Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação Final (Objetiva) - AQUISIÇÃO DA LÍNGUA DE SINAIS PARA SURDO COMO L1

User badge image
Nice

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A Língua de Sinais possui aspectos gramaticais como qualquer outra. Esta língua é um sistema linguístico de natureza visual-motora de transmissão de ideias e fatos. No estudo da Língua de Sinais estudamos conceitos como arbitrariedade.
Sobre a arbitrariedade, analise as afirmativas a seguir: I- Os sinais arbitrários não são nada parecidos com o objeto e/ou ação representados. II- Os sinais arbitrários não lembram o objeto e/ou ação, são sinais que não nos apresentam características dos objetos e/ou coisas. III- É a propriedade que toma como base para a criação de palavras ou sinais as características físicas ou culturais do referente. São sinais que apresentam características do objeto e/ou alguma coisa que nos lembram o que estamos sinalizando. IV- São ideias que têm uma relação com a configuração de mão. Assinale a alternativa CORRETA:
a) As afirmativas III e IV estão corretas.
b) As afirmativas I, II e III estão corretas.
c) As afirmativas I e II estão corretas.
d) Somente a afirmativa III está correta.

A lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002 foi um marco histórico na educação de surdos. Essa lei dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), além de abordar outras providências gerais. Sobre a legislação vigente, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O poder público em geral e as empresas de serviços públicos devem garantir formas institucionalizadas de apoiar o uso e a difusão da Língua Brasileira de Sinais.
II- Segundo esta lei, o sistema educacional federal, estadual e municipal tem a responsabilidade de garantir a inclusão do ensino da Língua Brasileira de Sinais como parte dos Parâmetros Curriculares Nacionais apenas nos cursos de licenciatura em Educação Especial.
III- Esta lei entende a Língua Brasileira de Sinais como uma forma de comunicação e expressão em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituindo um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundas de comunidade de pessoas surdas do Brasil.
IV- Esta lei reconhece a Língua Brasileira de Sinais e outros recursos de expressão a ela associados como meio de comunicação e expressão.
a) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
b) As afirmativas II e IV estão corretas.
c) Somente a afirmativa II está correta.
d) As afirmativas I, II e III estão corretas.

Cultura, multiculturalismo e identidade são conceitos importantes no que diz respeito às questões envolvendo os sujeitos surdos em uma sociedade de ouvintes. São ainda mais importantes ao profissional atuante no contexto educacional, pois saber lidar com a diversidade cultural e as múltiplas identidades dos alunos faz total diferença na práxis pedagógica. Sobre tais conceitos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Identidade.
II- Cultura.
III- Multiculturalismo.
a) I - III - II.
b) I - II - III.
c) III - I - II.
d) III - II - I.

O contexto histórico-filosófico na educação de surdos perpassa uma linha de acontecimentos importantes. Nesta linha do tempo, percebemos uma relevante evolução contínua no que diz respeito a melhorias efetuadas na educação de surdos. Sobre estes acontecimentos e sua relevância, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Em algumas civilizações, os surdos eram vistos como castigo divino, condenados à morte.
II- A Língua de Sinais sempre foi aceita na educação de surdos com muita facilidade.
III- L'Epée criou os sinais metódicos.
IV- Com o decorrer dos anos, os educadores surdos criaram várias metodologias para ensinar os surdos.
A As afirmativas I, III e IV estão corretas.
B As afirmativas I, II e III estão corretas.
C As afirmativas II, III e IV estão corretas.
D As afirmativas II e IV estão corretas.

A história da Língua de Sinais no mundo e da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS - tem um contexto histórico bastante peculiar. A história da língua de sinais está diretamente relacionada à história dos surdos.
Sobre o contexto histórico e filosófico da língua de sinais e dos surdos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Por volta de 1988, as matrículas compulsórias são iniciadas, ou seja, todos tinham o direito de estudar em escolas regulares. ( ) O INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos - funciona como órgão do governo desde 1857 e trabalha numa perspectiva bilíngue. ( ) No Brasil, a Língua de Sinais foi trazida oficialmente durante o império de D. Pedro II, com a vinda do professor francês Hernest Huet. ( ) Na década de 1950, o Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES - obedecia à tendência da época, ou seja, o oralismo. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - F - V - F.
b) V - V - V - V.
c) V - F - F - V.
d) F - F - F - F.

