Buscar

Contabilidade Escrituração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Contabilidade – Escrituração
	01:Segundo o Código Civil, dentre os chamados livros comerciais, aquele considerado obrigatório, na sociedade empresária, é o livro:
	a) Razão
	b) Caixa
	c) Contas-Correntes
	d) Lalur
	e) Diário
	Resposta: e
	Explicação da resposta:
O livro Diário (instituido pelo Decreto-Lei 486 de 03/03/69 e regulamentado pelo Decreto-Lei 64.567 de 22/05/69) é um livro contábil de preenchimento obrigatório (exigido por lei) e de maior importância, onde a empresa lança todas as suas operações diárias.
OBS.: O livro Diário pode ser substituído por fichas (contínuas, em forma de sanfona, soltas ou avulsas). Porém, a adoção desse sistema não exclui a empresa de obediência aos requisitos intrínsecos, previstos na lei fiscal e comercial para o livro Diário.
	02: A técnica contábil usada no registro dos fatos contábeis e no controle do patrimônio, e das variações desse patrimônio, através de lançamentos destinados ao registro das operações que o afetam, é a:
	a) Avaliação
	b) Classificação
	c) Demonstração
	d) Escrituração
	e) Provisão
	Resposta: d
	Explicação da resposta:
A escrituração é a técnica contábil responsável pela função de registrar todos os fatos administrativos que alterem o patrimônio das entidades econômico-administrativas, quer qualitativamente ou quantitativamente, visando ao controle do patrimônio, à apuração dos resultados dos exercícios sociais e a prestação de informações aos diversos usuários da informação contábil.
Ou seja, a escrituração é a base dos relatórios contábeis, que são, em última análise, os meios de comunicação da entidade com o mundo exterior ou interessados na informação contábil.
O objetivo da escrituração é registrar, de maneira formal e padronizada, os fatos contábeis.
OBS.: A escrituração contábil tem como referência formal a Resolução n° 1330 do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), aprovada em 18 de março de 2011.
03: O contador da Cia. Comercial ABC realizou um crédito em uma conta do ativo circulante e um débito correspondente em uma conta do passivo circulante, sem que tal lançamento tenha afetado o patrimônio líquido. Dentre as alternativas abaixo, assinale a única que pode representar exatamente o registro contábil feito pelo contador da referida empresa.
	a) Pagamento de salários e encargos provisionados no mês anterior.
	b) Pagamento antecipado de uma dívida de longo prazo.
	c) Provisão de férias de funcionários correspondente ao mês em curso.
	d) Aquisição à vista de mercadorias para revenda.
	e) Recebimento antecipado de um direito de longo prazo.
	Resposta: a
	Explicação da resposta:
No pagamento de salários provisionados no mês anterior, temos o seguinte lançamento contábil:
D- Salários a pagar
C- Caixa/Bancos
Desta forma, estamos debitando uma conta do passivo circulante e um crédito numa conta do ativo circulante.
OBS.: Quando utilizamos a expressão "provisionamento" de salários, estamos contabilizando a obrigação de pagar os salários do mês seguinte, ou seja, estamos debitando a conta "Despesas de Salários" e creditando a conta "Salários a pagar".
	04: Livros auxiliares são aqueles que se destinam ao controle de um determinado componente patrimonial. Embora obrigatórios perante o fisco, alguns livros citados a seguir podem ser utilizados na escrituração contábil como livros auxiliares. Nesse contexto, os chamados Livros Auxiliares são o Livro de Inventário, o
	a) Livro Diário, o Livro Razão, o Livro Caixa e o Livro de Registro de Duplicatas.
	b) Livro Diário, o Livro de Entradas de Mercadorias, o Livro de Saídas de Mercadorias e o Livro de Registro de Prestação de Serviços.
	c) Livro Razão, o Livro de Entradas de Mercadorias, o Livro de Saídas de Mercadorias e o Livro de Registro de Prestação de Serviços.
	d) Livro Razão, o Livro de Entradas de Mercadorias, o Livro de Saídas de Mercadorias e o Livro de Registro de Duplicatas.
	e) Livro Caixa, o Livro de Entradas de Mercadorias, o Livro de Saídas de Mercadorias e o Livro de Registro de Prestação de Serviços.
	Resposta: e
	Explicação da resposta:
São livros principais da contabilidade: Livro Diário (obrigatório) e Livro Razão (obrigatório para empresas tributadas com base no lucro real).
Os livros auxiliares, embora obrigatórios perante o fisco, podem ser utilizados na escrituração contábil para auxiliar a contabilidade. Ex.: Livro Caixa, Livro de Inventário, Livro de Entrada de Mercadorias, Livro de Saída de Mercadorias e Livro de Registro de Prestação de Serviços.

Continue navegando