários. 
Com o avanço da tecnologia é impossível não levar estes recursos a sala de aula, pois cada vez mais nossos alunos estão conectados. Como chamar a atenção para uma explicação usando apenas livro, quadro e giz?
Como educadora, licenciada em Letras português e espanhol, percebo a dificuldade em sala de aula de manter a atenção dos meus alunos, pois, vejo muitos usando escondido debaixo da mesa o celular. Já aconteceu de muitos de informarem de uma notícia que no momento era importante para o Brasil no meio da aula. E aí questionei como você soube? Meio sem graça, a aluna me disse que olhou na internet pelo celular, então agradeci pela informação e continuei a aula normalmente. Muitas vezes deixo meus alunos usarem a internet para fazer atividades de pesquisa que passo na lousa, percebo que funciona mais do que pedir que façam traduções de palavras simples no dicionário de espanhol.
Considero de extrema importância usar a internet nas aulas de português e espanhol, pois, sei que através de um clique meu aluno vai além, e buscará mais aprendizagens. 
Para Trein e Schlemmer (2009), a escola não é mais o único lugar destinado ao acesso à informação e ganhou a internet como uma aliada que disponibiliza, de forma rápida, um mundo de informações ao alcance das mãos.
Segundo Marinho et al.(2009), a Web2.0 é a rede no tempo de uma “Sociedade da Autoria‟, onde cada internauta se torna, além de (co)autor ou (co)produtor, distribuidor de conteúdos, compartilhando a sua produção com os demais indivíduos em rede. 
Sair das atitudes tradicionais para usar ferramentas computacionais no ensino não é fácil, mas quando é uma tentativa de proporcionar mais liberdade e aprendizado autônomo, vale a pena arriscar uma mudança. 
Machado (2008) afirma que os sites e serviços da nova geração de internet
devem ser simples e fáceis de utilizar. O autor pontua as principais características da Web2.0, que são: 
● simplicidade: tudo deve ser intuitivo e evidente;
● compartilhamento: diariamente surgem novas ferramentas de colaboração, 
baseadas no trinômio simples-rápido-web;
● publicação: receber, transformar e publicar num ciclo infinito de geração de 
informação;
●disponibilidade rápida: as informações são atualizadas de forma mais ágil e 
chegam ao usuário com maior rapidez;
●participação do usuário: o usuário se torna mais participativo, atuando sobre aquilo que vê e consome na internet;
● opinião: possibilidade democrática e sem barreiras de exercer sua liberdade 
de opinar;
●comunidade: a troca rápida de informações se torna possível por meio da “enxurrada” de comunidades digitais e aplicações que nos fazem mais falantes
Sobre a relação professor-alunos em ambiente digital, Matte (2009, p. 6) afirma que o professor não deixa de orquestrar a atuação do destinatário como sujeito de um fazer (adquirir conhecimento), mas possibilita que o destinatário-aluno possa adquirir conhecimentos diferentes daquele que o próprio professor carrega. Os papéis, portanto, deixam de ser estáticos, passam a ser recíprocos, por todos estes fatores apresentados a Web 2.0 é um forte aliada ao ensino-aprendizagem.
Cruz (2008) esclarece que, com as novas tecnologias, surgiram novos espaços de construção do conhecimento. Assim a escola deixou de ter o papel de único transmissor de conhecimentos, e hoje, as exigências e possibilidades pessoais de conhecimento extravasam os muros da escola, da cidade, do país. O autor acredita que a integração das TIC’s na educação se torna essencial e urgente para o desenvolvimento integral da formação dos alunos que se exige hoje: alunos preparados para o mercado de trabalho, em constante mudança e transformação, que devem mostrar competências que não se limitam às áreas nas quais se especializaram, mas que eles possam desenvolver um espírito aberto, flexível e capaz de se adaptar para evoluir
REFERÊNCIAS
MACHADO, Ana Claudia Teixeira. Novas formas de produção de conhecimento:Utilização de ferramentas da web2.0 como recurso pedagógico. Revista Udesc Virtual,v. 1, n.2, 2008. Disponível em: http://revistas.udesc.br/index.php/udescvirtual/article/view/1655>. 
Acesso em: 02 mai. 2020
MARINHO, Simão Pedro. et al.Oportunidades e possibilidades para a inserção de interfaces da web2.0 no currículo da escola em tempos de convergências de mídia. Revista e-Curriculum,PUCSP-SP, v.4, n.2, 2009.Disponível em http://www.pucsp.com.br/ecurriculum>. Acesso em: 02 maio.2020
MATTE, A. C. F. (2008). Análise Semiótica da Sala de Aula no tempo da EAD. In: I Congresso de Tecnologias na Educação. On-line, outubro 2008. Disponível em: http://tecnologiasnaeducacao.pro.br/revista/a1n1/pal3.pdf . Acesso em Abril. 2020.         [ Links ]
O'REILLY, Tim. What is web2.0.Disponível em: 66 Revista Expressão Católica 2013jul./dez.; 2(2): <http://www.oreillynet.com/pub/a/oreilly/tim/news/2005/09/30/what-is-web-20.html>.Acesso em: 30 abril. 2020.
TREIN, Daiana;SCHLEMMER, Eliane. Projetos de aprendizagem baseados em 
problema no contexto da web2.0: possibilidades para a prática pedagógica. Revista e-Curriculum, PUCSP-SP, v.4, n. 2, 2009.Disponível em: <http://www.pucsp.com.br/ecurriculum>. Acesso em: 01 maio. 2020
WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal>. Acesso em Abril de 2020

Continue navegando