As comunidades surdas são espaços de partilha que contribuem de forma significativa para a formação do sujeito surdo, autônomo e cidadão que exerce seus direitos. Sobre as contribuições da comunidade surda ou ainda sobre razões para a sua existência, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A comunidade surda favorece uma nova perspectiva sobre surdez, sem a visão médica ou terapêutica.
II- A comunidade surda fortalece a parceria surdo e ouvinte, pois proporciona interação de ouvintes sob a perspectiva cultural e que envolve sujeitos comprometidos com a causa surda.
III- As comunidades surdas divulgam-se, empoderam-se, reconfiguram-se e enxergam na internet uma das mais importantes interfaces de afirmação de identidade, autonomia e cidadania.
IV- A comunidade surda reproduz padrões culturais muito semelhantes aos ouvintes, pois não há diferenças significativas entre uma cultura e outra.
a) Somente a sentença II está correta.
b) Somente a sentença IV está correta.
c) As sentenças I, II e III estão corretas.
d) As sentenças I, III e IV estão corretas.

A língua é um sistema linguístico com regras e vocabulário infinito. O processo de aquisição da língua é um aspecto muito importante na construção de identidade e cultura. A aquisição da língua de sinais torna-se ainda mais importante, pois a troca com seus pares possibilita ao sujeito surdo identificar-se como tal em sua comunidade, realizando trocas que favorecem a construção de sua identidade. Sobre a aquisição da Língua de Sinais como Primeira Língua (L1), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A aquisição da língua materna é adquirida e usada no cotidiano.
( ) A Língua de Sinais é a língua natural da criança surda.
( ) A criança deve acessar primeiro a Língua Portuguesa na forma escrita e posteriormente a Língua de Sinais.
( ) A aquisição da Primeira Língua (L1) contempla não somente a competência linguística, pois carrega o fator identitário (valores pessoais e social).
a) V - V - F - V.
b) V - V - V - V.
c) F - V - V - F.
d) V - F - F - V.

Quadros (1997) adota fases-estágios no processo de aquisição de linguagem das crianças surdas e explana que entre dois anos e meio e três anos ocorre o estágio de múltiplas combinações. O que ocorre nesse estágio?
Assinale a alternativa CORRETA:
a) O uso dos pronomes.
b) O uso organizado de referentes.
c) A explosão de vocabulário.
d) A combinação de até três sinais.

As pesquisas evidenciam que a aquisição da Língua de Sinais em muitos aspectos é equivalente a das línguas orais. Quadros (1997) adota fases-estágios no processo de aquisição de linguagem das crianças surdas e aponta que em uma das fases de aquisição da linguagem os bebês surdos apresentam dois tipos de balbucio: o silábico (oral) e a gesticulação (manual). A autora mostra que os bebês surdos manifestam o balbucio manual. Em qual período da aquisição de linguagem este balbucio manual silábico ocorre?
Assinale a alternativa CORRETA:
a) No estágio de múltiplas combinações.
b) No período pré-linguístico.
c) No estágio das primeiras combinações.
d) No estágio de um sinal.

A educação de surdos já foi influenciada por alguns fundamentos metodológicos e filosóficos. Estas alterações causaram impactos significativos na educação de surdos. Na maioria das vezes negativo, pois desconsidera o sujeito surdo como ser distinto em sentido cultural e linguístico. Sobre os fundamentos metodológicos e filosóficos que influenciaram a educação de surdos, avalie as asserções a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A partir da pedagogia tradicional e geral, surgem outros termos para a Pedagogia e muitos estudos e pesquisas. Estas novas tentativas dentro da pedagogia surgem
II- Deseja-se melhorar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos.
a) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
b) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma preposição verdadeira.
c) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
d) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Na formação de classes de determinado ano letivo, identificou-se a matrícula de aluno surdo que usa a LIBRAS para a comunicação e o bilinguísmo como opção familiar para sua educação. Assim, a equipe da escola (gestores, docentes e funcionários) envolveu-se para compreender a surdez, as abordagens educacionais para o ensino do aluno surdo e também para criar condições favoráveis ao atendimento desse aluno. Alem disso, a equipe mobilizou-se para garantir-lhe todos os direitos, tendo em vista que a Lei nº 10.436/2002 reconhece os surdos como sujeitos de direito e, em função de sua comunicação possuidores de uma cultura diferenciada, reconhece, ainda, a LIBRAS como meio legal de comunicação e expressão. Da mesma forma que outros recursos de expressão a ela associados. O bilinguismo é visto, hoje, como abordagem privilegiada para a educação do surdo, pois visa capacitá-lo na utilização de duas línguas: a língua de sinais (principal meio de comunicação) e a língua escrita da comunidade em que vive. Nesse cenário, entre as ações que podem favorecer a aprendizagem desse aluno surdo e garantir seu direito à educação incluem-se:
É correto apenas o que se afirma em:
I- Disponibilizar materiais a promover atividades em LIBRAS para os alunos não surdos.
II- Convencer a família a optar pelo oralismo como forma de o aluno aproximar-se ao máximo da língua falada pela maioria dos alunos da escola.
III- Envolver a turma em que o aluno surdo está matriculado e demais alunos da escola na aprendizagem de LIBRAS.
IV- Providenciar a transferência do aluno para uma escola que atenda à comunidade surda, pois uma escola especializada é mais adequada ao seu processo de ensino-aprendizagem.
a) I e IV.
b) I e III.
c) I, II e IV.
d) II e III.

