Buscar

Avaliação História do Pensamento Político e Econômico II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Josileide Marques (862964)
	Disciplina:
	História do Pensamento Político e Econômico (HIS33)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:512574) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	17017002
Parte superior do formulário
	1.
	Entre os séculos XVII e XVIII surge o liberalismo, teoria política trazendo transformações na forma de pensar dos indivíduos e nas relações sociais e políticas. Esta nova estrutura de pensamento modifica a postura do homem frente à sociedade e aos mecanismos que a compõem. Sobre o liberalismo, analise as sentenças a seguir:
I- Anterior a este período, predominava a teoria antropocentrista, em que o homem é o centro do universo. Esta teoria era fortemente defendida na Idade Média.
II- O liberalismo consiste em uma teoria política que preza a liberdade do homem, porém o indivíduo não iria interferir no poder do Estado, dando a este total liberdade de decisão e poder.
III- Esta teoria política foi baseada no pensamento burguês, modificando a relação do homem com o mundo, e o poder do Estado, prezando pela liberdade e espírito empreendedor dos homens, substituindo o pensamento religioso do período feudal.
IV- Esta nova forma de pensamento estava atrelada às mudanças políticas que ocorreram neste período. O desenvolvimento do comércio e as ideias do capitalismo mercantil fomentaram as mudanças na forma de pensar e compreender as questões políticas e econômicas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças II e IV estão corretas.
	
	b) Somente a sentença II está correta.
	
	c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças III e IV estão corretas.
	 
	 
	2.
	O liberalismo enquanto doutrina socioeconômica surge na Europa a partir da crise colocada pelo esgotamento dos princípios mercantilistas na economia europeia e mundial. No plano político, o quadro aponta para abusos por parte do clero e do Estado e conflitos territoriais.  Desta maneira, o liberalismo apresentou-se como uma alternativa e um caminho para a resolução da crise colocada pela Modernidade. Com relação ao liberalismo, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Fundamenta-se na ideia de supremacia da sociedade sobre todos.
	
	b) Preconizava o predomínio das emoções nas relações humanas.
	
	c) Funda-se na firme defesa da liberdade de ideias e livre expressão.
	
	d) Tem como princípio fundamental uma economia toda planejada.
	 
	 
	3.
	John Locke é um dos mais importantes teóricos do Estado. Locke faz um crítica importante ao Estado, mas o conceitua de maneira bastante inédita para a época. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o que Locke define ser o Estado:
	
	a) É a realização da liberdade proposta pelos antigos gregos na polis, modelo ideal de Estado.
	
	b) É uma instituição tirânica e deve ser extirpada.
	
	c) É uma instituição desnecessária, pois a Igreja pode fazer o papel do Estado, e de maneira mais justa.
	
	d) É um mal necessário, pois, sem ele, existiria a exploração de uns sobre outros.
	 
	 
	4.
	Os pressupostos teóricos do liberalismo fundamentaram o capitalismo e as transformações no sistema produtivo e nas relações de trabalho. Além disso, a introdução das máquinas, tanto no campo quanto na cidade, ocasionou profundas mudanças também nas relações sociais. As ideias liberais que circularam na Europa mudaram hábitos, comportamentos e justificaram o controle do Estado Moderno sobre a população, com o intuito de manter a ordem na sociedade capitalista industrial. Todavia, a assimilação das novas ideias de modernidade não foi tranquila e o movimento ludista é prova disso. Sobre a reação dos trabalhadores no que diz respeito às mudanças no processo produtivo e nas relações de trabalho, assinale a alternativa INCORRETA:
	
	a) Com a Revolução Industrial, ocorreram profundas mudanças no processo produtivo e nas relações de trabalho. O proletariado sofria com a falta de leis trabalhistas, condições insalubres nas fábricas, baixos salários e jornadas diárias de quase 20 horas.
	
	b) Desde meados do século XIX e sobretudo no início do século XX, os movimentos de operários expandiram sua atuação e reivindicavam leis de regulamentação das condições de trabalho e a fixação de salários.
	
	c) No contexto da Modernidade, os trabalhadores se organizaram contra as mudanças trazidas pelo modo de produção capitalista e contra a substituição da mão de obra operária por máquinas. Contudo, as organizações coletivas reivindicavam direitos apenas para os homens, excluindo as mulheres e crianças do processo.
	
	d) No século XIX o movimento ludista se fortaleceu e representou uma reação dos trabalhadores das fábricas contra as máquinas. Na concepção dos manifestantes, a introdução das máquinas precarizou as condições de trabalho e, por esse motivo, deveriam ser destruídas.
	 
