Buscar

TAREFA 2 2 INEXIGIBILIDADE E DISPENSA DE LICITAÇÃO (1)

Prévia do material em texto

TAREFA 2.2
DISSERTAÇÃO
Qual a diferença entre licitação dispensável e inexigível? Cite e explique pelo menos três hipóteses de cada uma das modalidades.
A Administração pública deve sempre em regra geral realizar procedimentos licitatórios para suprir suas necessidades, em decorrência do Princípio da Disponibilidade do Interesse Público. 
A Constituição no artigo 37, inciso XXI, prevê a possibilidade de a lei estabelecer hipóteses em que a licitação não correrá ou poderá não ocorrer, ou seja, casos em que não há licitação prévia para que a administração pública possa realizar uma contratação em geral. Este é o caso de Inexigibilidade e caso de Dispensa de Licitação. As únicas exceções são as concessões e permissões de serviço público, essas obrigatoriamente devem ser realizadas somente através de Licitação prévia. 
A inexigibilidade ocorre quando a licitação é juridicamente impossível, neste caso não há competição, pois não existe concorrência. A Lei 8666/1993 prevê a hipótese de impossibilidade jurídica de licitação, no artigo 25, especificando inclusive os exemplos, conforme segue:
Art. 25.  É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:
I - para aquisição de materiais, equipamentos, ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferência de marca, devendo a comprovação de exclusividade ser feita através de atestado fornecido pelo órgão de registro do comércio do local em que se realizaria a licitação ou a obra ou o serviço, pelo Sindicato, Federação ou Confederação Patronal, ou, ainda, pelas entidades equivalentes;
II - para a contratação de serviços técnicos enumerados no art. 13 desta Lei, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação;
III - para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.
§ 1o  Considera-se de notória especialização o profissional ou empresa cujo conceito no campo de sua especialidade, decorrente de desempenho anterior, estudos, experiências, publicações, organização, aparelhamento, equipe técnica, ou de outros requisitos relacionados com suas atividades, permita inferir que o seu trabalho é essencial e indiscutivelmente o mais adequado à plena satisfação do objeto do contrato.
§ 2o  Na hipótese deste artigo e em qualquer dos casos de dispensa, se comprovado superfaturamento, respondem solidariamente pelo dano causado à Fazenda Pública o fornecedor ou o prestador de serviços e o agente público responsável, sem prejuízo de outras sanções legais cabíveis.
A Inexigibilidade é utilizada para contratação de serviços técnicos profissionais especializados, conforme bem dispõe o artigo 13 da Lei 8666/1993.
Art. 13.  Para os fins desta Lei, consideram-se serviços técnicos profissionais especializados os trabalhos relativos a:
I - estudos técnicos, planejamentos e projetos básicos ou executivos;
II - pareceres, perícias e avaliações em geral;
III - assessorias ou consultorias técnicas e auditorias financeiras ou tributárias; (Redação dada pela Lei nº 8.883, de 1994)
IV - fiscalização, supervisão ou gerenciamento de obras ou serviços;
V - patrocínio ou defesa de causas judiciais ou administrativas;
VI - treinamento e aperfeiçoamento de pessoal;
VII - restauração de obras de arte e bens de valor histórico.
Sendo vedada a utilização da Inexigibilidade para a contratação de serviços de publicidade e divulgação.
Vejamos alguns exemplos de Inexigibilidade de licitação: 
1 – Aquisição de bens singulares, um quadro específico de um determinado pintor renomado, um bem singular que pertença a uma pessoa específica ou a restauração de obra de artes e bens de valor histórico, posto que o serviço somente pode ser realizado por uma pessoa especifica. Conforme art. 13, VII da Lei 8666/1993.
2 – A prestação de serviço de natureza singular por profissional de notória especialização. Isso ocorrer quando existe uma situação que pede um profissional extremamente qualificado para realizar um parecer ou uma acessória jurídica complexa. Conforme art. 13, V da Lei 8666/1993.
3 – Contratação de serviço específico de parecer, perícia ou avaliação onde exista a necessidade de um especialista específico de renome e conhecimento técnico. Conforme art. 13, II da Lei 8666/1993.
A Dispensa de Licitação ocorre quando a Lei determina, mesmo que haja viabilidade jurídica de competição. Podendo a Lei autorizar a contratação direta do contrato ou determinar a não realização da licitação. 
No caso de a lei autorizar a não realização do procedimento licitatório, chama-se licitação dispensável, neste caso a competição é possível, mas a Lei autoriza a administração pública a utilizar os critérios de oportunidade e conveniência, através de ato discricionário, dispensando a licitação. 
Outro caso de dispensa de licitação é quando a Lei diretamente dispensa a licitação, sendo assim a administração pública não tem o poder de discricionariedade, tem sim a obrigação de não realizar o procedimento licitatório, este ato é chamado de licitação dispensada.
As hipóteses de dispensa de licitação estão discriminadas no artigo 24 da Lei 8666/1993. Vamos citar três exemplos de dispensa de licitação.
1 – Em casos de Emergência e Calamidade pública, quando acontece alguma coisa que põe em risco a segurança de pessoas, obras, serviços, e que possam ocasionar prejuízo a administração pública e a particulares. Sendo que este atendimento emergencial deve ser realizado no prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias consecutivos e ininterruptos, contados da ocorrência da emergência ou calamidade.
2 – Em caso de licitação deserta, quando não aparecem interessados em participar da licitação, e se a licitação não puder ser repetida justificadamente, sem que haja prejuízo a administração pública, neste caso poderá ser realizado o contrato sem o procedimento licitatório, respeitando as regras já estipuladas para a licitação deserta.
3 – Em caso de serviços e compras de valor até R$ 8.000,00 (oito mil reais) e para alienação, nos casos previstos na própria lei. Desde que não seja parcela de nenhum serviço, compra ou alienação de maior valor.
Assim, a administração pública independente de realizar a dispensa ou a inexigibilidade de licitação, está deverá ser obrigatoriamente motivada. Sendo comprovado o superfaturamento, em licitações que foram configuradas como dispensadas ou inexigíveis, responderá pelos danos causados solidariamente a fazenda pública, o fornecedor ou prestador de serviço e o agente público responsável, sem prejuízo de outras sanções.

Continue navegando