Um aluno da rede pública de ensino, com 11 anos de idade, está matriculado no 5º ano do Ensino Fundamental e tem surdez profunda bilateral. Ele é bem humorado, brincalhão e bastante sociável. É fluente na língua brasileira de sinais (Libras), mas apresenta dificuldades de leitura e escrita da língua portuguesa. Tem potencial cognitivo elevado, embora necessite de constante interferência e auxílio da professora para realizar suas atividades. Considerando a situação apresentada e o que estabelece a Política Nacional da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, deve-se assegurar a esse aluno:
A Processo avaliativo que priorize o uso da língua portuguesa na modalidade escrita, dada a importância da manutenção do registro da aprendizagem.
B Atendimento educacional especializado, priorizando-se o ensino da língua portuguesa, de modo a garantir a educação bilíngue.
C Ensino da língua brasileira de sinais (Libras) após a aquisição da língua portuguesa na modalidade escrita, em processo análogo ao da alfabetização de aluno ouvinte.
D Escolarização que atenda à proposta educacional bilíngue, considerando-se a língua de sinais como primeira língua.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A Língua de Sinais possui aspectos gramaticais como qualquer outra. Esta língua é um sistema linguístico de natureza visual-motora de transmissão de ideias e fatos. No estudo da Língua de Sinais estudamos conceitos como arbitrariedade.
Sobre a arbitrariedade, analise as afirmativas a seguir: I- Os sinais arbitrários não são nada parecidos com o objeto e/ou ação representados. II- Os sinais arbitrários não lembram o objeto e/ou ação, são sinais que não nos apresentam características dos objetos e/ou coisas. III- É a propriedade que toma como base para a criação de palavras ou sinais as características físicas ou culturais do referente. São sinais que apresentam características do objeto e/ou alguma coisa que nos lembram o que estamos sinalizando. IV- São ideias que têm uma relação com a configuração de mão. Assinale a alternativa CORRETA:
a) As afirmativas III e IV estão corretas.
b) As afirmativas I, II e III estão corretas.
c) As afirmativas I e II estão corretas.
d) Somente a afirmativa III está correta.

A lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002 foi um marco histórico na educação de surdos. Essa lei dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), além de abordar outras providências gerais. Sobre a legislação vigente, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O poder público em geral e as empresas de serviços públicos devem garantir formas institucionalizadas de apoiar o uso e a difusão da Língua Brasileira de Sinais.
II- Segundo esta lei, o sistema educacional federal, estadual e municipal tem a responsabilidade de garantir a inclusão do ensino da Língua Brasileira de Sinais como parte dos Parâmetros Curriculares Nacionais apenas nos cursos de licenciatura em Educação Especial.
III- Esta lei entende a Língua Brasileira de Sinais como uma forma de comunicação e expressão em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituindo um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundas de comunidade de pessoas surdas do Brasil.
IV- Esta lei reconhece a Língua Brasileira de Sinais e outros recursos de expressão a ela associados como meio de comunicação e expressão.
a) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
b) As afirmativas II e IV estão corretas.
c) Somente a afirmativa II está correta.
d) As afirmativas I, II e III estão corretas.

Cultura, multiculturalismo e identidade são conceitos importantes no que diz respeito às questões envolvendo os sujeitos surdos em uma sociedade de ouvintes. São ainda mais importantes ao profissional atuante no contexto educacional, pois saber lidar com a diversidade cultural e as múltiplas identidades dos alunos faz total diferença na práxis pedagógica. Sobre tais conceitos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Identidade.
II- Cultura.
III- Multiculturalismo.
a) I - III - II.
b) I - II - III.
c) III - I - II.
d) III - II - I.