	 
	5.
	John Locke nasceu no Reino Unido em 1632 e estudou filosofia, medicina e ciências naturais na Universidade de Oxford. Foi influenciado por Descartes, considerado pioneiro no pensamento filosófico moderno, e se amparava nas ciências e na observação da realidade para desenvolver seus experimentos e responder problemáticas relacionadas à política e ao contrato social, conceito usado por alguns filósofos para explicar a relação entre as pessoas e o Estado. Locke influenciou pensadores do seu tempo e movimentos da Idade Moderna. Foi fundamental para o pensamento político, haja vista que foi propulsor dos ideais liberais. Com relação à importância desse pensador para a compreensão da política em nossos dias, analise as sentenças a seguir: 
I- John Locke escreveu obras que até hoje são consideradas clássicos para o pensamento político, dentre elas: "O príncipe" e "Guerra e Paz", que tratam de temas muito importantes para a nossa cultura política e fundamentam livros de historiadores que investigam a estrutura política do Estado na atualidade.
II- A teoria política de John Locke representava as transformações sociais e políticas que atingiam a Inglaterra no século XVII. Cabe destacar que nos séculos XVII e XVIII temos a ascensão da burguesia e a consolidação do capitalismo como modelo econômico.
III- As ideias de John Locke ficaram conhecidas pela sua obra Segundo Tratado do Governo Civil (1690), que se baseava em movimentos ocorridos na Idade Moderna. Em sua tese, condenou o absolutismo e fez sérias denúncias às monarquias e, ainda, defendia que o governo deveria ter atuação limitada. 
IV- Em sua brilhante tese "Patriarca", Locke afirma o direito inato e de origem divina dos reis, os quais seriam todos pertencentes a uma linhagem que remonta a Adão, aquele que teria sido o primeiro rei da Terra. Adão, sendo o primeiro pai e rei, teria recebido de Deus o poder e o direito legítimos de governar e originaria a tradição ao passar o seu poder e direito aos seus descendentes.
V- John Locke foi um notório iluminista, ou seja, lutou contra os ideais absolutistas, rejeitando o conceito de ideias inatas. Ele afirmava que a experiência é a base de todo o conhecimento e que o governo nasce de um entendimento entre governantes e governados, defendendo que a soberania não reside no Estado, mas sim na população.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças II e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças I e III estão corretas.
	
	c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças II, III e V estão corretas.
	 
	 
	6.
	John Locke e Thomas Hobbes são considerados dois clássicos do pensamento político moderno. Todavia, entre esses dois autores há semelhanças e diferenças bem precisas. Sobre tais semelhanças e diferenças, analise as sentenças a seguir:
I- Tanto para Locke quanto para Hobbes há um estado de natureza que somente será regulamentado pelo contrato social que cria o estado civil.
II- John Locke e Thomas Hobbes divergem quanto à caracterização do estado de natureza. Para Locke, a propriedade privada já havia no estado de natureza e era um direito natural do ser humano. Já para Hobbes, a propriedade privada foi criada pelo estado civil, a partir do contratosocial.
III- Para John Locke, o contrato social é um ?pacto de consentimento?, em que os indivíduos delegam ao estado civil o direito de governá-los. Já para Hobbes, o contrato social é um ?pacto de submissão?, pois os indivíduos se submetem ao poder do Estado para que este os proteja da violência.
IV- John Locke e Thomas Hobbes se assemelham quando defendem o jusnaturalismo, mas se diferenciam quando defendem o direito de resistência a um governo tirânico. Locke afirma que os reis possuem origem divina, são incontestáveis em suas decisões. Hobbes, por outro lado, afirma que é legítimo todo o direito de resistência a um governo tirânico.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I e IV estão corretas.
	
	b) Somente a sentença II está correta.
	
	c) As sentenças III e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças I, II e III estão corretas.
	 