O contexto histórico-filosófico na educação de surdos perpassa uma linha de acontecimentos importantes. Nesta linha do tempo, percebemos uma relevante evolução contínua no que diz respeito a melhorias efetuadas na educação de surdos. Sobre estes acontecimentos e sua relevância, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Em algumas civilizações, os surdos eram vistos como castigo divino, condenados à morte.
II- A Língua de Sinais sempre foi aceita na educação de surdos com muita facilidade.
III- L'Epée criou os sinais metódicos.
IV- Com o decorrer dos anos, os educadores surdos criaram várias metodologias para ensinar os surdos.
A As afirmativas I, III e IV estão corretas.
B As afirmativas I, II e III estão corretas.
C As afirmativas II, III e IV estão corretas.
D As afirmativas II e IV estão corretas.

A história da Língua de Sinais no mundo e da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS - tem um contexto histórico bastante peculiar. A história da língua de sinais está diretamente relacionada à história dos surdos.
Sobre o contexto histórico e filosófico da língua de sinais e dos surdos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Por volta de 1988, as matrículas compulsórias são iniciadas, ou seja, todos tinham o direito de estudar em escolas regulares. ( ) O INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos - funciona como órgão do governo desde 1857 e trabalha numa perspectiva bilíngue. ( ) No Brasil, a Língua de Sinais foi trazida oficialmente durante o império de D. Pedro II, com a vinda do professor francês Hernest Huet. ( ) Na década de 1950, o Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES - obedecia à tendência da época, ou seja, o oralismo. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - F - V - F.
b) V - V - V - V.
c) V - F - F - V.
d) F - F - F - F.

As comunidades surdas são espaços de partilha que contribuem de forma significativa para a formação do sujeito surdo, autônomo e cidadão que exerce seus direitos. Sobre as contribuições da comunidade surda ou ainda sobre razões para a sua existência, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A comunidade surda favorece uma nova perspectiva sobre surdez, sem a visão médica ou terapêutica.
II- A comunidade surda fortalece a parceria surdo e ouvinte, pois proporciona interação de ouvintes sob a perspectiva cultural e que envolve sujeitos comprometidos com a causa surda.
III- As comunidades surdas divulgam-se, empoderam-se, reconfiguram-se e enxergam na internet uma das mais importantes interfaces de afirmação de identidade, autonomia e cidadania.
IV- A comunidade surda reproduz padrões culturais muito semelhantes aos ouvintes, pois não há diferenças significativas entre uma cultura e outra.
a) Somente a sentença II está correta.
b) Somente a sentença IV está correta.
c) As sentenças I, II e III estão corretas.
d) As sentenças I, III e IV estão corretas.

A língua é um sistema linguístico com regras e vocabulário infinito. O processo de aquisição da língua é um aspecto muito importante na construção de identidade e cultura. A aquisição da língua de sinais torna-se ainda mais importante, pois a troca com seus pares possibilita ao sujeito surdo identificar-se como tal em sua comunidade, realizando trocas que favorecem a construção de sua identidade. Sobre a aquisição da Língua de Sinais como Primeira Língua (L1), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A aquisição da língua materna é adquirida e usada no cotidiano.
( ) A Língua de Sinais é a língua natural da criança surda.
( ) A criança deve acessar primeiro a Língua Portuguesa na forma escrita e posteriormente a Língua de Sinais.
( ) A aquisição da Primeira Língua (L1) contempla não somente a competência linguística, pois carrega o fator identitário (valores pessoais e social).
a) V - V - F - V.
b) V - V - V - V.
c) F - V - V - F.
d) V - F - F - V.

Quadros (1997) adota fases-estágios no processo de aquisição de linguagem das crianças surdas e explana que entre dois anos e meio e três anos ocorre o estágio de múltiplas combinações. O que ocorre nesse estágio?
Assinale a alternativa CORRETA:
a) O uso dos pronomes.
b) O uso organizado de referentes.
c) A explosão de vocabulário.
d) A combinação de até três sinais.

As pesquisas evidenciam que a aquisição da Língua de Sinais em muitos aspectos é equivalente a das línguas orais. Quadros (1997) adota fases-estágios no processo de aquisição de linguagem das crianças surdas e aponta que em uma das fases de aquisição da linguagem os bebês surdos apresentam dois tipos de balbucio: o silábico (oral) e a gesticulação (manual). A autora mostra que os bebês surdos manifestam o balbucio manual. Em qual período da aquisição de linguagem este balbucio manual silábico ocorre?
Assinale a alternativa CORRETA:
a) No estágio de múltiplas combinações.
b) No período pré-linguístico.
c) No estágio das primeiras combinações.
d) No estágio de um sinal.