	 
	7.
	Voltaire foi um dos pensadores iluministas mais polêmicos de seu tempo, defendia posições muito contestadas pelas instituições da sua época, sendo uma delas o ateísmo. Entretanto, no campo político e econômico, Voltaire ficou conhecido por posições muito relevantes para seu tempo. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a maior defesa feita por Voltaire:
	
	a) O combate ao feudalismo e a promoção do direito hereditário de governar.
	
	b) O combate ao absolutismo e a defesa de uma democracia socialista.
	
	c) Voltaire defendia que todos tinham direito à propriedade privada e que o poder político deveria ser regulado por um parlamento.
	
	d) O direito de alguns em detrimento de outros considerados inábeis para o poder.
	 
	 
	8.
	Na atualidade, ouvimos falar quase que diariamente através dos meios de comunicação sobre os princípios liberais que norteiam a prática de muitos Estados do Ocidente. Contudo, a população em geral não tem uma ideia clara do que é o liberalismo. Sendo assim, os professores de história têm a responsabilidade social de dar algumas respostas para os alunos e para a sociedade sobre a origem do liberalismo, como se estruturou e suas principais características. Sobre o exposto, assinale a alternativa INCORRETA:
FONTE: SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos.  2.ed., 2ª reimpressão - São Paulo: Contexto, 2009.
	
	a) Os princípios do liberalismo têm sua origem no século XVII e XVIII e passaram a ser disseminados para o mundo pelos pensadores Iluministas. Todavia, teve seu auge foi no século XIX nas sociedades modernas.
	
	b) Economicamente, pode-se dizer que o liberalismo é uma teoria capitalista que defende a livre iniciativa e a ausência de interferência do Estado no mercado.
	
	c) Os burgueses se fundamentaram no pensamento liberal após a ascensão econômica durante a Idade Moderna, tendo como fim se destacar também no cenário político.
	
	d) Em relação ao liberalismo político, podemos afirmar que é uma forma racional de estruturação do Estado Moderno que se opõe a laicização e a secularização do poder.
	 
	 
	9.
	Embora Immanuel Kant não tenha escrito nenhuma obra especificamente sobre a política, em seus livros o tema é recorrente, principalmente suas noções de liberdade, legalidade, autonomia. Sobre o pensamento de Kant, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Em Kant encontramos a teorização mais acabada do Liberalismo. Para Kant, a liberdade é um princípio inegociável, e a passagem do estado de natureza para o estado civil é a concretização da própria liberdade, segundo as leis.
(    ) Kant também é um pensador contratualista. Na sua acepção, o Estado deve garantir a justiça por suas leis. O direito à revolução seria uma contradição do própria legislação, pois admite a possibilidade de ser injusto.
(    ) Para Kant, a liberdade, a igualdade e a cidadania são direitos inatos ao cidadão. Esses direitos tornam os cidadãos independentes, autônomos e livres de qualquer forma de escravidão.
(    ) Para Kant, a liberdade é um direito ilimitado. Quando o Estado viola este direito, é garantido o direito de resistência contra a tirania.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - V - F - F.
	
	b) F - F - V - V.
	
	c) V - F - F - V.
	
	d) V - V - V - F.
	 
	 
	10.
	Edmund Burke é um dos filósofos mais importantes da Inglaterra revolucionária. Todavia, ele não era um dos defensores dos ideais iluministas; pelo contrário, era um dos teóricos do conservadorismo. Em seus escritos criticava acidamente os rumos da revolução. Sobre o pensamento de Burke, analise as sentenças a seguir:
I- Burke tinha receio que os valores da Revolução Francesa, que considerava nocivos para a sociedade, adentrassem no solo inglês e prejudicassem a política na Inglaterra.
II- Burke é considerado o pai do conservadorismo, pois defende que a tradição e a manutenção de instituições como a família e a religião sempre foram postas em perigo nos processos revolucionários.
III- Burke é um dos mais ardorosos defensores da igualdade, pois argumenta que só a igualdade pode suplantar o Antigo Regime.
IV- Para Burke, a Revolução Francesa foi um erro, pois colocou o racionalismo como valor supremo, defendendo ideias abstratas (liberdade e igualdade) impossíveis de mudar a sociedade.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I, II e III estão corretas.
	
	b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças III e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças I e III estão corretas.
Parte inferior do formulário

Outros materiais