A educação de surdos já foi influenciada por alguns fundamentos metodológicos e filosóficos. Estas alterações causaram impactos significativos na educação de surdos. Na maioria das vezes negativo, pois desconsidera o sujeito surdo como ser distinto em sentido cultural e linguístico. Sobre os fundamentos metodológicos e filosóficos que influenciaram a educação de surdos, avalie as asserções a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A partir da pedagogia tradicional e geral, surgem outros termos para a Pedagogia e muitos estudos e pesquisas. Estas novas tentativas dentro da pedagogia surgem
II- Deseja-se melhorar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos.
a) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
b) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma preposição verdadeira.
c) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
d) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Na formação de classes de determinado ano letivo, identificou-se a matrícula de aluno surdo que usa a LIBRAS para a comunicação e o bilinguísmo como opção familiar para sua educação. Assim, a equipe da escola (gestores, docentes e funcionários) envolveu-se para compreender a surdez, as abordagens educacionais para o ensino do aluno surdo e também para criar condições favoráveis ao atendimento desse aluno. Alem disso, a equipe mobilizou-se para garantir-lhe todos os direitos, tendo em vista que a Lei nº 10.436/2002 reconhece os surdos como sujeitos de direito e, em função de sua comunicação possuidores de uma cultura diferenciada, reconhece, ainda, a LIBRAS como meio legal de comunicação e expressão. Da mesma forma que outros recursos de expressão a ela associados. O bilinguismo é visto, hoje, como abordagem privilegiada para a educação do surdo, pois visa capacitá-lo na utilização de duas línguas: a língua de sinais (principal meio de comunicação) e a língua escrita da comunidade em que vive. Nesse cenário, entre as ações que podem favorecer a aprendizagem desse aluno surdo e garantir seu direito à educação incluem-se:
É correto apenas o que se afirma em:
I- Disponibilizar materiais a promover atividades em LIBRAS para os alunos não surdos.
II- Convencer a família a optar pelo oralismo como forma de o aluno aproximar-se ao máximo da língua falada pela maioria dos alunos da escola.
III- Envolver a turma em que o aluno surdo está matriculado e demais alunos da escola na aprendizagem de LIBRAS.
IV- Providenciar a transferência do aluno para uma escola que atenda à comunidade surda, pois uma escola especializada é mais adequada ao seu processo de ensino-aprendizagem.
a) I e IV.
b) I e III.
c) I, II e IV.
d) II e III.

Um aluno da rede pública de ensino, com 11 anos de idade, está matriculado no 5º ano do Ensino Fundamental e tem surdez profunda bilateral. Ele é bem humorado, brincalhão e bastante sociável. É fluente na língua brasileira de sinais (Libras), mas apresenta dificuldades de leitura e escrita da língua portuguesa. Tem potencial cognitivo elevado, embora necessite de constante interferência e auxílio da professora para realizar suas atividades. Considerando a situação apresentada e o que estabelece a Política Nacional da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, deve-se assegurar a esse aluno:
A Processo avaliativo que priorize o uso da língua portuguesa na modalidade escrita, dada a importância da manutenção do registro da aprendizagem.
B Atendimento educacional especializado, priorizando-se o ensino da língua portuguesa, de modo a garantir a educação bilíngue.
C Ensino da língua brasileira de sinais (Libras) após a aquisição da língua portuguesa na modalidade escrita, em processo análogo ao da alfabetização de aluno ouvinte.
D Escolarização que atenda à proposta educacional bilíngue, considerando-se a língua de sinais como primeira língua.

Prévia do material em texto

Disciplina: Aquisição da Língua de Sinais para Surdo como L1 (LBR02) 
Avaliação: Avaliação Final (Objetiva) - 
 
1. A Língua de Sinais possui aspectos gramaticais como qualquer outra. Esta língua é um 
sistema linguístico de natureza visual-motora de transmissão de ideias e fatos. No estudo 
da Língua de Sinais estudamos conceitos como arbitrariedade. Sobre a arbitrariedade, 
analise as afirmativas a seguir: 
 
I- Os sinais arbitrários não são nada parecidos com o objeto e/ou ação representados. 
II- Os sinais arbitrários não lembram o objeto e/ou ação, são sinais que não nos apresentam 
características dos objetos e/ou coisas. 
III- É a propriedade que toma como base para a criação de palavras ou sinais as 
características físicas ou culturais do referente. São sinais que apresentam características 
do objeto e/ou alguma coisa que nos lembram o que estamos sinalizando. 
IV- São ideias que têm uma relação com a configuração de mão. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 a) As afirmativas I, II e III estão corretas. 
 b) As afirmativas III e IV estão corretas. 
 c) Somente a afirmativa III está correta. 
 d) As afirmativas I e II estão corretas. 
 
 
2. A lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002 foi um marco histórico na educação de surdos. Essa 
lei dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), além de abordar outras 
providências gerais. Sobre a legislação vigente, analise as afirmativas a seguir: 
 
I- O poder público em geral e as empresas de serviços públicos devem garantir formas 
institucionalizadas de apoiar o uso e a difusão da Língua Brasileira de Sinais. 
II- Segundo esta lei, o sistema educacional federal, estadual e municipal tem a 
responsabilidade de garantir a inclusão do ensino da Língua Brasileira de Sinais como parte 
dos Parâmetros Curriculares Nacionais apenas nos cursos de licenciatura em Educação 
Especial. 
III- Esta lei entende a Língua Brasileira de Sinais como uma forma de comunicação e 
expressão em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical 
própria, constituindo um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundas de 
comunidade de pessoas surdas do Brasil. 
IV- Esta lei reconhece a Língua Brasileira de Sinais e outros recursos de expressão a ela 
associados como meio de comunicação e expressão. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acesso em: 25 jun. 2018. 
 a) As afirmativas II e IV estão corretas. 
 b) Somente a afirmativa II está correta. 
 c) As afirmativas I, II e III estão corretas. 
 d) As afirmativas I, III e IV estão corretas. 
 
 
 
 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=TEJSMDMwMw==&action2=TEJSMDI=&action3=NjM3Nzg0&action4=MjAyMC8x&prova=MTc4MzEzMTg=#questao_1%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=TEJSMDMwMw==&action2=TEJSMDI=&action3=NjM3Nzg0&action4=MjAyMC8x&prova=MTc4MzEzMTg=#questao_2%20aria-label=
3. Cultura, multiculturalismo e identidade são conceitos importantes no que diz respeito às 
questões envolvendo os sujeitos surdos em uma sociedade de ouvintes. São ainda mais 
importantes ao profissional atuante no contexto educacional, pois saber lidar com a 
diversidade cultural e as múltiplas identidades dos alunos faz total diferença na práxis 
pedagógica. Sobre tais conceitos, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
 
I- Identidade. 
II- Cultura. 
III- Multiculturalismo. 
 
( ) A cultura torna-se híbrida, heterogênea. As culturas vão se fundindo no decorrer do 
processo. 
( ) Questões sociais são tratadas e influenciadas pela sua formação e construção. 
( ) Envolve costumes, tradições, "jeitos" de ver e de viver. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) I - III - II. 
 b) I - II - III. 
 c) III - I - II. 
 d) III - II - I. 
 
4. O contexto histórico-filosófico na educação de surdos perpassa uma linha de 
acontecimentos importantes. Nesta linha do tempo, percebemos uma relevante evolução 
contínua no que diz respeito a melhorias efetuadas na educação de surdos. Sobre estes 
acontecimentos e sua relevância, analise as afirmativas a seguir: 
 
I- Em algumas civilizações, os surdos eram vistos como castigo divino, condenados à 
morte. 
II- A Língua de Sinais sempre foi aceita na educação de surdos com muita facilidade. 
III- L'Epée criou os sinais metódicos. 
IV- Com o decorrer dos anos, os educadores surdos criaram várias metodologias para 
ensinar os surdos. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 a) As afirmativas II, III e IV estão corretas. 
 b) As afirmativas II e IV estão corretas. 
 c) As afirmativas I, II e III estão corretas. 
 d) As afirmativas I, III e IV estão corretas. 
 
5. A história da Língua de Sinais no mundo e da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS - tem 
um contexto histórico bastante peculiar. A história da língua de sinais está diretamente 
relacionada à história dos surdos. Sobre o contexto histórico e filosófico da língua de sinais 
e dos surdos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) Por volta de 1988, as matrículas compulsórias são iniciadas, ou seja, todos tinham o 
direito de estudar em escolas regulares. 
( ) O INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos - funciona como órgão do governo 
desde 1857 e trabalha numa perspectiva bilíngue. 
( ) No Brasil, a Língua de Sinais foi trazida oficialmente durante o império de D. Pedro II, 
com a vinda do professor francês Hernest Huet. 
( ) Na década de 1950, o Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES - obedecia à 
tendência da época, ou seja, o oralismo. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) V - V - V - V. 
 b) V - F - F - V. 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=TEJSMDMwMw==&action2=TEJSMDI=&action3=NjM3Nzg0&action4=MjAyMC8x&prova=MTc4MzEzMTg=#questao_3%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=TEJSMDMwMw==&action2=TEJSMDI=&action3=NjM3Nzg0&action4=MjAyMC8x&prova=MTc4MzEzMTg=#questao_4%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=TEJSMDMwMw==&action2=TEJSMDI=&action3=NjM3Nzg0&action4=MjAyMC8x&prova=MTc4MzEzMTg=#questao_5%20aria-label=
 c) F - F - V - F. 
 d) F - F - F - F. 
 
6. As comunidades surdas são espaços de partilha que contribuem de forma significativa para 
a formação do sujeito surdo, autônomo e cidadão que exerce seus direitos. Sobre as 
contribuições da comunidade surda ou ainda sobre razões para a sua existência, analise as 
sentenças a seguir: 
 
I- A comunidade surda favorece uma nova perspectiva sobre surdez, sem a visão médica 
ou terapêutica. 
II- A comunidade surda fortalece a parceria surdo e ouvinte, pois proporciona interação de 
ouvintes sob a perspectiva cultural e que envolve sujeitos comprometidos com a causa 
surda. 
III- As comunidades surdas divulgam-se, empoderam-se, reconfiguram-se e enxergam na 
internet uma das mais importantes interfaces de afirmação de identidade, autonomia e 
cidadania. 
IV- A comunidade surda reproduz padrões culturais muito semelhantes aos ouvintes, pois 
não há diferenças significativas entre uma cultura e outra. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 a) Somente a sentença IV está correta. 
 b) Somente a sentença II está correta. 
 c) As sentenças I, III e IV estão corretas. 
 d) As sentenças I, II e III estão corretas. 
 
7. A língua é um sistema linguístico com regras e vocabulário infinito. O processo de aquisição 
da língua é um aspecto muito importante na construção de identidade e cultura. A aquisição 
da língua de sinais torna-se ainda mais importante, pois a troca com seus pares possibilita 
ao sujeito surdo identificar-se como tal em sua comunidade, realizando trocas que 
favorecem a construção de sua identidade. Sobre a aquisição da Língua de Sinais como 
PrimeiraLíngua (L1), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) A aquisição da língua materna é adquirida e usada no cotidiano. 
( ) A Língua de Sinais é a língua natural da criança surda. 
( ) A criança deve acessar primeiro a Língua Portuguesa na forma escrita e 
posteriormente a Língua de Sinais. 
( ) A aquisição da Primeira Língua (L1) contempla não somente a competência linguística, 
pois carrega o fator identitário (valores pessoais e social). 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) V - V - F - V. 
 b) V - V - V - V. 
 c) F - V - V - F. 
 d) V - F - F - V. 
 
8. Quadros (1997) adota fases-estágios no processo de aquisição de linguagem das crianças 
surdas e explana que entre dois anos e meio e três anos ocorre o estágio de múltiplas 
combinações. O que ocorre nesse estágio? 
 
FONTE: QUADROS, R. M. de. Educação de surdo: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: 
Artmed, 1997. 
 a) A explosão de vocabulário. 
 b) A combinação de até três sinais. 
 c) O uso dos pronomes. 
 d) O uso organizado de referentes. 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=TEJSMDMwMw==&action2=TEJSMDI=&action3=NjM3Nzg0&action4=MjAyMC8x&prova=MTc4MzEzMTg=#questao_6%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=TEJSMDMwMw==&action2=TEJSMDI=&action3=NjM3Nzg0&action4=MjAyMC8x&prova=MTc4MzEzMTg=#questao_7%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=TEJSMDMwMw==&action2=TEJSMDI=&action3=NjM3Nzg0&action4=MjAyMC8x&prova=MTc4MzEzMTg=#questao_8%20aria-label=
9. As pesquisas evidenciam que a aquisição da Língua de Sinais em muitos aspectos é 
equivalente a das línguas orais. Quadros (1997) adota fases-estágios no processo de 
aquisição de linguagem das crianças surdas e aponta que em uma das fases de aquisição 
da linguagem os bebês surdos apresentam dois tipos de balbucio: o silábico (oral) e a 
gesticulação (manual). A autora mostra que os bebês surdos manifestam o balbucio 
manual. Em qual período da aquisição de linguagem este balbucio manual silábico ocorre? 
 a) No estágio de múltiplas combinações. 
 b) No período pré-linguístico. 
 c) No estágio das primeiras combinações. 
 d) No estágio de um sinal. 
 
10. A educação de surdos já foi influenciada por alguns fundamentos metodológicos e 
filosóficos. Estas alterações causaram impactos significativos na educação de surdos. Na 
maioria das vezes negativo, pois desconsidera o sujeito surdo como ser distinto em sentido 
cultural e linguístico. Sobre os fundamentos metodológicos e filosóficos que influenciaram a 
educação de surdos, avalie as asserções a seguir: 
 
I- A partir da pedagogia tradicional e geral, surgem outros termos para a Pedagogia e 
muitos estudos e pesquisas. Estas novas tentativas dentro da pedagogia surgem 
 
PORQUE 
 
II- Deseja-se melhorar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 a) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa. 
 b) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma preposição verdadeira. 
 c) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa 
correta da primeira. 
 d) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta 
da primeira. 
 
 
 
 
 
 
11. (ENADE, 2014) Na formação de classes de determinado ano letivo, identificou-se a 
matrícula de aluno surdo que usa a LIBRAS para a comunicação e o bilinguísmo como 
opção familiar para sua educação. Assim, a equipe da escola (gestores, docentes e 
funcionários) envolveu-se para compreender a surdez, as abordagens educacionais para o 
ensino do aluno surdo e também para criar condições favoráveis ao atendimento desse 
aluno. Alem disso, a equipe mobilizou-se para garantir-lhe todos os direitos, tendo em vista 
que a Lei nº 10.436/2002 reconhece os surdos como sujeitos de direito e, em função de sua 
comunicação possuidores de uma cultura diferenciada, reconhece, ainda, a LIBRAS como 
meio legal de comunicação e expressão. Da mesma forma que outros recursos de 
expressão a ela associados. O bilinguismo é visto, hoje, como abordagem privilegiada para 
a educação do surdo, pois visa capacitá-lo na utilização de duas línguas: a língua de sinais 
(principal meio de comunicação) e a língua escrita da comunidade em que vive. 
Nesse cenário, entre as ações que podem favorecer a aprendizagem desse aluno surdo e 
garantir seu direito à educação incluem-se: 
 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=TEJSMDMwMw==&action2=TEJSMDI=&action3=NjM3Nzg0&action4=MjAyMC8x&prova=MTc4MzEzMTg=#questao_9%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=TEJSMDMwMw==&action2=TEJSMDI=&action3=NjM3Nzg0&action4=MjAyMC8x&prova=MTc4MzEzMTg=#questao_10%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=TEJSMDMwMw==&action2=TEJSMDI=&action3=NjM3Nzg0&action4=MjAyMC8x&prova=MTc4MzEzMTg=#questao_11%20aria-label=
I- Disponibilizar materiais a promover atividades em LIBRAS para os alunos não surdos. 
II- Convencer a família a optar pelo oralismo como forma de o aluno aproximar-se ao 
máximo da língua falada pela maioria dos alunos da escola. 
III- Envolver a turma em que o aluno surdo está matriculado e demais alunos da escola na 
aprendizagem de LIBRAS. 
IV- Providenciar a transferência do aluno para uma escola que atenda à comunidade surda, 
pois uma escola especializada é mais adequada ao seu processo de ensino-aprendizagem. 
 
É correto apenas o que se afirma em: 
 a) I e IV. 
 b) I e III. 
 c) I, II e IV. 
 d) II e III. 
 
12. (ENADE, 2017) Um aluno da rede pública de ensino, com 11 anos de idade, está 
matriculado no 5º ano do Ensino Fundamental e tem surdez profunda bilateral. Ele é bem 
humorado, brincalhão e bastante sociável. É fluente na língua brasileira de sinais (Libras), 
mas apresenta dificuldades de leitura e escrita da língua portuguesa. Tem potencial 
cognitivo elevado, embora necessite de constante interferência e auxílio da professora para 
realizar suas atividades. 
 
FONTE: Disponível em <http://www.cepae.faced.ufu.br> Acesso em: 7 jul. 2017 (adaptado) 
 
Considerando a situação apresentada e o que estabelece a Política Nacional da Educação 
Especial na perspectiva da Educação inclusiva, deve-se assegurar a esse aluno: 
 a) Ensino da língua brasileira de sinais (Libras) após a aquisição da língua portuguesa na 
modalidade escrita, em processo análogo ao da alfabetização de aluno ouvinte. 
 b) Processo avaliativo que priorize o uso da língua portuguesa na modalidade escrita, dada 
a importância da manutenção do registro da aprendizagem. 
 c) Escolarização que atenda à proposta educacional bilíngue, considerando-se a língua de 
sinais como primeira língua. 
 d) Atendimento educacional especializado, priorizando-se o ensino da língua portuguesa, 
de modo a garantir a educação bilíngue. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=TEJSMDMwMw==&action2=TEJSMDI=&action3=NjM3Nzg0&action4=MjAyMC8x&prova=MTc4MzEzMTg=#questao_12%20aria-label=

Mais conteúdos dessa disciplina